TRANSLATE/TRADUTOR

quarta-feira, junho 06, 2012

PSDB RESPONSABILIZA FILHOTE DE LULA PELA GREVE NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS.

Lula, o inventor de Haddad.
Lideranças do PSDB unificaram o discurso nesta terça-feira, 5, para atacar a greve de mais de 15 dias que atinge cerca de 80% das universidades federais do País, deixando mais de dois milhões de estudantes sem aulas. Para os líderes tucanos, o responsável por essa crise é o ex-ministro da Educação e atual pré-candidato do PT à Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad. A atuação do ex-ministro, que chegou a ser classificada de "revolucionária" pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante entrevista ao Programa do Ratinho, na semana passada, é considerada precária pelos tucanos e, por isso mesmo, deverá ser utilizada como alvo de críticas pela campanha do tucano José Serra.
A estratégia de utilizar a greve nas universidades federais para criticar a atuação de Haddad no Ministério da Educação mobilizou desde o presidente nacional do PSDB, Sergio Guerra, e o líder do PSDB no Senado, Álvaro Dias, até lideranças locais em São Paulo, como o vereador Floriano Pesaro. "Ele (Haddad) terá muito a explicar, até porque deixou o governo para disputar uma eleição", criticou Dias. Para o líder do PSDB no Senado Federal, durante o tempo em que Haddad foi ministro, não houve planejamento no setor e sobraram planos eleitoreiros: "Muito marketing para pouco resultado."
Em entrevista à Agência Estado, Sérgio Guerra classificou de "fraudulento" o programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), desenvolvido por Haddad quando era ministro. "(O programa) foi anunciado de uma forma que não se confirmou, é fraudulento. A universidade do ABC, com problemas de gestão e logística, teve evasão de 42% (dos alunos) no ano passado. A gestão dele não o credencia a ser prefeito nem sequer a continuar como ministro. O que ele desenvolveu, nem o ENEM nem o Reuni, não convence ninguém", disse o presidente nacional da sigla.
Para o vereador Floriano Pesaro, Haddad criou "universidades de papel", sem recursos e em locais que faltam até água. Ao listar os problemas enfrentados pelos estudantes em universidades de todo o País, o tucano destacou que a gestão de Haddad chegou a inaugurar, em Guarulhos, universidades sem salas de aula e sem infraestrutura. E questionou o projeto de vereadores do PT de condecorar Haddad com a medalha Anchieta, a mais alta honraria do município: "Tenho argumentado que isso é uma afronta aos professores das universidades federais, que estão 80% parados. Isso faz parte do marketing eleitoral do PT, sempre criando factoides, são cidades cenográficas."
Sérgio Guerra chegou a fazer um comparativo das gestões de José Serra, como ministro da Saúde, e de Haddad, como titular da Educação. "Se (Haddad) tivesse sido um ministro da Educação como o Serra foi da Saúde, teria sido perfeito." E garantiu que o tucano convenceu não apenas os aliados, mas também os adversários quando esteve no comando deste ministério. E continuou nas críticas ao petista: "A greve (das universidades federais) é uma marca registrada de Haddad." Em seguida, questionou a legitimidade da candidatura do afilhado político do ex-presidente Lula: "Haddad não tem legitimidade. Não foi escolhido em prévias. (Foi escolhido pela) falta de democracia do Lula." Do site do jornal O Estado de S. Paulo

6 comentários:

Hermitão do Deserto disse...

Como ex-aluno da UFSC, eu gostaria de tecer alguns comentários sobre as universidades federais.
1. Essas instituições são verdadeiras máquinas de gastar dinheiro público sem dar o devido retorno à população que as mantém;
2. Ficam pesquisando absurdos do tipo "determinação de rotas para foguetes espaciais", "determinação do raio de curvatura do coco da bahia", etc e tal, quando, na verdade, o que a população precisa é decoisas práticas para resolver os problemas do dia a dia.
3. Começam pesquisas que custam o olho da cara e depois as deixam jogadas nos cantos, inacabadas, incompletas, sem fazê-las servirem para algo prático;
4. Mantém tudo o que fazem em segredo, como se o que eles fazem estivesse sendo feito com o dinheiro próprio, quando o que é feito dentro das unversidades deveria ser domínio público, pois tudo é feito com o dinheiro público.
5. Depois disso tudo ficam reclamando mais verbas. Eu diria a eles: façam bom uso do dinheiro que vocês tem e parem de gastar à toa que o povo não pode ficar sustentando lunáticos e sonhadores!!!

Anônimo disse...

Em Joiville,sobrou pro LHS...E o Carlito dançando lambada...

klauber C. Pires disse...

Caro amigo Aluizio,

Peço-te a ajuda para divulgar e apoiar a luta do Dr Miguel nagib, dono da ong Escola sem Partido.

O que está acontecendo: tramita no STF uma ação movida por ele para definir o domicílio do juízo em caso de ações impetradas por leitores ou pessoas que se sentirem lesadas com algum texto.

Ocorre que, num país de dimensões continentais como o nosso, a eleição do domicílio do impetrante é um grave perigo para a liberdade de expressão. Inclusive, há muitos casos de litigância de má-fé, nos quais os autores se prevalecem disso.

Por favor, leia o artigo Entenda a repercussão do Caso COC sobre o futuro da liberdade de expressão no Brasil - em http://libertatum.blogspot.com.br/2012/06/entenda-repercussao-do-caso-coc-sobre-o.html para saber mais detalhes.

Precisamos dar uma boa força ao Dr Miguel Nagib, inclusive, como amicus curiae. Podemos tbm subscrever uma petição pública ao STF.

Obrigado,

Klauber Cristofen Pires

Melissa disse...

Assim o PSDB faz oposição do jeito que o Brasil merece!
O senador Álvaro Dias sempre representa bem a vontade do público brasileiro, assim como o vereador Floriano Pesaro defende São Paulo dos absurdos propostos pelo PT. São ótimos políticos, precisamos deles!

Anônimo disse...

Sem falar que as universidades federais são guarida para estudantes profissionais, tipo pomar, com 29 anos. estudante de história, e inumeros outros vagabundos que deveriam estar trabalhando e não "estudando"!
Cavalaria nelles!!!
Eduardo.45

Morena Flor disse...

Olha gente, sinto muito, mas as coisas não devem ser tão levada do lado dos partidarismos não. O salário dos professores e as estruturas das universidades federais estão em um sucateamento só, portanto, esta "partidarização" das greves, como se tudo fosse culpa deste ou daquele partido devem ser vistas com cuidado. Tem um monte de professor por aí q já tá p... da vida com esta situação(estudantes e outros tb), portanto, qdo pessoas clamam por mudanças, nem sempre o fazem por bandeiras partidárias, sejam estas quais forem. Estudo na federal da BA, e COMO sei o quão péssimo andam as coisas por lá - e assim o é no Brasil todo, mesmo nos estados mais ricos e desenvolvidos do país. Portanto, não caio mais nesta tentação de colocar todo este estado de coisas nas costas de partidos. Todos estes erraram e os erros têm q ser corrigidos - em q pese q foi justamente no governo Lula/Dilma q a situação terminou de ficar mais caótica, é bom lembrar(daí os professores - mesmo os q seriam "petistas" - já estarem de saco cheio de tudo isso).

Melhores condições para as universidades e seus professores Já, pra ontem!