TRANSLATE/TRADUTOR

quarta-feira, agosto 18, 2010

FINALMENTE UM MOVIMENTO CONTRA CENSURA QUE LULA E DILMA IMPÕEM AOS PROGRAMAS DE HUMOR

Humoristas de programas de TV, rádio e espetáculos teatrais vão promover um protesto, no próximo domingo, no Rio, contra uma norma que proíbe a veiculação, por rádio ou TV, de entrevistas ou montagens que "degradem ou ridicularizem" candidatos.

A emissora que veicular programa com esse teor pode ser multada pela Justiça em até R$ 106.410, valor que dobra em caso de reincidência.

A norma, que consta da lei 9.504/97 e foi regulamentada por resolução do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), vale desde 1º de julho até o fim do período eleitoral.

Segundo os humoristas, a regra impede que os programas de humor falem sobre os candidatos, durante o período pré-eleitoral, e caracteriza censura à liberdade de expressão no humor.

"Estamos lutando para exterminar qualquer resquício de censura que ainda exista, somos a favor da democracia e, portanto, da liberdade de expressão. Essa lei é o exemplo de que, se não ficarmos atentos todo o tempo, o fantasma da ditadura pode voltar a nos assombrar. Deixem que as pessoas decidam por elas mesmas de qual piada devem rir", diz Fábio Porchat, um dos organizadores.

"Essa norma vale para TV e rádio, mas também influencia a internet e o teatro. Se a gente não pode fazer piada, os políticos também deveriam ser obrigados a parar de fazer piada com a gente", brinca Porchat.

Junto com Claudio Torres Gonzaga, Fernando Caruso, Paulo Carvalho e Léo Lins, Porchat compõe o grupo cômico de teatro "Comédia em Pé", que está liderando o ato. A passeata "Humor sem Censura" será realizada na praia de Copacabana (zona sul), às 15h do dia 22.

A concentração será em frente ao hotel Copacabana Palace. Em seguida os manifestantes seguirão a pé até o Leme, onde vão ler o manifesto "Humor sem Censura" e recolher assinaturas para um abaixo-assinado, que será entregue ao ator Sérgio Mamberti, presidente da Funarte (Fundação Nacional de Artes).

Mamberti deve encaminhar o documento ao ministro da Cultura, Juca Ferreira. O objetivo dos humoristas é que, a partir desse abaixo-assinado, Juca discuta a situação com o TSE para que a regra seja revertida.

Segundo os organizadores do evento, integrantes do "Rock Bola", "Pânico", "Casseta & Planeta", "Os Caras de Pau", "Melhores do Mundo", "Zorra Total", "Clube da Comédia", "Os Barbichas" e "Plantão de Notícias" já confirmaram participação na passeata.

Também são aguardados Danilo Gentili ("CQC"), Marcos Mion ("Os Legendários"), Marcelo Adnet, Bruno Mazzeo, Leandro Hassum, Paulo Bonfá, Fabiana Karla e o cartunista Chico Caruso. Sites de humor, como Kibe Loco, Jacaré Banguela, Anões em Chamas, dentre outros, também estarão representados no evento. Ainda estão sendo convidados redatores de humor da TV, rádio e jornais, além de humoristas dos espetáculos em cartaz nos teatros. Da Folha.com

MEU COMENTÁRIO: Sei lá se a Folha.com está divulgando esta matéria em defesa da democracia contra a censura imposta por Lula, Dilma e seus sequazes, ou iniciará uma cruzada em favor dessa lei vagabunda que pisoteia a Constituição e abre a porta para a implantação da censura.

CLIQUE E SIGA ---> BLOG DO ALUÍZIO AMORIM NO TWITTER

7 comentários:

Anônimo disse...

..

Noblat está bloqueando comentaristas que apoiam Serra em seu blog e permitindo apenas comentários de petralhas.

Chegou a hora de remover o blog do Noblat dos favoritos e de envia-lo à lata de lixo da Internet.

..

Nelson Luiz Pedra disse...

Espero que os humoristas não fiquem somente nisso.É preciso que entrem na campanha em favor de Serra,soltando o verbo.Alguém conhece algum humorista cubano que trabalhe em Cuba?Se existe,deve sobreviver puxando o saco dos vermelhos contando piadas dos capitalistas.

Atha disse...

Aluizio,

O Lula e sua dilema tem que ser os primeiros a ser pegos ou flagrados pegano as Sagradas e Sagrados.

Existem muitos Videos em que Lula aparece falando balabrão palavrão, e escârneo como esse, "Pelotas só tem viado" e muito mais.

Anônimo disse...

Pois é muito bem feito pra esses palhaços "de verdade",

baba-ovo da petralhada suja



aguentem

e vem mais disso caso a mentirosa dilma chegue lá

Atha disse...

Anonimo,

O Josias de Souza também está virando a cazaca. Se for feito um coment pegando pezado o Lula ou Dilma, o Josias Blogueia Bloqueia. Eu disse issso ao Josias, ao ler um coment em que dizia "O Noblat está dilmado e comentários contra Dilma não passa".

Eu disse: Isto não é de se extranar, o Josias faz o mesmo. Esse meu comentário foi pro espaço e desde então, bloqueia todos os meus textos, que são sempre anti-Dilma, antes não era assim, mas dava para perceber que tinha mudado pra cazaca do Zé.

Atha disse...

Veja onde o izquerdizmo e cobunizmo chegou. Juiz do TSE é baleado em Sergibi. Juizes e Promotores ameaçados, teve começo no Maranhão, mas não se falou mais nisso. Será que tem Bolítigos Polícos nisso? Pode ser do Partido Comunista da Capital PCC, como pode ser de repartidos, mas tudo tem Abe Ave aver.

klauber C. Pires disse...

Caro Aluízio,

Reproduzi a notícia em LIBERTATUM, com destaque para os seus comentários, aos quais adicionei os meus, nestes termos:


COMENTÁRIO do Klauber C. Pires: A Constituição afirma que a liberdade de expresão é plena, sendo vedado o anonimato, e que esta norma é de aplicação imediata, sendo portanto, impassível de norma posterior que a regulamente. Diz mais: que os direitos individuais constituem cláusula pétrea. É incrível a capacidade dos nossos legisladores de desprezarem a Constituição, amoldando-a as suas conveniências, e de nosso sistema judicial ser tão "aquoso"! (Pôxa, achei a palavra certa: aquoso, porque se amolda ao recipiente. Entenderam?)