TRANSLATE/TRADUTOR

quarta-feira, junho 25, 2008

A Antropóloga: um filme de Zeca Pires

Acabo de receber do cineasta catarinense aqui da Ilha, o Zeca Pires (José Henrique Nunes Pires), um amplo material a respeito do seu novo filme: A Antropóloga, rodado em Florianópolis, mais precisamente na comunidade da Costa da Lagoa, interior da Ilha de Santa Catarina.

Zeca Pires já reúne um apreciável curriculum na área cinematográfica. Dirigiu diversos curtas e este é o seu primeiro longa metragem que conta a saga de uma antropóloga portuguesa que vem do arquipélago dos Açores para a Ilha de Santa Catarina desenvolver uma pesquisa de etnobotânica.

É na bucólica Costa da Lagoa que ela se envolve com a comunidade local e descobre aspectos do misticismo e das crendices populares preservadas pelos descendentes dos açorianos que colonizaram a Ilha.

Com base no argumento original de Tabajara Ruas, as roteiristas catarinenses Tânia Lamarca e Sandra Nebelung realizaram extensa pesquisa para o desenvolvimento de uma história de suspense, que é considerado um gênero inovador na produção cinematográfica nacional.

O resgate histórico das tradições açorianas, a cultura do sobrenatural e a busca pelo auto-conhecimento são as tônicas dramáticas do filme, que homenageia ainda Franklin Cascaes a partir da incorporação de seu legado artístico aos rituais e elementos retratados no filme.

Depoimentos documentais de moradores da comunidade da Costa da Lagoa também foram inseridos na narrativa, no sentido de destacar e preservar a riqueza das informações, enaltecendo ainda o trabalho de pesquisa.

O desafio das roteiristas de conceber uma trama de suspense de forma notória, respeitando as diferentes abordagens de um tema polêmico, e revelando também aspectos curiosos da cultura local, representou um crescimento no exercício da construção de dramaturgia para o cinema catarinense.

Segundo Zeca Pires, o filme está em fase de acabamento final mas necessita de um aporte de R$ 160 mil para a sua conclusão.

As empresas podem apoiar o projeto pela lei do audio-visual descontando 100% do investimento do imposto de renda devido.

Contatos com o diretor Zeca Pires podem ser feitos pelo email: zecafilme@hotmail.com

Nenhum comentário: