TRANSLATE/TRADUTOR

domingo, novembro 29, 2020

O JORNALISMO DA GRANDE MÍDIA BRASILEIRA E A SÍNDROME DO DESEJO DE VOLTAR AO PASSADO.

Esta postagem destina-se a mostrar como a grande mídia brasileira manipula o noticiário político, sobretudo no que diz respeito ao Governo do Presidente Jair Bolsonaro. Nas imagens acima uma montagem com a logomarca do site Panam Post e duas chamadas para matéria sobre o Presidente Bolsonaro.


Pois bem. O site Panam Post é uma empresa jornalística sediada em Miami, no Estado da Flórida (EUA) com versões em inglês e espanhol. Trata-se de um site focado em análises políticas que cobre as Américas do Norte, do Sul e Caribe, dedicando uma seção para o Brasil. Claro, o Brasil está entre os maiores países do mundo em população e PIB.


Em outras oportunidades já transcrevi aqui neste blog, em tradução para o português, algumas matérias do Panam Post. Nesta postagem os caríssimos leitores poderão ver como é diferente o tratamento dispensado ao noticiário envolvendo o Presidente Jair Bolsonaro se formos comparar com o conteúdo apresentado pelos grandes grupos midiáticos brasileiros.


Constata-se, daí, que a grande mídia brasileira quando não derrapa para o precipício das fake news consegue sempre encontrar chifres em cabeça de burro, isto é, coisas para denegrir de alguma maneira o nosso Presidente da República. Nosso Presidente sim, porque foi eleito por 57 milhões de votos. Isto porque no primeiro turno houve inúmeras denúncias de eleitores que não puderam votar em Bolsonaro. Aliás, isso aconteceu comigo mesmo ao votar aqui em Florianópolis. No primeiro turno votei em todos os candidatos de minha preferência para governo estadual, Assembléia Legislativa, Senado e Presidente da República. Quando chegou a vez de votar no Presidente Bolsonaro a máquina não permitiu. E isso foi denunciado à farta em todo o país e inclusive há vídeos no Youtube de técnicos em informática explicando aquela ocorrência.


Enfim. No segundo turno parece que a avalanche de votos em Bolsonaro foi tamanha que não havia jeito de alterar o resultado. Pude então votar em Bolsonaro.


Voltando ao caso da comparação que faço entre o que publica um site como o Panam Post e o que edita a grande mídia brasileira há uma diferença enorme. Criticar um político e/ou outra personalidade pública faz parte do jornalismo desde que existam fatos reais para embasar eventuais críticas e/ou denúncias.


Com quase 50 anos de atividade jornalística confesso que nunca vi nada igual ao que vem acontecendo no Brasil depois que Bolsonaro foi eleito. Os grandes veículos midiáticos brasileiros que louvavam noite e dia os governos da Nova República, sobretudo os do período de Lula, Dilma et caterva, dedicam-se agora a denegrir de todos os jeitos o Governo do Presidente Jair Bolsonaro no afã de voltar ao passado.


De sorte que as pessoas dotadas de um mínimo de inteligência e razoável nível de informação no que respeita à política não conseguem mais ler os veículos da dita "grande mídia nacional". E isto não está restrito à política doméstica, mas também internacional. Haja vista o que está ocorrendo agora em relação a brutal fraude na eleição presidencial dos Estados Unidos. Nessa esfera o site Panam Post também supera a mainstream media nacional, ou seja, não morre de amores por Joe Biden.


E, para comprovar o que estou afirmando, basta que os leitores dêem uma olhada geral no site Panam Post. E não me refiro apenas a matérias relativas ao Brasil, mas também àquelas referentes a todos os países das Américas.


Enfim, é isto aí. Aliás, neste modesto blog tenho postados análises sobre assuntos que sequer são aventados pela grande mídia brasileira. Nunca é demais insistir que o jornalismo é um trabalho voltado a escrutinar os fatos. Cabe a opinião? Sim, desde que tenha fundamento em atos e fatos concretos. Caso contrário teremos o jornalismo de apparatchik.

7 comentários:

Anônimo disse...



Nem perdemos tempo lendo qualquer artigo dos porta vozes da máquina de propaganda nazista, pois é uma coisa tão manipuladora que dá até nojo. A coisa é tão ridícula que nem parece que foi gente adulta que escreveu, parece coisa de criança e essas pessoas pensam que enganam; não é por acaso que ninguém quer ler os prolixos politicamente corretos. Para nossa sorte a população mundial já está bem desperta sobre esses doentes, doentes do ego e da mente.
Pensamos que no mundo todo é assim, mas no EUA e Brasil se supera, pois a máquina de propaganda nazista odeia os Presidentes Bolsonaro e Trump porque eles não são seus fantoches. Aqui no Brasil, os proprietários da máquina de propaganda nazista quer convencer os brasileiros que o Presidente Bolsonaro é um terror, mas porque esses nazistas tem interesses escusos e um deles é se apossarem de parte do nosso território, a Amazônia e o Presidente Bolsonaro não abre mão dela de jeito nenhum e os nazistas não sabem fazer outra coisa a não ser destilar ódio para seus porta vozes, a imprensa, para espalharem aos brasileiros. E quanto mais eles destilam ódio contra nosso Presidente, mais o amamos e desprezamos os que o odeiam porque sabemos que o ódio é por puro interesses. Podem morrer de ódio.

Anônimo disse...

Resumindo. 99% da extrema imprensa é canalha.

Alexandre, The Great disse...

É isso, Aluízio! A mainstreamedia é composta, grande parte, de doentes mentais, cuja incapacidade cognitiva(forjada nas faculdades de comuno-jornalismo) não lhes dariam sustento por seus próprios deméritos e portanto dependem da NOM para serem alimentados. Toda a comunicação mundial se resume a 5 ou 6 conglomerados(Ansa, AP, Reuters e outras) pertencentes as 7 famílias e banqueiros que são seus verdadeiros donos. Ocorre que isso funcionava(a manipulação mental do povo) antes da Internet, a qual "rachou" literalmente o "monopólio da informação". Os anônimos que comentaram anteriormente também sacaram bem essa transformação. O mais interessante é que eles(grande mídia) podem espernear o quanto quiserem, mas o mundo JAMAIS voltará a ser como antes. Já era...

Anônimo disse...



Pessoal, ontem vimos uma notícia no state of the nation sobre um tiroteio que houve em Frankfurt contra paramilitares treinados pela CIA e morreram 5 soldados das forças especiais do EUA e mais um oficial da CIA. Não comentamos ontem aguardando mais informações, mas agora o Gal Michael Flynn deu entrevista. Hoje o state of the nation publicou um post e o Stillness in the Sotrm publicou um post também sobre a entrevista do Gal Michael Flynn. Pessoal, se quiserem saber o que realmente está ocorrendo Lá nos EUA, acessem esses sites e blogs que postamos aqui os endereços que são sempre sites confiáveis, leiam a notícia e acesse a fonte para descobrir novos sites e blogs, salvem nos favoritos e visitem sempre para obter novas informações, abandonem essa imprensa manipuladora brasileira. Conheçam a verdade e a verdade vos libertará.


Vejam nos artigo dos links.


https://stillnessinthestorm.com/2020/11/flynns-first-interview-since-pardon-us-special-forces-attacked-cia-server-farm-in-germany-operation-5-soldiers-killed-servers-secured/



http://stateofthenation.co/?p=39028


Anônimo disse...

O tal blog dos antagolixos, porta voz da globolixo, batendo diariamente no Presidente Bolsonaro, provoca um asco gigantesco. Os comentários ali postados dos carentes de neurônios saudáveis, estão abaixo da linha da miséria moral, são abjetos.

Anônimo disse...

Os comentários ali postados dos carentes de neurônios saudáveis, estão abaixo da linha da miséria moral, são abjetos.

isso é o que acontece quando o que sobra de audiencia é o chiqueirinho da esquerda...

eles agora so atraem esse tipo de gente...

Anônimo disse...

agora, alem de todo o lixo costumeiramente produzido pelo que chamam de imprensa, vivemos o jornalismo X9, dedo duro, alcaguete, delator, fofoqueiro, mexeriqueiro, que vive a vigiar, fiscalizar e denunciar quem "transgride" as regras impostas pelas tiranias covidianas...

ate jornalista de futebol resolve dedudar atletas que saem do cercadinho da tirania...