TRANSLATE/TRADUTOR

quinta-feira, dezembro 01, 2011

BRASIL ENTRE OS PAÍSES MAIS CORRUPTOS

O Brasil ficou com a 73ª colocação no ranking divulgado nesta quinta-feira pela ONG Transparência Internacional que mediu a percepção da corrupção em 2011 entre 183 nações avaliadas. O país melhorou ligeiramente sua nota em relação a 2010, quando ficou em 69º lugar, passando de 3,7 para 3,8. Quanto mais próximo do topo da lista e da nota dez, menor é a sensação de que o país é corrupto.
A melhor colocada foi a Nova Zelândia, com 9,5. Dinamarca e Finlândia aparecem logo em seguida, com 9,4. A percepção de que o país é corrupto é maior na Coreia do Norte e na Somália, já que ambos ficaram na lanterna, com a nota 1. Segundo o levantamento da ONG, dois terços dos países classificados apresentaram nota menor que 5.
O Chile é o país da América Latina melhor colocado no ranking, aparecendo no 22º lugar. Com nota 7,2, ficou à frente de países desenvolvidos como Estados Unidos (24º) e França (25º). O Uruguai ficou a mesma nota 7 obtida pelo país de Nicolas Sarkozy, compartilhando a mesma posição na lista. Argentina (100ª), Equador (120ª) e Paraguai (154ª) ficaram com notas iguais ou menores que 3. A Venezuela obteve o pior resultado na América do Sul, ficando em 172º.
- O ano de 2011 viu o movimento por uma maior transparência tomar um momento irreversível, à medida que cidadãos ao redor do mundo exigem responsabilidades e transparência dos seus governos. Os países com altas notas mostram que, com o tempo, os esforços para melhorar a transparência podem se mantidos, bem sucedidos e beneficiar seu povo - afirmou o diretor executivo da Transparência Internacional, Cobus de Swardt.
Pesquisador de Transparência Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Fabiano Angélico diz que, como a pesquisa de trata de percepção, escândalos publicados na imprensa podem influenciar. Leia MAIS

MEU COMENTÁRIO: Notem que o editor do site de O Globo tratou de entrevistar esse tal pesquisador da FGV, cujas declarações tentam dourar a pílula. E ainda afirma que escândalos publicados na imprensa podem influenciar. Aposto todas as fichas que esse pesquisador deve ser simpático ao projeto do PT denominado de "controle social da mídia". Seguindo o raciocínio do representante da FGV, as reportagens de Veja que já derrubaram cinco Ministros de Estado, não deveriam ter sido publicadas, né?, assim o Brasil, este país espetacular, conseguiria melhorar a sua pontuação.
Notem também outra coisa: o Chile, que esses bobalhões da grande imprensa sempre fazem notar que é governado atualmente por partido de "direita", como se isso fosse um demérito, situa-se muito melhor que o Brasil e as demais tiranias cucarachas latino-americanas. Aliás, quase alcança a nota máxima do mínimo de corrupção.

CLIQUE E SIGA ---> BLOG DO ALUIZIO AMORIM NO TWITTER

2 comentários:

Atha disse...

Isso não é um Rato, seria um Renato do renacimento? Não, é Manhatan as Maens Hatans, as/os Babata Mamata Manhatan que chamam de Batabana em Hatazana e Zona.

Sam Spade disse...

Ok Aluízio, 100% de acordo. O Chile é o único país do subcontinente nhambiqura aceitável. Talvez seja obra de algum General. Se nossos generais tivessem feito um "Maracanasso" hoje não estaríamos sob o jugo lullopetralista.