Por Maria Lucia Victor Barbosa (*)
Estrutura partidária e recursos financeiros são, sem dúvida, muito importantes para candidatos em campanha. Existe, porém, algo mais que vai além de imagens construídas artificialmente por marqueteiros. Trata-se dos elementos carisma, identificação, confiança,
Carisma, conceito geralmente confundido com populismo, significa “dom da graça”. Em seu estudo sobre autoridade carismática, Max Weber analisa essa característica atribuída a profetas e heróis vistos como forças realmente revolucionárias na história.
Transposto o conceito para a política, carismático é o personagem que foge ao habitual graças a sua ascendência sobre os demais, ao seu fulgor que impõe a adesão e admiração, ao seu talento pessoal.
Nesta eleição de 2018, se pode dizer que entre os candidatos à presidência da República, Jair Messias Bolsonaro é o carismático. Note-se que ele é chamado de mito. E mito tem simbologias ligadas a personagens como deuses e heróis. Esses componentes são por vezes misturados a fatos que caracterizam humanos. Assim sendo, Bolsonaro é percebido pelo inconsciente coletivo como uma espécie de herói por ser um homem contra o sistema.
Um homem sem estrutura partidária, sem recursos financeiros, que enfrenta um sistema onde avulta a infamação de sua imagem pela mídia mais poderosa. Um sistema infiltrado pelo PT em desespero para retornar ao poder. Um poderoso sistema que quase deu fim sua vida.
A identificação também é essencial ao candidato e se dá quando alguém se assemelha aos eleitores através de propósitos, valores, comportamentos. E quando nesses tempos do politicamente correto um líder fala o que está preso na garganta de milhões de pessoas, a identificação acontece. O eleitorado de Bolsonaro se identifica com o mito que tem a coragem de se expressar corajosamente pela maioria silenciosa.
Bolsonaro representa também o antipetismo e o porquê disto é fácil de entender. Depois de quase 14 anos de PT chegou-se a um ponto de degradação não apenas econômica, mas também de valores. Nesses anos de Lula/Dilma a esquerda requentada, que escamoteou a realidade dos tenebrosos e fracassados sistemas comunistas, tornou a corrupção institucionalizada. Promoveu a louvação e a defesa dos bandidos insuflando assim a violência. Dedicou-se a perversão das crianças através da falácia de que não existem meninos e meninas, estimulando a sexualidade prematura e a pedofilia. O aborto tornou-se algo natural. O feminismo descambou em manifestações grotescas de mulheres nuas que, paradoxalmente, se ofereceram como objeto. A Lei Rouanet financiou exposições abertas a crianças e jovens onde prevaleceram a degradação da arte, a vulgaridade, a mediocridade, o apelo a pedofilia, a zoofilia, a profanação através de aberrantes figuras religiosas.
A reação a esse estado de coisas não pode ser explicada simploriamente como conservadorismo da direita radical, de moralismo burguês, mas trata-se da repulsa espontânea da sociedade diante da depravação, da decadência moral, do favorecimento a desintegração social.
Nesse quadro, em que todos os mecanismos morais, éticos e estéticos afrouxaram sente-se a necessidade da ordem, do equilíbrio. Desse modo, quando Bolsonaro vocaliza as angústias e perplexidades porque passa a sociedade brasileira, a identificação acontece naturalmente e ele se torna um de nós.
Finalmente, sem confiança nenhum candidato vence. Mais atento nessa eleição, descrente dos políticos mergulhados nos esquemas de corrupção do governo petista, o povo está mais imune às promessas mirabolantes. Pouco interessa aos eleitores os partidos, as simulações ideológicas, os programas de governo. O que se deseja é alguém que transmita segurança e esperança. Alguém em que se possa confiar. E isso Bolsonaro transmite, o que também o diferencia dos demais candidatos.
Entenda-se, que se ganhar, Bolsonaro não fará milagres porque a herança maldita do presidiário e de seu poste Rousseff não se conserta em um dia. O Congresso seguirá venal com parlamentares voltados para seus próprios interesses. A Justiça, com exceção do juiz Moro e de outros magistrados continuará injusta. Haverá sempre o risco de nova tentativa de assassinato. Continuará a perseguição pelos meios de comunicação, O PT tentará destruir o eleito porque petistas não perdoam quem ganha dos seus companheiros.
Mesmo com toda dificuldade que o espera, sendo bem-intencionado e cônscio de sua responsabilidade, Bolsonaro fará o que estiver ao seu alcance. O que não dá é reeditar o pesadelo do autoritarismo, da incompetência, da corrupção, da esbórnia petista. Isto sim, seria uma desgraça inominável.
(*) Maria Lucia Victor Barbosa é socióloga.
14 comentários:
Olha, se o dinheiro usado para financiar essas aberrações e degradação fosse dinheiro particular, foda-se.
Mas não é dinheiro particular, é o meu dinheiro, 50% que pago de impostos, e deveria ir para a cura de doenças, investimentos em formação técnico/profissionalizante/objetiva, sem ideologias politicas.
O aprendizado de ideologias é uma coisa. Forçar a barra para impor ideologias é outra coisa. Se não estão satisfeitos com a Universidade pública que eu ajudo a pagar, pulem fora!
Bolsonaro na Presidência já é o nosso primeiro milagre.
As manifestações em todo o Brasil hoje 30 de setembro ficarão na HISTÓRIA e mostra que Bolsonaro tem mais de 60% é 1º turno, sim.
Onde estão as imagens nossas TVs?
Brasil acima de Tudo, Deus acima de Todos
B17
Certeza absoluta, Bolsonaro fará muito mais que esperamos, será o retorno a normalidade da vida, com o direito de termos de fato, um Brasil para brasileiros, com direito de pesar, crescer se desenvolver, progredir e ser FELIZ.
Bolsonaro 17
À socióloga Maria Lúcia Victor Barbosa, parabéns pelo seu artigo. Muito bom!
UM CAPITÃO SALVANDO A NAÇÃO. QUEM ROUBOU BILHÃO NÃO TEM MORAL PARA GOVERNAR O POVÃO. LÁ DENTRO DA CADEIA VOCÊ ENXERGA UM LADRÃO QUE MANIPULA CABEÇAS SEM NOÇÃO. AQUI FORA, UM POSTE MENTE EM NOME DO PATRÃO, AJUDADO POR JORNALISTAS QUE TEM MEDO DE PERDER O SEU QUINHÃO, AFINAL DE CONTAS, DINHEIRO DO GOVERNO É TUDO DE "BÃO". SEGUE O JOGO ATÉ O DIA 7, QUANDO O POVO SABICHÃO, EM SUA MAIORIA, ELEGERÁ O NOSSO CAPITÃO. BOLSONARO 17, NO LOMBO DO LULÃO!!!
Profª Drª Maria Lúcia Victor Barbosa: sempre admirei seus textos e suas aulas. Este post, sintético e ao mesmo tempo abrangente, expõe uma análise conjuntural em tempo real e nos projeta diante de um espelho, ou seja, nos vemos através do seu artigo. Parabéns e Muito Obrigado!
O PT cresceu no Brasil graças aos importantes apoios da CNBB, da famigerada TL seus comunistas bispos e dos omissos em denunciarem seus malfeitos e nem se insurgerem contra ela e eleIgualmente de mais de 600 pastores das mais importantes seitas do Brasil, mesmo sabendo que era um partido abortista, mesmo assim toparam a parada; são evangélicos só de fachada!
Infelizmente, para maldição maior, esse apoio aos esquerdistas hoje vem de varios de dentro do Vaticano, daquele que de menos se podia esperar, caso singular de forma tão acintosa: do papa Francisco, pois Bento XVI detestava comunistas e os denunciava como "bandos de malfeitores da humanidade, de pestes vermelhas", assim como atacava o Islã, seu companheiro de genocidios os comunistas e degolas de cristãos mundo afora!
Toda vez que um comunista vomitar a palavra DEMOCRACIA quer dizer ocultamente COMUNISMO!
É Bolsonaro dia 17 e os da Bancada Militar!
As pessoas que participaram do movimento EleNão são eleitores de vários candidatos de esquerda, portanto são votos pulverizados. A Globo quer que você pense que está tudo perdido, mas não está! Lembre-se da eleição de Donald Trump. As pesquisas foram manipuladas e ele perderia a eleição. As tvs mostravam multidões apoiando Hilary Clinton e detonando Trump. Ele venceu!
https://www.youtube.com/watch?v=ZZR8eK8qs0Y
DEPOIS DE O STF LIBERAR LULA PARA FALAR DE DENTRO DA CADEIA O QUE BEM ENTENDER PARA A FOICE DE SÃO PAULO, BOLSONARO SÓ NÃO DÁ ESTA ENTREVISTA PARA RATINHO SE ELE QUISER PERDER A ELEIÇÃO. TEM MESMO QUE PREFERIR FALAR SOZINHO PARA RATINHO A COMPARECER AO DEBATE DA GLOBO PARA OUVIR BABOSEIRAS!!! E ISSO, NO MESMO HORÁRIO DO DEBATE, VAI SER UM SHOW DE AUDIÊNCIA (PARA RATINHO, É CLARO!). SERÁ A PÁ DE CAL NO LULA E NO PT! SERÁ PRIMEIRO TURNO, COM CERTEZA!
A professora Maria Lúcia sempre com textos maravilhosos. Ainda temos no país gente brilhante.
OS COMUNISTAS SÓ ROSNAM EM CONTRARIO!
Invertam seus rosnados e terão a verdade!
Esqueceu disso, gente?
O gangster Zé Dirceu agora prega tirar os poderes do Supremo.
Solto apesar de condenado a mais de 30 anos de prisão - pelo próprio STF, via trio infernal Toffoli, Gilmar e Lewandowski!
Zé Dirceu não deixa de revelar sua comunistude, rosna sempre ao contrario, doutores e mestres em ameaças e zero de agirem!
Kd o sangue que correria se metessem o pé no rabo da Dilmatrevida Planalto abaixo e se "ousassem" tocar em Lula?
Kd o izército que incendiaria o Brasil do jenerau Peido Stédile, a nao ser por uso de Caracu com ovos - derruba qualquer um!
A Maria Lúcia Victor Barbosa sempre precisa nas suas análises. Quero destacar a parte sobre a degradação moral desses discípulos de Gramsci que não leram o infeliz, como também não leram senão panfletos de propaganda comunista ou, no máximo, orelhas de livros. Será que o Zé Dirceu, esse monstro individualista e tão amoral quanto o Lulladrão, leu Marx, Lenin ou Mao além de alguma resenha tendenciosa? E, ora bolas, toda essa gente já era, cagaram regra pros negos deles em séculos passados! E como é que quem hoje se acha vanguarda de tudo ainda se amarra neles? DESSA CLARA CONTRADIÇÃO ELES NÃO SE DÃO CONTA, porque o que interessa mesmo é que sob a bandeira ideológica do socialismo, tão bonzinho pros pobres, ELES SE ESBALDAM NA CORRUPÇÃO e, para enganar a todos mais facilmente, se engajam em programas governamentais de emburrecimento combinados à degradação moral geral da população, principalmente com essa política de variados gêneros que ataca o cerne da organização familiar que, por milênios, tem dado a necessária coesão social para o desenvolvimento da Humanidade. (lídia)
Aluizio, fiz o seguinte, escolhi na internet uma cidade, tipo Campo Formoso Bahia e digitei no youtube seguido de haddad; fiz a mesma coisa, e coloquei Bolsonaro.
IMPRESSIONANTE a diferença de popularidade entre ambos, é de arrepiar. Fiz a mesma coisa com muitas cidades de vários estados. Façam isso e divulguem, se não for de lavada no primeiro turno é FRAUDE!Bolsonaro de lavada primeiro turno.
Concordo com você! Sou católico e vivo irritado com o clero vermelho, como agora pôs as manguinhas de fora o bispo de Jales, SP.
Postar um comentário