TRANSLATE/TRADUTOR

domingo, fevereiro 12, 2012

ELEIÇÕES PRIMÁRIAS DA OPOSIÇÃO NA VENEZUELA ALCANÇAM EXCEPCIONAL PARTICIPAÇÃO E APONTARÃO QUEM ENFRENTARÁ CHÁVEZ NO PLEITO DE OUTUBRO DESTE ANO


Caracas: longas filas de eleitores esperando para votar nas primárias
A oposição venezuelana consegue um feito e tanto que são as eleições primárias que realiza neste domingo em todo o país e também no exterior. A oposição que sempre esteve dividida, com isto facilitando sucessivas reeleições do caudilho Hugo Chávez, desta vez deverá competir com apenas um candidato que expressará todo o cojunto de partidos oposicionistas. 
O que ocorre hojer na Venezuela é um fato histórico de toda a América Latina. Esse sistema de união das oposições venezuelanas vem sendo alinhavado a um bom tempo, desde que os partidos acordaram em criar a denominada Mesa de Unidade Democrática (MUD) que administra estas eleições primárias.
O vídeo acima é de uma entrevista com o presidente da MUD, Ramón Guillermo Aveledo, que expressa otimismo com relação ao processo de votação. Hoje à noite pelo menos uns 90% dos votos deverão estar computados indicando quem será o candidato oposicinistas que concorrerá às eleições presidenciais marcadas para 7 de outubro deste ano.
Em que pese o otimismo oposicionista, o fato é que o clima político venezuelano é de muita incerteza. Uma delas é o real estado de saúde de Chávez, que convalesce de tratamento de câncer e não se sabe até hoje qual órgão de seu corpo foi afetado pela moléstia. Isto tem alimentado rumores de que o câncer é apenas um esquema de marketing eleitoreiro. Por outro lado, cresce a desconfiança a respeito da lisura do pleito ocorrerá em 7 de outubro de 2012. Circula um vídeo que põe em xeque o sistema eleitoral montado pelo governo de Chávez que estaría, argumentam especialistas, suscetível de fraude em grande escala, conforme se pode ver AQUI.
Todavia, as eleições primárias da oposição que acontecem neste domingo poderão ter um efeito pedagógico no que concerce à política. Este pleito tem alcançado uma grande repercussão na mídia internacional.
É cedo, contudo, para fazer uma avaliação sobre as primárias. Resta saber se os candidatos derrotados nessa prévia assimilarão bem o resultado e permanecerão unidos até 7 de outubro. 
Tanto é que o dirigente da MUD admite que a partir desta segunda-feira começará a segunda fase do trabalho, talvez o mais difícil, que é a manutenção da unidade monolítica dos diversos partidos em torno do candidato que emergirá hoje das urnas.

Nenhum comentário: