TRANSLATE/TRADUTOR

segunda-feira, fevereiro 10, 2020

AOS 40 ANOS O PT ESTÁ DECRÉPITO


Por Maria Lucia Victor Barbosa (*)
O PT, quem diria, está fraco, envelhecido, debilitado aos 40 anos. Para um partido que desejou reinar para sempre, que se denominou o maior da esquerda latino-americana, que se pretendeu hegemônico, tal desgaste está deixando seus dirigentes e seu dono, Lula da Silva, atônitos, desesperados para regatar o poder que lhes proporcionou tantos privilégios, um reinado de 8 anos do chefe e mais quatro e meio de Dilma Rousseff.
O PT institucionalizou a corrupção sem nenhum pudor, simulou ser o salvador dos pobres, mas muitos de seus membros, incluindo, Lula da Silva, enriqueceram no poder enquanto a desigualdade social permanecia. Não houve competência para fazer as reformas necessárias e os alardes de maravilhas executadas não passaram de engodos.
Quanto aos valores que norteiam as percepções morais da sociedade foram pisoteados através do vale-tudo dos comportamentos. A Educação caiu ao seu pior nível, pois não interessava o aprendizado, mas a doutrinação petista capaz de gerar profissionais que até hoje acreditam que Lula é um coitado inocente e que o fazer do partido, que é um misto de seita e máfia, é  excelsos e puro. O PT não erra, mas sim os outros, porque o PT tudo pode, inclusive, estaria acima da Lei.
Mas nada dura para sempre. O abuso chegou ao ponto que não foi mais tolerado. Quando o governo de Dilma Rousseff, especialmente no segundo mandato, aos seguir as ordens de seu criador político mergulhou o País em sua pior recessão aconteceu o inusitado, o nunca havido: multidões foram às ruas gritar:  Fora Lula. Fora Dilma, Fora PT.
Naturalmente, petistas, acostumado a transformar retoricamente suas derrotas em pseudo vitórias, preferiram chamar de golpe as manifestações populares que desembocaram no Congresso cujos membros se nutrem da opinião pública. O impeachment, ironicamente sempre tentado para outros, atingiu o coração do partido, que a dali em diante começou a descer a ladeira da decadência política. Especialmente, Lula foi atingido e não conseguiu demover deputados e senadores manter sua comandada.
Seguiu-se a perda de mais de 60% das prefeituras. Um baque e tanto, político e financeiro. Outros fatos se seguiram indicando sinais de decrepitude, mas um deles provocou um abalo sísmico, profundas rachaduras na carapaça petista: a prisão do líder, baseada não só em delações, mas em documentação farta e provas concretas sobre crimes cometidos.
Novamente o PT inventou uma risível e estapafúrdia explicação: Lula é preso político, enquanto este se apresentava como a criatura mais inocente do planeta. O culpado não era Lula, mas o então juiz Sérgio Moro, hoje ministro da Justiça e da Segurança Pública, um magistrado de rara coragem e competência, uma exceção brasileira capaz de nos fazer orgulhar do Brasil.
E veio a eleição presidencial. Uma nesga de esperança despertou nas hostes petistas. Mas Haddad, denominado jocosamente de poste, perdeu para Jair Bolsonaro, o qual para os institutos de pesquisa estava destinado inexoravelmente à derrota.
Agora o PT, decrépito e atordoado, tenta recuperar o tempo perdido, mas sua única inovação é a seguinte: ao invés de tentar inutilmente uma frente das ditas esquerdas, quer ir além da pose em que figuraram Lula, Haddad e Paulo Maluf, as louvações a Sarney e a proximidade com outros políticos antes execrados. Agora vale parcerias não só com os partidos nanicos que se dizem de esquerda, mas a associação com o antes “horripilante” Centrão formado pelo PL, PP, DEM, PRB e Solidariedade. Tem mais, candidatos petistas a prefeito poderão receber a poio, além do Centrão que engloba o DEM, do PSDB.  Portanto, acabou aquela coisa de partido golpista e se instalou a mixórdia total.
Quando afirmei em artigos anteriores que os partidos brasileiros não passam de clubes de interesse, trampolins para se alçar ao poder, sem ideologia ou programas não vejo exceções. O PT é um partido igual aos outros, só que pior, porque sempre se escondeu atrás de uma inverídica ética. Aliás, em seus congressos o PT nunca conseguiu definir seu socialismo, seja o comunismo ou a socialdemocracia.  Entretanto, lançou a moda de chamar os que considera seus inimigos de fascistas. Mais um sinal de ignorância porque petistas não têm a mínima noção do que é fascismo, mesmo porquê, nunca souberam se definir ideologicamente. Agora, seguem desgastados, decrépitos aos 40 anos, em busca do poder pelo poder que como sempre foi sua objetivo.
(*) Maria Lucia Victor Barbosa é socióloga.

18 comentários:

Vox Populi disse...

Gratificante, depois de tanto tempo ver esse texto. Espero que esteja recuperado.
Vida longa!

Anônimo disse...

Maria Lúcia, fantástica e certeira como sempre.

Unknown disse...

É delicioso respirar ares de liberdade.
Nossa revolução é silenciosa e perene.
Não há mais como voltar atrás.

Alexandre, The Great disse...

Mais uma aula da Profª Dra. Maria Lúcia, um oásis no meio do nosso "deserto acadêmico". Parabéns!

Anônimo disse...

Aluízio, você mais uma vez selecionou um excelente texto. No entanto não vou ter tranquilidade em dizer que o PT está enfraquecido, enquanto não tivermos voto impresso. O nosso pessoal está acreditando demais nestas urnas eletrônicas e deixando o voto impresso para depois. Eu sou um daqueles que tem a sensação de que as eleições de 2018 foram burladas. Acho que o Haddad não teve 47 milhões de votos e, como não dava para dar a vitória para ele, amenizaram para que a vitória do Bolsonaro não fosse tão acachapante. Pra falar a verdade, acho que o Bolsonaro ganhou no primeiro turno. Posso até estar errado e, se tiver, já peço desculpas com antecedência, mas esta é a minha sensação sobre estas urnas.
Temos que investir no voto impresso, porque se o PT ganhar as prefeituras de importantes capitais, aí a coisa vai ficar feia.
Fiquei feliz em ver um novo post, mas continue se tratando.

Sebastião

"VERDADE EM VERTIGEM e EM TRANSE..." disse...

Olá Caríssimo Aluízio,
=====
=====
a sagaz e Prezada Professora Victor Barbosa faz, como sempre, uma capacitada análise acadêmica embasada na realidade fenomenológica de forma precisa e reveladora, a qual expõe a decadência sem elegância do PT e seus Hospedeiros Parasitas...
==
Bom que o tear voltou à girar.
De qq jeito, esperamos também um texto seu, mesmo com 5 linhazinhas que seja...
==
==
À fim de alegrar um pouco este que é o 'MELHOR BLOG do BRASIL',
e na ausência das palhaçadas sinceras, espontâneas e – devo dizer – Geniais! mesmo
da hilária comediante nativa de istêndâpis oficiais
muito da horas concouras,
a inimitável, incomparável,
ex-presidanta Brizoli$ta-Patralha
dra(sic) Dilma Rouinssef,
=
anexo eu o link abaixo para que se possa assistir à irreverência inata de alguns Petistas da gema cujas presenças abrilhantaram ainda mais o ambiente festivo-depressivo do 40º níver da Cumpanhêrada hoi polloi:
=
https://www.jornaldacidadeonline.com.br/noticias/18732/pm-gabriel-monteiro-vai-a-festa-de-40-anos-do-pt-e-faz-esquerdistas-passarem-vergonha-veja-o-video
=====
=====
Melhoras.
=====
=====
ABC

W.S.Camy disse...

A densa realidade contra o PT é a nossa sensação de liberdade que tem um nome: A Verdade. A verdade não exige esforço para brilhar!

Anônimo disse...

Aluizio, o tem visto a barbaridades ditas pelo infeliz Arruuinaldo Azevedo?
É dar ânsia de vômito em pote de bicarbonato de sódio. Um infeliz complexado, credo.

Augusto disse...

“Estão dizendo que por pouco o documentário PTista não levou o Oscar.
Só não levou porque a segurança era reforçada e não deu pra roubar !!!”

Anônimo disse...

Que bom que voltastes, Aluizio. E ja voltastes nos presenteando com essa pérola da Dra Maria Lúcia Victor Barbosa.


Anônimo disse...

Era uma vez um partido. Já se foi o Partido das Trevas, tb conhecido como Perda Total.

Anônimo disse...

Enquanto isso ...
"Rodrigo Maia não perde uma oportunidade de sabotar o Brasil. Nhonhô Botafogo articula um jeitinho para ressuscitar o bilionário imposto sindical. A proposta tem o apoio da esquerdalha e daqueles vagabundos profissionais que viviam de cafetizar as relações de trabalho, usando os sindicados para esquemas de corrupção e para promoção de greves. Agora, a pelegada quer porque quer o retorno da sangria no salário dos trabalhadores que era uma das maiores canalhices do Brasil Capimunista.

Maia criou a Comissão da Reforma Sindical que vai examinar a PEC 196/19 que altera o artigo 8º da Constituição Federal. No entanto, o texto de autoria do deputado Marcelo Ramos (PL-AM) pretende reeditar o famigerado Imposto Sindical. A picaretagem foi extinta na reforminha trabalhista de 2017. A Contribuição Sindical Obrigatória era uma herança maldita da Era Vargas. Foi criada por Decreto-Lei em 1940 e incorporada, em 1943, à Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

A contribuição (compulsória) equivalia ao salário de um dia de trabalho. Era retirado anualmente na remuneração do empregado para manutenção do sindicato de sua categoria. A reforminha trabalhista de Michel Temer tornou a “contribuição” facultativa. O trabalhador, livremente, é quem deveria autorizar o desconto em sua remuneração. Em 29 de junho de 2018, por 6 votos a 3, o Supremo Tribunal Federal, provocado por sindicatos, resolveu que o pagamento obrigatório não valia mais. Mas os cafetões da classe trabalhadora insistem que podem voltar com o “Imposto Sindical” por manobra legislativa...."
Fonte:
https://www.alertatotal.net/2020/02/o-jeitinho-para-o-imposto-sindical.html

"Pintura Hiper-Realista retratando o Surrealismo que chafurda a Nação" disse...

Olá Caríssimo Aluízio,
=====
=====
TERÇA-LIVRE...do SURREALISMO PARALELO META-SALAFRA.
=====
=====
"O PROSTÍBULO EM DESESPERO":
==
https://www.youtube.com/watch?v=vL47XaX4-AA
=====
=====
ABC

"Aqui tem...C-A-M-B-A-L-A-C-H-O" disse...

=====
=====
"STF QUER APAGAR ESSE VIDEO DE TODO JEITO - NÃO DEIXE- AJUDE COMPARTILHAR":
==
https://www.youtube.com/watch?v=1qRj-Rqj4TU
=====
=====

Anônimo disse...

Maria Lúcia Victor Barbosa, ótimo texto, mas sinto ter que dizer: o PT AINDA está no PODER. Controla o STF e todo o sistema judiciário e também as Forças Armadas junto com o FORO DE SÃO PAULO, ATUAL GRUPO DE PUEBLA. Está desacreditado como você diz no seu excelente texto mas, está AINDA NO PODER.
A ÚNICA SOLUÇÃO PARA ISSO SERIA UMA INSURREIÇÃO MILITAR DOS MILITARES PATRIOTAS E DO POVO EM GERAL. SEM ISSO O BRASIL ESTÁ PERDIDO. BOLSONARO NÃO GOVERNA NADA É APENAS UM GERENTE ADMINISTRATIVO. SÓ ISSO!!!

Anônimo disse...

Excelente artigo do Puggina:
Fila para fazer papel de bobo, no caso das carteiras de estudante pagas à UNE.
(...)Foi ótima a ideia de usar o modo digital para fornecer a Carteira Estudantil, não é mesmo? Estimou o governo que isso proporcionaria uma redução de custos da ordem de R$ 1 bilhão por ano e representaria para a UNE uma perda de receita em igual montante. A carteira fornecida pela entidade aos estudantes custa R$ 35 mais frete. Se digital, o fornecimento seria gratuito. Arrepiaram-se alguns cabelos quando a respectiva Medida Provisória (MP) dispondo sobre o assunto, com amplo apoio entre os cidadãos interessados em questões nacionais, deu entrada no Congresso.
Mais aqui:
http://www.tribunadainternet.com.br/fila-para-fazer-papel-de-bobo-no-caso-das-carteiras-de-estudante-pagas-a-une/

“ENCONTRO DO QUE NÃO PRESTA COM O QUE NUNCA PRESTOU” disse...

Olá Caríssimo Aluízio,
=====
=====
o Papito VERGOGLIO,
centro-avante da Igreja de São Maradona,
HEREGE CONTUMAZ dos CÂNONES CATÓLICOS,
CUPIM da ESTRUTURA ESPIRITUAL que forja o TRONO de PEDRO sacramentado por CRISTO RESSUSCITADO pelo ESPÍRITO SANTO,
- e, NÃO(!!!) pelo MATERIALISMO-DIALÉTICO-TERRENO TOTALITÁRIO e SANGÜINOLENTO dos homens vis e pecadores -
um SACRÍLEGO OFICIAL, convicto, oportunista e correia-de-transmissão dos INIMIGOS da FÉ CRISTÃ
=
Esse SALAFRÁRIO porteño só marcou AUDIÊNCIA PRESTIGIOSA, ABONADORA e DE APOIO para o ex-PRESIDIÁRIO CORRUTO "LULADRÃO na PRISÃO"
em função de cumprir com o COMBINADO, CONCERTADO, CONCATENADO, CONSPIRADO e ASSUMIDO VERGOGLIOSO papel secundário e coadjuvante à que submeteu (e reduziu a Santa Madre Igreja, por conseguinte),
DESEMPENHANDO as TAREFAS ASSUMIDAS na AÇÃO ARTICULADA
EM CONLUIO NEGOCIADO entre a ESQUERDA MATERIALISTA e TOTALITÁRIA,
=
AÇÃO ESSA TATICAMENTE PROJETADA para surtir efeitos no
“PÓS-IMPEACHMENT DE TRUMP”....”DERRUBA BOLSONARO” (sic)
=
DEU XABÚ...FAIÔ !
=
AGORA, pois,
neste pós-traque,
SÓ LHE RESTOU – como MARADONISTA ENTRONADO-,
ao fim de toda a mácula,
só mesmo
restou-lhe
a
“PERFÍDIA”
e
a
“D-E-S-O-N-R-A” !!!!
=====
=====
Melhoras e Deus Abençoe.
=
ABC

Anônimo disse...

Quem vive no Rio de Janeiro (principalmente na capital do estado ou na região metropolitana) não tem motivos pra ter tanta esperança ou otimismo, mas espero, com sinceridade, que você esteja certo...