TRANSLATE/TRADUTOR

quinta-feira, julho 30, 2009

TPI INVESTIGA AÇÃO DAS FARC NO BRASIL

Vejam só. As FARC atuando no Brasil. E o pior: os narco-terroristas fazem parte do Foro de São Paulo e têm cadeira cativa em suas reuniões. Lula é um dos chefões do Foro de São Paulo e, da camarilha do PT, nunca se ouviu até hoje uma censura sequer ao terrorismo das FARC.

Alô, Alô, oposição. Está na hora de agir e repercutir isso no parlamento.

Reproduzo na íntegra matéria que está na Folha de São Paulo desta quinta-feira. Leiam:

As suspeitas sobre o alcance das conexões internacionais da guerrilha colombiana vão muito além da Venezuela.

O Tribunal Penal Internacional (TPI) está analisando indícios de que uma rede de apoio e financiamento das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) atuaria em diversos países, entre eles o Brasil.

A informação foi confirmada à Folha pelo promotor-chefe do TPI, o argentino Luis Moreno-Ocampo, em recente passagem pela Suíça. Seu escritório enviou uma carta às autoridades brasileiras para saber se foi aberta investigação sobre as atividades da guerrilha no país.

Segundo o promotor, os indícios sobre as ações no Brasil aparecem em mensagens encontradas num dos computadores de Raúl Reyes, o número dois das Farc que foi morto num ataque do Exército colombiano a seu acampamento no Equador, no ano passado.

"Estamos avaliando o que está sendo feito na Colômbia e descobrimos que há conexões das Farc em outros países, inclusive no Brasil", disse o promotor, na cidade de Basileia.

No ano passado, o governo brasileiro negou qualquer envolvimento com as Farc depois que e-mails obtidos do computador de Raúl Reyes revelaram esforços da guerrilha em abrir um diálogo com PT e Planalto.

Moreno-Ocampo também confirmou que há suspeita de atividades de apoio às Farc em outros países, entre eles a Suíça, onde as Farc estariam usando os bancos locais para fazer lavagem de dinheiro oriundo de atividades criminosas.

O pedido de informação do TPI sobre as operações internacionais das Farc foi enviado a dez países, além de Brasil e Suíça: Colômbia, Venezuela, Equador, México, Costa Rica, Peru, Panamá, Nicarágua, Espanha e Dinamarca.

O embaixador do Brasil em Haia (Holanda), onde fica a sede do TPI, José Artur Denot Medeiros, confirmou que recebeu a comunicação no segundo semestre de 2008. Mas disse que ele não continha solicitação sobre dados específicos.

A Promotoria do TPI esclareceu que está no estágio de "análise". "Ainda não há uma decisão. O escritório está analisando se há base razoável para crer que foram cometidos crimes sob sua jurisdição", explicou Cornelia Schneider, assessora de Moreno-Ocampo.

Pelo Estatuto de Roma, que rege o TPI, o promotor pode pedir informações quando há suspeita de que foram cometidos os delitos que estão sob sua jurisdição: genocídio, crimes contra a humanidade, crimes de guerra e crime de agressão.

9 comentários:

Flavio Bisch Fabres disse...

Ato de solidariedade às FARC-EP

Fonte:http://inverta.org/jornal/agencias/estados/paraiba/ato-de-solidariedade-as-farc-ep-e-ao-povo-colombiano-em-joao-pessoa-pb
Ato de solidariedade às FARC-EP e ao Povo colombiano em João Pessoa(PB)
No dia 6 de Março, foi realizado em vários lugares de João Pessoa, capital da Paraíba, atividades para marcar a Jornada Internacional em Solidariedade ao Povo colombiano e às FARC-EP.

Ato de solidariedade às FARC-EP e ao Povo colombiano em João Pessoa(PB)
No dia 6 de Março, foi realizado em vários lugares de João Pessoa, capital da Paraíba, atividades para marcar a Jornada Internacional em Solidariedade ao Povo colombiano e às FARC-EP. O ato também foi momento de denúncia do assassinato covarde do camarada Rául Reyes, guerrilheiro e comandante dos trabalhadores colombianos.

A atividade começou com brigadas panfletando em frente de colégios importantes da cidade, como o histórico Liceu Paraibano, famoso por grandes lutas do movimento estudantil. A brigada também fez o trabalho de denuncia nos principais cruzamentos da cidade.

A Jornada em Solidariedade ao Povo colombiano e às FARC-EP se estenderá por durante todo o mês de Março, atuando incansavelmente pela paz de Nossa América.

A paz plantada da justiça social que o comandante Rául Reyes dedicou toda a vida segue viva em todos os lugares da GRAN COLOMBIA, impulsionando-nos à lutar cada vez mais.

Viva o Comandante Rául Reyes!

Viva as FARC-EP!

Paz e liberdade para o Povo colombiano!

Marcos Roberto, Sucursal/PB

http://inverta.org/jornal

Alexandre, The Great disse...

Nunca tive dúvidas dessa cumplicidade pt-farc's.
E o comentário anterior é mais uma prova que isto é verdade, concorda Aluízio?

Aluizio Amorim disse...

Sim, Alexandre,
esta é a prova mais evidente. Incrível, não?

Anônimo disse...

Alô Aluizio
Paraíba?
onde fica isto?
Deve ser aquela região onde vão criar o GRAN PIAUÍ.
abraços
karlos

Cavaleiro do Templo disse...

Olá Aluizio e equipe, olá internautas

Sobre as FARC tem mais este material, que não é novidade mas talvez poucos saibam.

FARC pedem para participar mais ativamente do Foro de São Paulo em
http://cavaleirodotemplo.blogspot.com/2009/07/farc-pedem-para-participar-mais.html

Grande abraço, parabéns pelo trabalho e pelo apoio à UNOAMERICA.

Cavaleiro do Templo
www.cavaleirodotemplo.com

Cavaleiro do Templo disse...

Salve mestre, obrigado pela visita e pelo elogio. Fico muito honrado, posso postar este artigo no Cavaleiro?

Abraços e força. Estamos precisando!!

Aluizio Amorim disse...

Caro Cavaleiro do Tempo:
fique a vontade para repercutir e republicar o que está aqui no blog.

Cavaleiro do Templo disse...

Esqueci de inserir o link do comentário acima: http://cavaleirodotemplo.blogspot.com/2009/03/resposta-aos-ultimos-comentarios-sobre.html.

Abraços mestre

Cavaleiro do Templo disse...

Mestre, está no ar: http://cavaleirodotemplo.blogspot.com/2009/08/tribunal-penal-internacional-tpi.html.

Abraços