TRANSLATE/TRADUTOR

quarta-feira, maio 29, 2019

ENFIM O IDEÁRIO CONSERVADOR ENTRA PELA PRIMEIRA VEZ NO DEBATE POLÍTICO BRASILEIRO. ANTES TARDE DO QUE NUNCA!


O vídeo acima, como tradução e legendas dos Tradutores de Direita que ilustra esta postagem inspirou-me a escrever este artigo que segue logo abaixo. O conteúdo do vídeo é um trecho de uma palestra do jornalista, escritor e parlamentar conservador inglês Daniel Hannan. Em pouco mais de três minutos Daniel Hannan, no trecho em destaque no vídeo, consegue resumir de forma lapidar o que é afinal ser conservador. 

Em artigo de minha lavra que postei aqui no blog na última segunda-feira (dia 27/05/2019), inspirado na grande manifestação de apoio ao Governo do Presidente Jair Bolsonaro, especialmente no que respeita aos projetos que contemplam as reformas, ocorrida no último domingo (dia 26/05/2019), abordei o tema do conservadorismo. Assinalei então que pela primeira vez na história da República as teses conservadoras começaram a fazer parte do nosso repertório político, enquanto as propostas de campanha do Presidente Bolsonaro foram sem dúvida de viés conservador.

Causa espécie o fato de que no debate político no Brasil até agora tenha sido suprimida qualquer alusão ao pensamento conservador. Nem mesmo durante o interregno do regime militar de 1964 essa temática teve destaque. Ao contrário, foi justamente nos anos do regime militar que imperou a literatura esquerdista, principalmente por meio da então Editora Civilização Brasileira, como tem apontado com absoluta razão o filósofo e escritor Olavo de Carvalho.

Ao mesmo tempo, nos anos 60 e 70 do século passado pontificavam no Brasil obras teatrais e musicais com temática marxista, enquanto a imprensa abordava esse tema diariamente. Ao mesmo tempo o show business levava ao palco peças teatrais de viés esquerdista bem como os festivais da canção, então em moda, evocavam músicas com mensagens de fundo comunista explícito. 

Nessa época também surgiu o que se denominava de "imprensa alternativa", que começou com O Pasquim, um tabloide de viés humorístico mas que também trazia artigos políticos de fundo eminentemente esquerdista. Outro tabloide, intitulado Opinião, também um semanário, dedicava-se a análises políticas e de conjuntura em nível nacional e internacional pela ótica marxista. Outros jornais da dita "imprensa alternativa" apareceram em profusão nesses anos do regime militar, todos de linha editorial esquerdista. 

Mas mesmo a dita grande mídia da época também, com raras exceções, foi se transformando na mesma medida em que crescia internacionalmente a "guerra cultural", gestada nas universidades americanas pelos egressos da Escola de Frankfurt, Alemanha, que tinham imigrado para os Estados Unidos. Lembro sempre de uma frase que ficou célebre principalmente a partir dos anos 70 do século passado: "Faça Amor, Não Faça Guerra", creditada ao filósofo alemão Herbert Marcuse, então acolhido pelo meio acadêmico norte-americano dito "progressista". A partir daí sobreveio o movimento hippie, raiz do que se vê na atualidade com a dita ideologia da diversidade sexual, cultural e coisas do gênero.

Quando iniciei no jornalismo em 1971 pude ver e viver o início dessa escalada política e social insana. Não poderia sair ileso e acabei professando por muitos anos o credo esquerdista. Comecei lendo o Manifesto Comunista de Karl Marx e sucessivamente um monte de livros e escritos de viés marxista. Quando resolvi - tardiamente - fazer o Mestrado em Direito, no começo dos anos 90, encontrei disciplinas com matrizes teóricas a partir de Antonio Gramsci e até mesmo aquilo que tipificavam como "Direito Alternativo". A sorte é que o Mestrado era diversificado e acabei chegando em Max Weber que foi o referencial teórico da minha dissertação e que posteriormente publiquei em livro que já está esgotado. Nessa época cheguei a lecionar em uma universidade particular aqui de Santa Catarina.

Faço até aqui essa digressão com base na minha própria experiência para mostrar que a temática conservadora foi por muitos anos banida do debate político, das universidades e da mainstream media no Brasil e, de resto, em toda a América Latina.

Só agora, na segunda década do século XXI é que o conservadorismo é contemplado no debate político nacional. Deve-se isso a Olavo de Carvalho e sua copiosa obra literária, seus cursos online de filosofia, suas alocuções em vídeo e seus artigos e ensaios publicados na imprensa.

Dos políticos brasileiros que conheço ao longo de minha carreira jornalística o único que constatei como portador de propostas de cunho conservador foi sem dúvida Jair Messias Bolsonaro, em de toda sua carreira como deputado federal. E foram as teses conservadoras por ele professadas e prometidas em sua campanha eleitoral que o conduziram à Presidência da República, comprovando uma recorrente assertiva de Olavo de Carvalho: "a maioria do povo brasileiro é conservadora".

E de fato é, como resta comprovado com a vitória de Jair Bolsonaro e agora mesmo nessa última manifestação popular que tingiu o Brasil mais uma vez de verde e amarelo. Foram milhares às ruas sem quem se tenha registrado algum tipo de confusão e depredação de bens públicos e/ou particulares. Claro, os conservadores não são revolucionários. Grosso modo conservam o que é comprovadamente bom para os seres humanos e o convívio social eliminando o que é nocivo. Quando decidem alterar alguma coisa o fazem desde que seja bom para a coletividade.

Não resta dúvida que a Cultura Ocidental está fundamentada no conservadorismo e por isso o Ocidente alcançou até aqui enormes progressos em todas as áreas e influenciou de forma benéfica o resto do mundo. Aliás, no passado os povos ocidentais refutaram o nazismo, o comunismo e o fascismo que, no final das contas, são verso e anverso da mesma medalha, ou seja, regimes totalitários assassinos!

Qualquer tentativa de turbar essa tendência conservadora natural gera um ambiente de conflagração, de esgarçamento do tecido social e de insegurança permanente, aliás essa é a deletéria tática de ação política do movimento comunista. O resultado desse insano modus operandi conduz qualquer nação à bancarrota impondo terrível sofrimento ao povo, como por exemplo se constata agora mesmo na Venezuela.

11 comentários:

Anônimo disse...

e as pessoas, como alguns milicos, querem reduzir o debate apenas ao aspecto econômico...

a guerra cultural é tão importante quando a economia...

quando voce domina a cultura e a area da educação, acaba por dominar uma nação, por formar as gerações que irão moldar essa mesma nação...

como que algum dia alguém conseguiu pensar que algo assim não fosse importante???

é tudo elementar...

vejam agora os seguidos protestos pelo meio ambiente conduzidos na Europa por jovens e ate crianças...

tudo obra da infiltração dos ambientalóides nas escolas primarias e secundarias, porque eles entenderam que capturar os jovens nas universidades ja não era mais suficiente...

era preciso pegar a garotada ja no inicio da formação da personalidade...

voce percebe isso claramente no grau de marxismo ja impregnado nos nossos estudantes secundaristas...

os comunistas avançaram rapidamente sobre esse naco da sociedade, tanto nas instituições publicas como nas privadas...

Anônimo disse...

A grande preocupação é como reverter esse estágio avançado
do marxismo cultural/gramscismo. Ainda dá tempo, ou aqui mesmo no Brasil já passamos do ponto de retorno?

"PapiPTo VERGOGLIO, APOIADOR de CorruPTo: MATERIALISTA HEREGE & SAFADO. VOLTA PAPA BENTO XVI" disse...

Olá Caro Aluízio,
=====
=====
Esse TRANQUERON que ENVERGOGLIA a SANTA MADRE IGREJA não passa de um CARDEAL da SEITA MATERIALSTA-DIALÉTICA DE "TCHÊ QUÉ-VARA".
É SÓ UM APÊNDICE DE BATINA, PADRECO DA IGREJA MARADONIANA !!!
=====
=====
VERGONHA PROFUNDA DE SER CATÓLICO !!!
==
VIVA !!!, DOM BOSCO e SÃO DOMINGOS SÁVIO !!!
====
VOLTA !!! PAPA BENTO XVI !!!
=
NOS ABSOLVA DESSE PECADOR HEREGE & ATEU MATERIALISTA/DIALÉTICO, ELEMENTO SUSPEITO QUE OUSOU TROCAR A "CRUZ DE CRISTO" PELA "CRUZ MERXISTA-LENINISTA" !!!
=
CARDEAL VERGOGLIO: UM DESCLASSIFICADO !!!
=
SALVEMO-NOS...o PILOTO SUMIU !!!
=
NA AUSÊNCIA de ZÉ DIRCEU, foi o FREI VERGOGLIO QUEM DEU o "SALVE!" DESTA VEZ !!!
CALHORDA ASTRAL !!!
=====
=====
ABC
=====
=====
p.s.: Ah, Aluízio, tem um tal de GOROWITZ no "BOLIVARIANO G1 da GLOBO" o qual, ENVOLVIDO COM OS GORÓ PRÓPRIO, VIAJOU NA MAIONESE do DESESPERO VERGOGLIOSO:
=
DEDUZIU, O ASSUMIDADE DE PLANTÃO, QUE APÓS AS RUAS 26/05
FOI O BOLSONARO QUEM SE ASSUSTOU e MUDOU A ATITUDE PARA O MODO DIÁLOGO !???
==
GORÓ TIPO BOMBERINHO MESMO...COMO NAQUELA FESTA DE CASAMENTO NA BAHIA...SEM DESCONFIÔMETRO.

Anônimo disse...

CONVÉM AO GOVERNO AGIR, RAPIDAMENTE INTERVIR DENTRO DOS CRIATORIO DAS SERPENTES MARXISTAS-GRAMSCIANAS, NAS UNIVERSIDADES, EM PARTICULAR E DESDE AS ESCOLAS PRIMARIAS, EM GERAL!
A liberdade de ideias e a liberdade de expressá-las sem sofrer censura moral sempre foram idéias correlacionadas e entrelaçadas, embora ambas extintas, ocorrendo sua morte, Mas não morreram agora e sua morte começaram entre os anos 30 e 68 por um grupo de intelectuais e filósofos unido-se para criarem uma escola de pensamentos ideologizados, a subversiva Escola de Frankfurt.
Ela objetivava como essencial a destruição da civilização Ocidental e tudo o que ela representa, incl. seu sistema econômico baseado no capitalismo e na cultura do tronco-judaico-cristão católico, em particular por adesão ideológica-niilista.
Resumindo, foi a Teoria Crítica a politização da lógica por um deles, o insano Horkheimer, ao declarar que "a lógica não é independente de conteúdo", quis dizer que um argumento é lógico se ele tem o objetivo de destruir as bases culturais tradicionais da civilização Ocidental, e é ilógico se ele tem o objetivo de defendê-las.
Isso aí é um sumario do esterco e das minhocas contidas nas cacholas de comuno-marxistas, um quarteto hoje em dia cada vez mais questionado e contestado por um povo que dorme cada vez menos com os olhos dos outros!
As manifestaçoes de rua anti martelo e foice sem mortadelas comprovam-no!

Anônimo disse...

- Declarações do Presidente Francês Emmanuel Macron: França promete apoiar Raoni na proteção do Xingu, "Como um país amazônico" por causa da Guiana, "a França está naturalmente comprometida com a luta contra o desmatamento e defende os direitos dos povos indígenas, especialmente como atores-chave na preservação das florestas e da biodiversidade”.

http://www.defesanet.com.br/ghbr/noticia/33053/Gen-Ex-Pinto-Siva---Tentativa-de-Tomada-do-Poder-no-Brasil/

Anônimo disse...

Caro Aluízio
Ganhamos as eleições,mas, as minorias continuam governando através da aprovação de pautas progressistas = Supremo e Congresso Nacional, os 2 maiores inimigos do governo. Esses 2 poderes farão de tudo para manter o mecanismo, com todo o apoio da mídia, é claro. Estão desesperados, é fato, mas, continuam a fazer tudo que podem para prejudicar o governo. Pelo jeito, seria melhor morarmos nas ruas e não duvide que precisemos fazer isso.
Esther

Odilon Rocha disse...

Creio que o estágio esteja em equilíbrio, no fiel da balança.
O povo precisa ir em massa para ruas. Fazer número! Pressionar esses calhordas. Há muito dinheiro e gente graúda que financia a manutenção desse troço. Decisões estapafúrdias como a do STJ sobre condomínio, retorno da temática LGBT, decisões do STF completamente fora de foco do que pensa a maioria do povo e, pior, contra a Constituição, um absurdo extremo, ideologia de gênero, Disney europeia com desfile LGBT, enfim, querem nos vencer pelo cansaço. Creio que será assim por quatro anos. Aguardemos.

Anônimo disse...

Os novos teóricos do marxismo e suas versões leninista, stalinista, maoísta, guevarista, etc., depois da violência indiscriminada na revolução que pariu a URSS em cima de milhares de cadáveres (ver ADEUS CAMARADAS, no You Tube) formularam um abrandamento tático através da dita Revolução Cultural, transformando o que era um pega-pra-capar concreto, físico, numa abordagem planejada de convencimento psicológico visando jovens e crianças. E têm sido recompensados porque plantam sua doutrina em mentes naturalmente rebeldes e vulneráveis ao bom-mocismo cristão da “caridade, do humanismo e da defesa dos humilhados e ofendidos”, ou seja, dos segmentos sociais eleitos do proletariado (atentar na etimologia do vocábulo!) e do lumpen acrescidos, nos nossos tristes dias, do Politicamente Correto com suas múltiplas e exaltadas diversidades de sexo, gênero e etnias. Ainda, na apresentação do vídeo acima citado confirmando a relação do idealismo cristão com o comunismo materialista, o autor diz: “A ideia mais maravilhosa desde o cristianismo morrera: o socialismo”. Sim, mas é preciso enterrar ou cremar! (lídia)

Anônimo disse...

Esses aspectos culturais, comportamentais, valores, realmente carecem de um longo aprimoramento tanto nas relações públicas como nas particulares e ou privadas.
Eu sou cliente do Banco da Brasil há mais de 20 anos. Fui cliente empresarial por mais de 20 anos. Fechei minha empresa em 2010 por força de uma economia estagnada que favorece a exportação de commodities em troca de manufaturados chineses. Essa situação permanece.

Chegando ao BB hoje, havia uma mensagem me informando que "eu não tinha mais um atendimento com um gerente exclusivo". Curto e grosso, o descartado. Quando me ofereceram um gerente exclusivo eu apenas consenti com a oferta, lisonjeado.
Ao tirar senha para atendimento, mudaram para 80 anos o atendimento preferencial.

Então eu pergunto:

Há ou não há uma continuidade cultural de esquerda em um banco público para ferrar com o governo?

Bolsonaro está certo ou não ao repudiar uma propaganda que chama a "diversidade" como público alvo?

Eu, como cliente antigo, tenho mais ou menos chances de indicar o BB para os mais jovens?

Como conseguem ser tão grosseiros e deselegantes ao desrespeitar o atendimento preferencial a partir dos 60 anos e descartar um cliente que tinha um atendimento preferencial com um recado no caixa eletronico?

Vox Populi disse...

"A grande preocupação é reverter o estágio avançado"

Basta que maioria DESORGANIZADA se organize e não permita que a minoria organizada dite as regras.
Mostrar VERDADES do socialismo/comunismo, o rastro de sangue supera longe todas as guerras do século XX.
O Genocídio Comunista, segundo historiadores sérios, pode ultrapassar 500 milhões de mortos, ao redor do mundo, porque na medida que a Historia é revelada mais e mais mortes são relatadas. Até matavam por cotas.
http://www.youtube.com/watch?v=UqSmVJEIL0Q

Na Rússia conforme relatos do parlamentar russo Lênin e Stalin, mataram mais de 100 milhões. Isso o que se sabe, porque a ordem era MATAR. Não esquecendo que lá COTAS não eram para estudantes eram para aceleram a matança.
https://www.youtube.com/watch?v=fYLStidwXWA

"Holocausto Ucraniano”, o massacre do povo ucraniano, os mortos por fome por Stalin, só em 1932-33 foi de cinco milhões. De acordo com Robert Conquest, ...entre 1930 e 1937, incluindo-se aí um enorme número de deportações de supostos "kulaks", o grande total é elevado para entorpecentes 14,5 milhões de mortes. E, mesmo assim, se apenas 1% dos alunos do ensino médio já tiver ouvido falar sobre esses eventos, isso já seria um pequeno milagre.
http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=1046

Gabeira ex-guerrilheiro, disse com todas as letras que ele e seus camaradas, incluindo a Dilma,tinham como objetivo implantar a DITADURA DO PROLETARIADO.
Gabeira com a palavra:
https://www.youtube.com/watch?v=cP5PGY08vbs

E a essência dos fatos do Brasil de 1964:
" O CONTRA GOLPE DE 1964"
https://www.youtube.com/watch?v=XGwYHMuZn60

Não tem erro, repetir e repetir onde for possível, escolas, blog, redes, sociais, etc
O método da esquerda foi repetir as mentiras que foram aceitas como verdades, nunca contestadas, então chegou a hora de mostrar maciçamente as verdades, para desmistificar as mentiras.

Verdades X Mentiras disse...

Certamente a guerra cultural tem a mesma importância da econômica, razão de mostrar aos "idiotas úteis" como funciona a lavagem cerebral.
Tirar as venda do olhos dessa gente pode até ser difícil, mas não impossível ou então não sairemos do terceiro mundo que tem como regra o benefício próprio.

A palestra, de Yuri Bezmenov, da KGB e desistente comunista, que viveu e conhece esse sistema escravizante da ignorância, é um dos caminhos de informar os jovens para que não sejam serviçais fiéis da causa.
Yuri Bezmenov -Teoria da Subversão ( completo e legendado) a história de Yuri e como transformam pessoas em idiotas úteis.

https://www.youtube.com/watch?v=d0fTJqeRXCE

A lavagem cerebral e a transformação dos jovens em "idiotas úteis"

https://www.youtube.com/watch?v=xgJD4YJ2TOc