TRANSLATE/TRADUTOR

terça-feira, agosto 16, 2011

GENERAL DETONA JOBIM E O MEGALONANICO

A queda de Nelson Jobim do Ministério da Defesa, no último dia 4, trouxe à tona o ressentimento de oficiais das Forças Armadas com supostas humilhações impostas a militares pelo ex-chefe.
 
Um artigo do general reformado Luiz Gonzaga Schroeder Lessa, ex-presidente do Clube Militar, expõe mágoas da caserna e afirma que o ex-ministro tinha "psicótica necessidade de se fantasiar de militar" e "já vai tarde".

 
O texto foi publicado no site da Academia Brasileira de Defesa e circula desde o fim de semana em blogs de militares. Escrito como desabafo dirigido a Jobim, sugere que parte da classe se sentiu vingada com sua demissão.

 
"Como um dia é da caça e outro do caçador, o senhor foi expelido do cargo de forma vergonhosa, ácida, quase sem consideração a sua pessoa, repetindo os atos que tantas vezes praticou com exemplares militares que tiveram (...) a desventura de servir no seu ministério", diz.

 
"Por tudo de mal que fez à nação, enganando-a sobre o real estado das Forças Armadas, já vai tarde. Vamos ficar livres das suas baboseiras, das suas palavras ao vento, das suas falácias."

 
O general afirma que o perfil do ex-ministro publicado pela revista "Piauí" "retrata com fidelidade" o "seu ego avassalador, que julgava estar acima de tudo e de todos, a prepotência, a arrogância e a afetada intimidade com os seus colaboradores".

 
Na reportagem, que precipitou a demissão do ex-ministro, Jobim chama a ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais) de "fraquinha" e diz que Gleisi Hoffmann (Casa Civil) "nem sequer conhece Brasília".

 
Em outro trecho, que irritou os militares, a repórter narra uma cena em que ele usa tom ríspido para dar ordens ao almirante José Alberto Accioly Fragelli, diante de outros oficiais e de civis.

 
O artigo critica o ex-ministro por posar de farda, "envergando uniformes que não lhe cabiam não apenas por seu tamanho desproporcional, mas, também, pela carência de virtudes básicas".

PROMESSAS

O oficial ainda ataca a Estratégia Nacional de Defesa, principal projeto de Jobim na pasta. "Megalômana, sem prazos e recursos financeiros delimitados", critica.

 
"Suas promessas de reaparelhamento e modernização não se realizaram", diz. "Só palavrório, discursos vazios, promessas que não se cumpriram, enganações e mais enganações."


Lessa elogia a presidente Dilma Rousseff, que estaria comandando as Forças Armadas "na plenitude da sua competência", mas critica a escolha do novo ministro da Defesa, Celso Amorim.

 
O diplomata é descrito como "sem afinidade com as Forças, alheio aos seus problemas e necessidades mais prementes" e "com notória orientação esquerdista".

 
"Como no Brasil tudo o que está ruim pode ficar ainda pior, vamos ter que aturar o embaixador Amorim", diz.

 
Ontem à tarde, a reportagem procurou ex-assessores de Jobim, que prometeram enviar a carta ao ex-ministro. Ele não se manifestou até a conclusão desta edição. Da Folha de São Paulo desta terça-feira

7 comentários:

Anônimo disse...

Seria bom se desse para ter o acesso na íntegra ao artigo do citado General.

swedenborg disse...

Amorim, meu querido, você ou algum dos leitores saberiam me dizer se é fato ou apenas historieta a seguinte notícia que vem aparecendo na Web, a de que celso Amorim foi escalado por Lula para fazer parte de seu Instituto, e que Dilma tinha autorizado!!!!
Se for verdade, por mais surrealista que pareça, é legal???
Pode um ministro de estado, ainda mais de um ministério estratégico (e põe estratégico nisso)como a Defesa, pode ele fazer parte de um Instituto escancaradamente partidário e eleitoreiro como esse???
Saudações.

Anônimo disse...

Se manifestar do quê diante de tamanhas verdades ditas.
Desde a tal "redemocratização" as FABs nunca foram tão ridicularmente e depreparadamente representadas.
Civil q se preza em comandar FABs so mesmo em países historicamente democráticos como os EUA dentre outros.
O Brasil é mesmo um lixão!!!

Atha disse...

Vejam quão incoerente é o que produziu este texto, o Lezza Lessa.

Quanto ao mais grave, que é o Exército ser subalterno do esquerdismo/comunismo, nada disse. No que tange a Jobim, critica a sua "notória orientação esquerdista".

Porém, tece elogios à Dilma, esquerdo/comunista que "comanda as Forças Armadas na plenitude de sua competência" e Amorim segue o mesmo Abismo do comunismo. Parece que o General não é coerente com o que diz ou no ímpeto de criticar Jobim, escorregô em Gasga de Baban Casca de Banana.

Lessa elogia a presidente Dilma Rousseff, que estaria comandando as Forças Armadas "na plenitude da sua competência", mas critica a escolha do novo ministro da Defesa, Celso Amorim.

O diplomata é descrito como "sem afinidade com as Forças, alheio aos seus problemas e necessidades mais prementes" e "com notória orientação esquerdista".

Dilma que roubava e comandava roubo de armas a Quartel do Exército, vergonhozamente, assume e aceita ser submisso e sumetido ao comunismo do chavismo do Abismo.

Anônimo disse...

Prezado Aluizio,boa tarde.

Dilma estaria comandando as FFAA "na plenitude da sua competência"!?
O Gen Lessa já esqueceu que ela foi terrorista e ajudou a matar o soldado Koser, entre outros atentados, praticados fazendo uso de emboscadas, sob o manto da ideologia das trevas!?
O Gen é mais um que, agora, passa a elogiar terroristas e guerrilheiros, como fazem os atuais Comandantes Militares, que distribuem medalhas e condecorações no mais alto grau das suas respectivas Forças?
Nota-se a "plenitude" com que a Presidente exerce o Comando das FFAA.
A designação do megalonanico Amorim para o MD diz tudo: significa a transição das FFAA para Forças Milicianas, que integrarão o Exército Popular da União das Repúblicas Socialistas da América Latina (URSAL).
O que está acontecendo com os Generais que combateram a implantação do regime comunista no Brasil em 1964, com sucesso?
O gramscismo atingiu também a turma de pijama?
Abraço.
PILINCHO

Anônimo disse...

Esses milicos merecem comer muita merda, são uma cambada de boiolas que se curvam para a comuno-terrorista que está no planalto.

Comam merda vagabundos, abaixem suas calças para a Dilma.

Anônimo disse...

General com todo respeito,
Aprendi que Militar não Cumpre Ordens de Paisano, não entendi por que ele virou chefinho,
mas porque só agora o senhor vem falar isso?
o senhor fala que ele foi prepotente,
Só existem os Valentes por que os demais são Covardes,
sobre dar ordens a almirante,
se agente se coloca nessas situações vai querer o que?
Mas não fique triste não General,
o Genoino e o Amorim lhes trarão muitas Surpresas,
talvez um presentinho de Grego,
Eu fico a pensar por que as Forças Armadas se Colocaram nessa Situação para essa Corja que avacalhou nosso país???
Não passou da hora de meter o pé na mesa e mostar quem é quem na Ordem do Dia???