Em São Paulo já surge um novo nicho de mercado no transporte urbano: os táxis de luxo, que além do ar condicionado e bancos e couro, oferecem lap-top, internet, DVD e outras mordomias que ajudam os passageiros a suportar as longas esperas nos intermináveis congestionamentos.
Muitos executivos já estão utilizando esse tempo nas filas para realizar reuniões online e fechar negócios.
Entretanto, a tarifa custa 30% a mais que a cobrada por um táxi comum.
E aí eu fico pensando: bem que poderia ser alterado o horário do comércio, das repartições públicas e das escolas. Não será a solução total, mas minimizará muito o problema.
Acredito que essa alternativa terá que ser colocada em prática num futuro muito próximo. Trata-se de uma irracionalidade todo mundo sair de casa no praticamente no mesmo horário. É possível estender certos horários de trabalho para além das 18 horas.
Quando houver uma conexão total da população à internet será possível numa ampla gama de situações o trabalho em casa. Isto já está ocorrendo mas numa escala muito reduzida.
Não tenho dúvida sobre isso. Vai acontecer e não demora.
Mas a solução verdadeira para o caos urbano está no controle rigoroso da natalidade. Mas isto permanece um tabu absurdo e ninguém quer discutir seriamente esta alterantiva, a única que realmente funcionará e liquidará não só o problema do trânsito, mas todos os outros desde a agressão ao meio ambiente até a violência e a disponibilidade de alimentação.
6 comentários:
Tudo bem que a coisa começa a ficar neurótica e que o trânsito pára, mas essa repórter registra índices recordes de lentidão no microfone, hein...
Sim, Letícia. A reportagem parece coisa que amador. O vídeo é do UOL Provavelmente tem na direção de redação um desses executivos botocudos e bobalhões que contratam focas para fazer o serviço que exige profissionais experientes. Normalmente é para economizar e mostrar resultados para o chefão. Conheço esse filme, normalmente estrelado pela canalha botocuda do escritório.
apoio a mudança de horários.
Infelizmente a flexibilizacao dos horarios de trabalho nao funcionariam em SPaulo, pois os engarrafamentos ocorrem agora o dia todo, nao apenas em horarios de pico. Solucoes: pedagio urbano, incentivar Car poolers (direcao solidaria), aumentar a malha de metros, trens e bilhetes unicos, estabelecer idade para carros circulando (por exemplo so' permitir carros com até 10 anos de vida), aumentar o imposto de carros e de combustiveis (o preco barato artificialmente por questoes politicas incentiva o uso de carros por quem nao tem condicoes de mante-los), prisao para quem dirigir fortemente alcoolizado (nao o que esta lei preve atualmente, pois vai incentivar a propina para os "agentes da lei", tirar de circulacao motoristas com faltas graves, estabelecer corredores especiais para onibus, interligados aos metros e trens, incentivar taxis solidarios (pegar mais de um passageiro para o mesmo destino) e sem duvida incentivar e promover o controle da natalidade (voce está totalmente certo nesse item)!
Clovis - Sao Jose dos Campos/SP
É, Aluizio, voz de foca a gente a gente identifica pá-buf!
Eu trabalho há 4 anos em casa, e tenho alguns clientes. Pela natureza do serviço, faço quase tudo pelo computador. Quando há necessidade de troca de material físico, lançamos mão do motoboy da empresa, ou então eu mesma entrego ou vou pegar. Quando o esquema da empresa permite, faço isso depois das 11 da noite, ou nos finais de semana. Está cada vez mais difícil dirigir de dia: uma tarefa que normalmente levaria uma hora entre sair, entregar, bater um papo e voltar, me toma a manhã inteira de time, de money e de paciência.
Está iminente em São Paulo esse papo de horário de trabalho (que tenho ouvido há anos): ou flexibiliza aquilo que não depende de horário bancário ou um dia a coisa trava de vez.
E o transporte coletivo? Paulista ficou tao rico que nao pode mais "pegar um onibus"?
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