TRANSLATE/TRADUTOR

domingo, setembro 11, 2011

ESPECIAL: THE NAUDET BROTHERS DOCUMENTARY: UM DOCUMENTÁRIO IMPRESSIONANTE SOBRE O ATAQUE TERRORISTA DE 11 SETEMBRO.

Quem ainda não assistiu ao "9/11 - The Naudet Brothers Documentary", não deixe de ver, é terrivelmente fantástico. Vale dizer que o filme tem 1 hora e 44 minutos. Postei aqui no blog em setembro de 2010, no entanto aquele vídeo encontrado num site de filmes completos não está abrindo mais. Faço agora a postagem novamente editando-o a partir do YouTube, também completo e em apenas um vídeo único.

Esta postagem é uma homenagem póstuma do blog às vítimas do terrorismo islâmico, muitas queimadas vivas dentro das torres do WTC, naquele fatítico dia 11 de setembro de 2001.

Há exatos dez anos, portanto, milhares de inocentes foram assassinados pelo terrorismo. E é incrível que esse episódio de horror ainda inspire teorias conspiratórias que afirmam terem sido os próprios americanos os artífices da tragédia. Essas histórias estúpidas continuam sendo alimentadas principalmente pelos partidos e grupos esquerdistas acumpliciados como os terroristas.

O texto que segue comentando o documentário é do meu amigo jornalista paulistano radicado em Florianópolis, Álvaro Junqueira, a quem agradeço por ter enviado o link quando postei pela primeira vez aqui no blog. Vale a pena ver. Segue o comentário do Junqueira: 


Robert De Niro é o apresentador desse documentário que aborda o ataque terrorista que destruiu o Word Trade Center, em Nova York, em 11 de setembro de 2001. O filme traz imagens feitas antes, durante e depois da tragédia.


O material foi registrado por acaso pelos irmãos franceses Jules e Gedeon Naudet, que, ainda em julho, pretendiam registrar a rotina de um típico bombeiro norte-americano, acompanhando o dia de treinamento de um novato.


Por ironia do destino, eles estavam no lugar certo, na hora certa, e foram os únicos a registrar o início da tragédia, quando o primeiro avião atingiu uma das torres.


Dentro de uma das torres ou fora delas, as imagens dos dois irmãos se buscam o tempo todo.


Uma das câmeras tenta se aproximar da área do desastre. O irmão mais velho, Gideon, temia pela vida de Jules, o mais novo, cinegrafista ainda inexperiente que estava aprendendo a filmar. Com muita competência e talento, ele se tornaria uma "testemunha da história" ao mostrar as imagens exclusivas do choque do primeiro avião e do interior de uma das torres do WTC.


Em seus melhores momentos, as imagens do documentário são caóticas e confusas como a própria vida.


Ninguém, tanto o aprendiz de cinegrafista como os bombeiros veteranos, sabe muito bem o que está acontecendo ou o que fazer.


O medo está no olhar de todos. Pelas imagens, não se entende nem se tenta explicar nada. De repente, o som ao fundo cresce. Desta vez não são mais os corpos que caem, mas o mundo inteiro que está desabando. A torre ao lado começa a ruir, a poeira escurece tudo e a pequena luz da câmera do jovem Jules é que indica o único caminho para a fuga. Não se vê nada. A câmera de Gideon registra sua fuga desse inferno e testemunha, sempre "ligada", sua própria luta pela vida. 


Enquanto isso seu irmão, do lado de fora e junto às torres, era surpreendido pela avalanche de escombros. Ambos ficaram surpresos por terem sobrevivido.


A melhor "sonora" do documentário fica por conta de um policial que se irrita com a presença do jovem cinegrafista e sua câmera: "This is no fucking Disneyland". Não será preciso traduzir.


CLIQUE E SIGA ---> BLOG DO ALUÍZIO AMORIM NO TWITTER

Um comentário:

Anônimo disse...

Teóricamente,o pais mais seguro e bem estruturado do mundo,sofre um ataque feito por meia duzia de caras com um pano na cabeça,um ataque absurdo,que se os prédios caem para o lado na hora do impacto,imaginem o que ia acontecer...
Algo incognicivel aconteceu...
ABAIXO A DITADURA!
ABRAÇOS FRATERNOS!