TRANSLATE/TRADUTOR

terça-feira, agosto 23, 2011

"O QUE SEI DE LULA". LIVRO DE JOSÉ NÊUMANNE DESFAZ O MITO QUE OBSCURECE A VERDADE POSTA A SERVIÇO DA DOUTRINAÇÃO IDEOLÓGICA.



O jornalista, comentarista de rádio e TV, escritor e poeta José Nêumanne Pinto, também editorialista do Jornal da Tarde, do Grupo O Estado de S. Paulo, conheceu Luiz Inácio Lula da Silva em maio de 1975. Desde então, tem mantido contato profissional e pessoal – de início, mais estreito, depois limitado ao noticiário – com o personagem que ele considera o maior líder político do Brasil em todos os tempos, justamente pelo fato de ser ele, Lula, o estereótipo mais bem acabado do homem brasileiro. Analiso esta afirmação no decorrer deste post.

José Nêumanne é um dos jornalistas brasileiros que reputo dos mais bem preparados e que possui vasta experiência, além de ser dono de um têxto de primeiríssima linha, coisa cada vez mais rara no jornalismo brasileiro.


Nos últimos meses do segundo mandato do ex-dirigente sindical na presidência da República, Nêumanne resolveu escrever seu testemunho, com o qual pretende esclarecer o que fez dele o primeiro representante autêntico do homem do povo no poder mais alto, resultando no livro "O que sei de Lula", que autografa a partir das 19 horas desta terça-feira na Livraria da Vila, na rua Fradique Coutinho, 915, em São Paulo.


No vídeo acima Neumânne concede uma entrevista aos jornalistas José Marcio Mendonça e Francisco Petros, do site Migalhas a respeito do conteúdo do livro.


Recomendo que vejam esta entrevista porque Nêumanne eviscera o fenômeno lulístico e apresenta os fatos e circunstâncias que desfazem o mito que obscurece o essencial para compreendê-lo, ou seja, Lula é o que é porque porque encarna a deletéria visão de mundo dominante dos brasileiros, por mais funesta que possa ser essa triste constatação.


Trocando em miúdos é aquilo que eu sempre digo aqui no blog: o Brasil é o lixo ocidental. E como um país não existe apenas pelo seu território, mas como Nação, isto é habitado por um povo organizado (pelo menos teoricamente), é o pensamento dominante desse agrupamento humano que estabelece o padrão sobre o qual é construída determinada visão de mundo do conjunto da sociedade e que fornece os contornos éticos e morais da Nação. Se, como é o caso dos brasileiros, predomina a ética da sacanagem e da tolerância às iniqüidades é perfeitamente compreensível entender então as razões que determinam a leniência da absoluta maioria da população que, sem um pingo de indignação, digere esse turbilhão de corrupção e a incessante pilhagem dos recursos públicos. 


Lula, conforme aponta Nêumanne na sua entrevista, soube como ninguém até hoje usar politicamente e em seu exclusivo proveito esse comportamento majoritário entre os brasileiros e miseravelmente degenerado de cumplicidade e condescendência com todos os tipos de imoralidades.

O que sei de Lula é um livro que com toda certeza ajuda a devassar boa parte desse interregno da história da República, porquanto relata episódios inéditos e acompanha a trajetória do menino retirante do sertão de Pernambuco à Praça dos Três Poderes à luz de fatos reais, e não da poeira mitológica com que se tentou cobrir, ao longo dos últimos 36 anos, a verdade histórica, posta a serviço da doutrinação ideológica.
 
 
A entrevista de José Nêumanne está excelente. Não deixem de ver o vídeo. Mesmo sem ter lido ainda o livro, aposto que vale a pena comprá-lo.

CLIQUE E SIGA ---> BLOG DO ALUÍZIO AMORIM NO TWITTER 

13 comentários:

José de Araújo Madeiro disse...

Aluízio,

Lula é um mito macunaímico que chegou a governar o Brasil.

É uma persona, psicológicamente doente, que debocha da seriedade, sobetudo quando se trata da coisa pública.

Então pelo lado oposto, planejou conduzir o Brasil por tempo indeterminado, estimulando às libertinagens, a depravação de costumes, a corrupção, o ócio e diversas outras, mas sempre de molecagens na condução de obras de infra-estrutura e indispensáveis para todas nações que precisam desenvolver o bem estar do seu povo.

E nisto foi um mestre, fruto da sua educação deformada, onde encontrou um espaço fértil, à esquerda utópica da imprensa e da universidades. O Lula deve ter lido, apenas, o Maquiavel e Gramsci, onde aprendeu às táticas e a arte de enganar às massas.

Alinhando, todavia, às oligartquias mais retrógradas para manutenção do poder, tais como Sarney, Severino Cavalcanti, Jáder Barbalho, Renan Calheiros,Fernando Collor, etc.

Caso contrário sofreria de um impeachment, tal como Collor de Mello.

E, ainda bem que saiu do poder e o Brasil não se transformou numa Venezuela. E no futuro a confusão seria pior, como vem se verificando na Líbia.

Agora, nós temos que fazer a limpeza, dentro das nossas possibilidades, é claro se não somos políticos. No entanto, para que o Brasil possa reintegrar-se ao conceito internacional, no concerto de nações ocidentais e dentro das regras da civilidade e do desenvolvimento.

Att. Madeiro

Anônimo disse...

Aluizio,

É verdade, o José Neumanne Pinto tem razão, o Molusco é um genio... só que eu gostaria de saber de que lampada de Aladin esse genio saiu? Onde está o cara que encontrou essa lampada, e aonde ele deixou a rolha?
Alguém precisa enfiar o Molusco novamente na lampada, e jogar num lixão...
O BRASIL merece coisa muito melhor... não vejo a hora desse NEFASTO partir para encontrar-se com o seu criador... (?), pois será um alívio não ter que ouvir mais o seu nome!!!

Anônimo disse...

Aluizio,

É verdade, o José Neumanne Pinto tem razão, o Molusco é um genio... só que eu gostaria de saber de que lampada de Aladin esse genio saiu? Onde está o cara que encontrou essa lampada, e aonde ele deixou a rolha?
Alguém precisa enfiar o Molusco novamente na lampada, e jogar num lixão...
O BRASIL merece coisa muito melhor... não vejo a hora desse NEFASTO partir para encontrar-se com o seu criador... (?), pois será um alívio não ter que ouvir mais o seu nome!!!

observadordepirata disse...

Fiquem Atentos!
Dia 27 de Agosto prescreve o crime do mensalão! O ministro Joaquim Barbosa vem empurrando com a "coluna" a conclusão do maior assalto feito aos cofres públicos deste país, o que não o impede de frequentar com assiduidade os botequins da vida...

Este senhor foi nomeado pelo Capo Inácio da Silva e a conclusão do processo depende dele...

Pressionem, usemos a rede de uma forma mais contundente, denunciando a proximidade da prescrição!

Atenção! O dia é 27 de Agosto de 2011!!!

Carlos Vereza

Anônimo disse...

Lixo ocidental? Quem pensa assim não merece morar aqui.
Vai pra Israel. Quero ver você falar mal do governo de lá impunemente.

Anônimo disse...

Caraca, Lula falou que não ia ajudar na volta de bebedor de vinho em Paris?
Não é atoa que eu me rasgo por ele.
É isso aí Lula. A cambada se auto-exilou em Paris e ficou na mordomia lá.

Anônimo disse...

Blogueiro, o Neumanne não so foi amigo de Lula, como ainda é amigo de Lula. Essa de dizer que o sapo barbudo não é socialista...eu heim!!! Pode é não conhecer os movimentos revolucionários com propriedade, mas é um socialista sim, e mto tosco.
Outra: Dizer de forma quase que debochada de que Getúlio se matou por pouca coisa enquanto Lula dribla a corrupção é um achincalhamento dos verdadeiros homens públicos como Getúlio e tantos outros. Tirando o fato de que Nêumanne disse mais verdades do que firulas sobre Lula, acho positivo a avaliação do livro.
No entanto percebo um certo desdém do escritor se referindo ao país como que destinado ao fracasso.
Nêumanne apesar das letras e da vivência política, ainda se mostra o brasileiro um tanto quanto rude tal qual seu amigo apedeuta.

Anônimo disse...

O pior ñ é Lula ser o canalha, vigarista e semi-analfabeto q é e sempre foi, o pior é boa parte dos políticos, apesar de corruptos, mas letrados e cultos, ficar "cheiando o rabo" desse patife. E o zé povinho tbm... Que decadência! Que degenerescência!

Se acerto na Mega-Sena, saio do país e ainda faço lavagem cerebral para esquecer que um dia fui brasileiro...ô povinho chulé!!!!!

Anônimo disse...

E.T.Caro Aluizio
seus comentários sobre o despacho do cachaceiro com ministros da terrorista e o passeio do maior canalha desta nação com helicóptero destinado a transporte de acidentados, policiamento etc...
( no progressista e "locomotiva" estado do MA)
Eduardo.45

Anônimo disse...

nao acho que o brasil seja a maior latrina, nao.
o sistema eleitoral nao eh representativo.
se fosse um pouco mais proporcional talvez participasse da sua opiniao.
apesar do verniz o neumane eh outro brasileiro imoral?
eu acho o livro e a exposicao do lula como um genio eh coonestar a corrupcao generalizada e revolucao em curso.
eh absolver o maior criminoso do brasil que manipula tudo...dos jornais, revistas e tvs aos institutos de pesquisa.

Anônimo disse...

Prezado Aluizio

Do que vi da entrevista, tudo confirma o que V. vem afirmando - nosso destino, presente e futuro é continuar no lixão. Quando alguém se refere a outra pessoa como gênio, vem à nossa mente Einstein, Bach, Antonio Carlos Jobim. Luiz Inacio seria, no máximo, um gênio do mal como o Coringa, Dr. No, etc. A postura do autor do livro mais parece a de alguém que quer vender sua obra. Pelo jeito, só lendo o livro para descobrir a genialidade do personagem: será na capacidade de enganar, iludir, prometer e não entregar. Brasileiro é mesmo muito bonzinho. Sds

José Anibal - Taubaté

Anônimo disse...

NUNCA ANTES NA HISTORIA DESTE PAIS, HOUVE UM PRESIDENTE TÃO CORRUPTO COMO O SR. LULA.

Anônimo disse...

Ilustre Jorn.Aluizio Amorim
Na mesma linha da abordagem de Vossa Senhoria sobre o livro em questão,escrevi "Democracia Degenerada" (está na internet). Já tenho outros textos honrados com publicação nesse jornal. Obrigao.Sérgio Alves de Oliveira (do GESUL)