TRANSLATE/TRADUTOR

quarta-feira, novembro 28, 2018

UMA POLÍTICA PARA A UNIVERSIDADE E NÃO UMA UNIVERSIDADE PARA A POLÍTICA


Por Maria Lucia Victor Barbosa (*)
Nas eleições de 2018, certos fatos chamaram atenção. Primeiro, Institutos de pesquisa contratados por importantes jornais e TVs erraram feio.  Cito para ilustrar dois candidatos ao senado, Roberto Requião, no Paraná, Dilma Rousseff, em Minas Gerais, que atravessaram a campanha, segundo pesquisas, em primeiro lugar e acabaram amargando fragorosa derrota. 
Segundo fato, o equívoco de candidatos e exemplifico com Geraldo Alckmin (PSDB). Tendo o maior tempo de televisão, maiores recursos financeiros, o apoio do chamado Centrão exibiu um péssimo marketing e atacou quem não devia, o candidato Jair Messias Bolsonaro, inclusive, quando este se encontrava hospitalizado em estado crítico por conta da facada que lhe foi desferida em Juiz de fora  por um matador de aluguel.
Alckmin não enfrentou o PT por um motivo bem simples: tucanos amam o presidiário Lula. Recorde-se ainda, que o candidato do PSDB com mais chances de chegar ao segundo turno, João Dória, foi abatido por seu próprio partido capitaneado por Fernando Henrique Cardoso. Este fortaleceu a candidatura de Alckmin para depois se encantar com o apresentador de TV, Luciano Huck e, posteriormente, se apaixonar por Marina Silva.
Enquanto o presidiário injetava força e ordens no chamado poste, Fernando Haddad, Ciro Gomes tentava adocicar sua violência verbal e os demais candidatos faziam o que podiam. Tudo em vão. Pois apenas Bolsonaro havia entendido que o povo estava farto do PT, do politicamente correto, da corrupção dos falsos salvadores da pátria.
Ao final, a verdade das urnas desmentindo os institutos de pesquisa, que apontavam Bolsonaro como derrotado por todos os candidatos no segundo turno. Ele ganhou com impressionantes quase 58 milhões de votos, arrastando para a vitória candidatos ao governo e postulantes a outros cargos.
Agora acontece a fase da transição e nunca se viu um presidente tão cobrado. Cobra-se dele, mesmo antes de ser empossado, a reforma da Previdência, a Tributária, etc. E suas indicações para os ministérios são veementemente criticadas, apesar da excelência das escolhas a começar por Sérgio Moro, este baluarte da Justiça. Parece até que Bolsonaro leu “O Príncipe”, obra do notável mestre das realidades do poder, Nicolau Maquiavel, que afirmou:
“A escolha dos ministros por um príncipe não tem pouca importância”. “A primeira impressão que se tem de um governante e de sua inteligência é dada pelos homens que o cercam”. “Quando estes são competentes e leais pode-se sempre considerar o príncipe sábio, pois foi capaz de reconhecer a capacidade e de manter a fidelidade”.
O presidente Bolsonaro tem sido coerente, criterioso e cuidadoso em suas escolhas, indicando os mais melhores. Mas, como disse alguém, “mesmo que ele indicasse Jesus Cristo para um ministério Este seria criticado”.
As críticas mais ácidas no momento são despejadas sobre, Ernesto Araújo, escolhido como ministro das Relações Exteriores e Ricardo Vélez Rodríguez, para o ministério da Educação. Vejamos rapidamente o que foi considerado pela esquerda, notadamente o PT, como os grandes “pecados” de ambos:
Araújo, crítico do PT e do “globalismo” (que é diferente de globalização), é admirador do Trump e citou Deus. Isto provocou enorme rebuliço e frêmitos de indignação nas hostes da esquerda. Não me lembro de críticas a Celso Amorim, ministro fake, pois o verdadeiro chanceler da época petista foi Marco Aurélio Garcia que exerceu sua influência maléfica para que o Brasil apoiasse os piores ditadores, a escória mundial, na contramão dos Direitos Humanos. Foi um tempo vergonhoso para o Brasil em termos de política internacional.
Quanto a Vélez Rodríguez é também um “blasfemo”. Ele fala em valores, família, é antipetista, menciona Deus, é contra a ideologia de gênero e a favor da escola sem partido. Pejorativamente é chamado de colombiano, apesar de ser naturalizado brasileiro, ter esposa brasileira e filho brasileiro. Jamais tomei conhecimento de alguém chamar o ex-ministro Mantega de italiano. Sobre a excelente qualidade intelectual do professor Vélez, sobre suas obras, muito pouco é dito.
De todo modo, tanto o chanceler quanto o professor ressoam não só o pensamento do presidente Bolsonaro, quanto o de quase 58 milhões de brasileiros.
Concordo com o pensamento liberal de Vélez Rodríguez e sobre ideologia de gênero já escrevi a respeito, podendo voltar ao tema. Quanto a escola sem partido quer dizer, na verdade, quebra da hegemonia petista, notadamente nas universidades, onde o objetivo costuma ser não é o de formar cientistas ou profissionais liberais, mas doutrinar futuros convertidos ao PT para assim fortalecer os desígnios de poder do partido.
Para terminar invoco as palavras do sociólogo Max Weber: “A tarefa do professor é servir aos alunos com seu conhecimento e experiência e não lhes impor suas opiniões políticas pessoais”.
(*) Maria Lucia é socióloga, professora e escritora.

14 comentários:

Anônimo disse...

Ensinar sobre politica nas escolas é uma coisa. Forçar o aluno a receber este ou aquele regime ou sistema politico como sendo o melhor é outra coisa. Deixem as pessoas entrar para a politica no tempo que lhes aprouver e fazer politica na politica, na prática, no momento oportuno. Na escola, a hora é de estudar para ser um profissional, profissão, e professar seu aprendizado com profecia, ser profeta do aprendizado.

Anônimo disse...

A universidade brasileira é da tribo Sentinela. Enquanto isso, boa parte do mundo já está fora do sistema solar. Pergunte aos universitários, qual o nome do nosso sol?

Anônimo disse...

Diante de toda bateria de fogo que Bolsonaro sofererá, seja de criminosos comunas internos e dos próprios globalistas, entendo que Bolsonaro deveria fazer um governo meio fascista e meio liberal para contrapor o fogo cruzado ou ele e seus verdadeiros aliados mobilizarem o povo constantemente em defesa do capitão. Até mesmo uma intervenção militar seria bem-vinda, caso a administração do país seja minada. Trump corre sérios riscos de um impeacheant ou renúncia, eis que em 2019 assumirá a presidência da Câmara dos deputados de lá, uma neurótica esquerdume e aliada dos Clintons.
Digo mais, é bem provável que mesmo membros do partido republicano façam coro com os democratas para que haja esse infortúnio de Trump.

A agenda globalista anda bastante inquieta ultimamente. É aguardar e rezar, para que Bolsonaro e principalmente Trump não caiam.

Eduardo.

Anônimo disse...

Falou tudo professora parabéns. Parabéns também a Bolsonaro pelas escolhas. Agora quanto ao escola sem partido eu discordo do professor Olavo de Carvalho, com essa gente não tem conversa pois eles não aceitam a opinião diferente da deles. Mudam a história mentem de todas as formas e agridem aqueles que discordam deles. SIM ao Escola sem partido.

Anônimo disse...

Off topic
ASSISTAM O VÍDEO ISTO NÃO É PARTIDO É UMA ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA ACOBERTADA PELOS TRIBUNAIS SUPERIORES PROVAVELMENTE A PESO DE OURO ASSIM COMO FIZERAM COM OS JORNALISTAS. Se o Brasil fosse um país sério este partido já teria sido extinto e todos estariam na cadeia cumprindo as penas a que foram condenados de forma integral, sem redução, sem anistia e sem progressão. Mas ao invés disso aqueles que deveriam defender o país estão ansiosos procurando um jeito de soltar o seu chefe.

Procuradora da Lava Jato faz relato estarrecedor de roubos milionários envolvendo o PT

Procuradora da Lava Jato faz relato estarrecedor de roubos milionários envolvendo o PT, organização criminosa e lavagem de dinheiro No âmbito da nova fase da Operação Lava Jato que foi denominada "Operação Sem Fundos", a procuradora Isabel Groba Vieira fez um relato estarrecedor de desvios de dinheiro envolvendo o PT - Partido dos Trabalhadores - na Petrobras. Assista ao vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=2v1wqlnXIcs

Anônimo disse...


Off topic
ISTO AJUDA A ENTENDER MUITAS COISAS
Mark Zuckerberg é o neto de David Rockefeller que eu pensei que todos sabiam. Você sabia ?
https://weblogmylife.blogspot.com/2017/06/mark-zuckerberg-e-o-neto-de-david.html

FACEBOOK IRÁ ACABAR?
https://www.youtube.com/watch?v=swJb6BRFH08

Enquanto o foicebook afunda o GAB cresce.A VEJA disse que a "culpa" é dos eleitores de Bolsonaro.

Gab cresce no Brasil porque ela faz o que ninguém faz: ouve seus usuários
https://gabge.com.br/blog/gab-cresce-no-brasil-porque-ela-faz-o-que-ningum-faz-ouve-seus-usurios/8Y30t4ZQfByMa3XEiL9r

Anônimo disse...

OS DISCÍPULOS DE SOROS NO BRASIL.GLOBALISTAS.
http://sensoincomum.org/2017/11/30/os-tentaculos-de-luciano-huck/

Em 2015, diante dos olhos de toda a altíssima sociedade brasileira e noticiado pelo Estadão, o bilionário George Soros, 29.º nome da lista dos mais ricos do mundo da Forbes, dava uma aula no Rio de Janeiro sobre “terceiro setor”, a ideia de que ONGs (a “filantropia”) deveriam ser mais ativas na governança.

Luciano Huck, Ronaldo Lemos, comentarista da Globonews, cofundador e diretor do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio (ITS Rio),FHC, Florência e Fabiano Robalinho, do Instituto Igarapé, estava a comentarista da Globo News Ilona Szabó, organizadora da ONG e do encontro, e Pedro Abromovay, responsável pela Open Society no Brasil, a toda poderosa ONG de George Soros.

Jorge Paulo Leman, 3 casas acima do próprio Soros, Guilherme Leal, da Natura (e vice de Marina em 2010, além de 463.º na lista da Forbes), Patrícia e Ricardo Marino, do Itaú, Olavo Monteiro de Carvalho (Monteiro Aranha, Klabin, Ultrapar), o ex-chanceler Celso Lafer, além de “nomes novos” para uma nova geração de políticos e gestores, como Carlos Jereissati (Iguatemi, Oi), Raphael Klein (Casas Bahia) e Beatriz Gerdau.

Anônimo disse...

SABIAM DISTO?

O Globalista Jorge Paulo Lemann, o homem mais rico do Brasil e dono da maior cervejaria do mundo, Ambev. O George Soros brasileiro
https://twitter.com/rcp01/status/903410780695080961

Como o maior bilionário do Brasil quer impor ideologia de gênero aos seus filhos
https://jornalivre.com/2017/08/30/como-o-maior-bilionario-do-brasil-quer-impor-ideologia-de-genero-aos-seus-filhos/


Os "donos do Brasil" resolveram bancar seu próprio "movimento político de jovens" para "renovar a política". Fiquem de olho.
https://www.facebook.com/AlexandreBorrges/photos/a.542916875766128/1539925516065254/?type=3&theater

- "Grupo de jovens lança o 'Acredito', um 'MBL progressista'" - 28/03/2017 - Poder - Folha de S.Paulo http://bit.ly/2wjavnY


Lemann quer fazer um futuro presidente do Brasil
Nova meta do bilionário é que os bolsistas da fundação Estudar revolucionem a gestão pública
https://www.istoedinheiro.com.br/noticias/negocios/20160808/lemann-quer-fazer-futuro-presidente-brasil/400453

Política, economia, empreendedorismo e desafios sociais

https://fundacaolemann.org.br/noticias/novos-olhares-sobre-o-brasil-no-road-show-2018

COMO SÃO TREINADOS SEUS PUPILOS
Road Show 2017: um mergulho nos desafios do Brasil
https://fundacaolemann.org.br/noticias/road-show-2017-um-mergulho-nos-desafios-do-brasil

ELE TAMBÉM TEM UMA FUNDAÇÃO
A Fundação Estudar é uma organização sem fins lucrativos que acredita que o Brasil será um país melhor se tivermos mais jovens determinados a seguir uma trajetória de impacto.
https://www.estudar.org.br/quem-somos/

FORMANDO POLÍTICOS OU FANTOCHES
Quem são os candidatos criados por Jorge Paulo Lemann
https://www.istoedinheiro.com.br/os-candidatos-de-lemann/


Anônimo disse...

Pode ser bobagem o que vou dizer. Não uso drogas além do cigarro comum. Mas acho que, se o governo permitir, com registro, que usuários tenham 1(um) pé de maconha em suas casas ou apartamentos irá reduzir drasticamente os crimes além de enfraquecer o tráfico de drogas de maconha. Em paralelo a uma campanha massiva anti drogas as policias irão ter muito mais tempo para combater os crimes de armas e tráfico de drogas mais pesadas. Desculpem a minha opinião, mas muita gente furta bens em suas casas e nas ruas para comprar maconha. Acho que temos que levar esse debate muito a serio.

Anônimo disse...


LIBERAR DROGAS PARA ACABAR COM A VIOLÊNCIA? QUEM CAI NESSA CONVERSA DE ESQUERDISTA E TRAFICANTE DE DROGAS TEM QUE REPENSAR SEUS VALORES. VEJAM O QUE ACONTECEU COM O URUGUAI.
Violência no Uruguai explode depois da liberação da maconha. 66% foi o aumento de homicídios. A desculpa da esquerda é que outras drogas não foram liberadas... É como no desarmamento, que foi uma tragédia para o Brasil. Quando não dá certo, eles querem dobrar a aposta!
https://twitter.com/leandroruschel/status/1036260763936190464


https://www.panorama.com.ve/mundo/Uruguay-admitio-alza-de-66-de-los-homicidios-en-un-ano-20180803-0102.html

ATÉ A "FOIA" FALOU SOBRE O ASSUNTO

Sobe 66% o número de homicídios no Uruguai por causa do narcotráfico
Com a maconha regularizada, disputa de gangues por espaço restrito se torna mais sangrenta
https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2018/09/sobe-66-o-numero-de-homicidios-no-uruguai-por-causa-do-narcotrafico.shtml

EFEITOS DA MACONHA NO ORGANISMO
https://www.mdsaude.com/2008/09/marijuana.html




Anônimo disse...

ACORDA POVO! NÃO SEJA MASSA DE MANOBRA.
Maconha transgênica para matar mais depressa (redução da população)

GEORGE SOROS, A MONSANTO E A CANNABIS - O Triangulo do Controle
http://desligandoamatrix.blogspot.com/2014/01/george-soros-monsanto-e-cannabis-o.html

GEORGE SOROS, A MONSANTO E A CANNABIS - O Triangulo do Controle

O RESPONSÁVEL PELA LIBERAÇÃO DE DROGAS NO URUGUAI
O que está por trás da legalização da maconha no Uruguai?
http://www.libertar.in/2014/01/o-que-esta-por-tras-da-legalizacao-da.html

Mais uma vez aparece o nome de George Soros.

A Monsanto pretende patentear uma nova semente de cânhamo transgênico para cultivo no Uruguai. Por sua vez, a Fundação Open Society e do grupo da Drug Policy Alliance (DPA) planeja comercializar a maconha sob sua própria marca.

Um indivíduo está por trás de duas organizações não-governamentais e também está entre os acionistas da Monsanto. Este é o bilionário americano George Soros.

De acordo com o projeto de mídia AREAX nele caem suspeitas de promover um 'lobby para a descriminalização da maconha no país sul-americano que antecipou decisão sobre autoridades nacionais.



O lobby foi relatado na televisão uruguaia e muitos blogueiros por meses. A mídia ainda citou o custo da campanha de TV para "regulação responsável" da maconha no Uruguai, que foi de cerca de US $ 100.000.

Segundo os críticos, o objetivo de ambos, da Monsanto e de duas organizações fundadas pelo famoso investidor húngaro-nascido foi de encontrar um novo mercado que é regulado por seus próprios interesses.

Entre as explicações existentes de particular interesse no novo produto pela empresa especializada em sementes transgênicas prevalece planos relativos ao desenvolvimento multinacional de maconha medicinal.

O Cânhamo híbrido geneticamente modificado poderia produzir mais substâncias ativas, acreditam os especialistas. Eventualmente, eles poderiam patentear e comercializar as drogas, aproveitando-se de sua condição de monopólio.

Apesar da controvérsia sobre o uso da maconha para fins medicinais abrange diferentes países. Há alguns dias, uma indústria farmacêutica na França lançou uma droga com base em canabinóides. A mesma classe de compostos orgânicos é parte de dezenas de medicamentos, cremes e aditivos alimentares fabricados na República Tcheca. Já o Canadá se destaca com a cannabis geneticamente modificado (OGM) de maior mercado potencial. O governo canadense foi contactado por Montevidéu paraa considerar a compra de sua maconha logo após o país sul-americano a aprovar a venda e distribuição de cannabis em seu território.

Via: http://actualidad.rt.com

Heloisa disse...

Professora, a senhora se esqueceu que Mantega foi chamado de “ Itália” nas planilhas da Odebrecht, e Palocci de “Italiano”. Eu entendi o seu texto, isto é só uma pequena brincadeira, se a senhora me permite.

Anônimo disse...

Se o futuro ministro da educação adotou o Brasil de coração e trabalhar em favor do Brasil e dos brasileiros é nosso irmão e compatriota. Nem se compara com alguns que nasceram aqui e trabalham contra o Brasil e incitando o ódio de um brasileiro contra o outro, ou seja, trabalham à favor dos alienígenas em detrimento do Brasil e dos brasileiros. Como por exemplo, o Gal Villas Boas twitou falando sobre a intentona comunista e a Foice de São Paulo, comprada pelos alienígenas ja soltou uma matéria denegrindo a imagem do Duque de Caxias. Uns sem caráter que não respeita nem a memória dos compatriotas mortos. Uma total falta de respeito com aqueles que garantiram nossas fronteiras, nossa soberania. O Dom Pedro II através de suas ações, juntamente com o Duque de Caxias deixaram um legado muito nobre. E esse legado, encontra-se nas nossas Forças Armadas, e é por isso, e tão somente por isso, que os alienígenas incitam seus lambedores de sacos, antiamericanos geriátricos da Internacional Comunista a esculhamba-las de todas as formas. Nossos militares, amam tanto o Brasil e não aceitam lamber sacos de alienígenas. O que os alienígenas querem, é que nossos militares façam como a guarda bolivariana do Maduro quando o povo sai às ruas para se manifestarem, ou seja, querem que nossos militares apoiem uma ditadura comunista. Enquanto os alienígenas querem dividir o povo, nossos militares querem agregar, unir. Eis a razão do ódio que os alienígenas com seus lambedores de sacos nutrem pelos nosso militares. Espero que nossos militares, nunca deixem morrer esse legado, o legado do Duque de Caxias e Dom Pedro II.

Alto e Claro disse...

Ao anônimo acima:

Você quer dizer que cada qual faça do seu "quintal" seu próprio negócio?
Não vamos ser simplistas, sob todos os aspectos é um problema sério. Perdoe-me a palavra, já é uma M..sentirmos, hoje, pelas ruas e prédios o cheiro insuportável da maconha, sem podermos dizer nada, e ainda sermos responsabilizados e obrigados de bancar todos os problemas dos usuários.
Se somarmos na ponta do lápis TODOS os custos que carregamos nas costas, cuja origem é a droga incluindo a maconha, sobra pouco tempo para nós mesmos. Os problemas estão se agigantando para os que SABEM viver em sociedade e que tem como seu único DIREITO: pagar a conta dos irresponsáveis.
Carregamos o piano o tempo todo e está pesado demais. Já passou da hora de dizer: BASTA. Tolerância zero e quando digo ZERO, é zero mesmo e vai além da maconha. É hora de cobrar DEVERES daqueles tem como seu escudo apenas DIREITOS. Drogado não nasce drogado, assim como bandido não nasce bandido. Direitos e deveres se completam é uma engrenagem perfeita.
NÃO quero mais pagar a conta de ninguém.
Tenho a receita para um plano básico e emergencial:
7 horas, suando a camiseta num trabalho produtivo;
4 horas de estudo intensivo;
2 hora de exercício físico, 3 vezes por semana, pode ser caminhada mesmo;
2 hora, 5 vezes por semana, leitura obrigatória sobre tecnologia, ciência, economia e política;
7 horas de sono.
E ainda sobra tempo para o esporte e arrumar o quarto. A organização é mais que a metade da vida e ter RESPEITO é a própria vida.
Sou fascista ??? Não, sou conservadora cansada de ouvir, engolir e pagar o “Politicamente Correto que é igual ao “ Politicamente Conveniente”.
É hora de cortar as curvas, remover as pedras e abrir um caminho que nos leva de fato ao Bem Comum.
Palavras convencem, mas são os EXEMPLOS que ARRASTAM.

Tolerância Zero, Punição Exemplar!

Brasil acima de Tudo, Deus acima de Todos!

PS:Lembra da foto do então presidente Lula com um colar feito de folhas de coca oferecida pelos cocaleiros em 2009?
Foi um agradecimento aos 322 milhões de dólares financiados pelo BNDES, levados pessoalmente por Lula para Evo Morales. A “estrada da coca” na verdade foi pavimentada com o sangue de brasileiros e lágrimas de pais que choram seus filhos mortos ou viciados. Onde estava a indignação dos nossos parlamentares, da sociedade civil e o povo brasileiro????

Está tudo aqui e com a foto do salvador Lula.
“As bondades do compañero Lula” com nosso BNDES
http://espacoliberado.blogspot.com/2009/08/olha-prova-do-crime-lula-com-o-colar-de.html