TRANSLATE/TRADUTOR

sexta-feira, junho 06, 2008

Cineminha do Blog

Este filme é um documentário do Circuito da Gávea de 1937. Reparem logo no início o pavilhão com as bandeiras. Ao lado da Bandeira do Brasil está lá a bandeira nazista, tremulando altaneira.

Nessa época o nazismo estava no auge. Pouco depois Getúlio Vargas mandou descer o sarrafo nos botocudos nazistas que se organizaram no Brasil e trocavam figurinhas com os galinhas verdes do Partido Integralista de Plínio Salgado.

É bom que se diga que Getúlio flertou com os nazis e foi tão populista que o Apedeuta vive se comparando com ele. Não é para menos.

O documentário está muito interessante, principalmente para os aficionados do automobilismo. A dica foi do meu prezado amigo Alexandre Raposo, jornalista carioca, escritor e tradutor da Record que recentemente decidiu viver aqui na Ilha.

Raposo é uma ótima pauta para os cadernos culturais dos jornais e rende uma entrevista e tanto. Passou por toda a imprensa carioca e hoje se dedica principalmente à tradução. A internet permitiu a Raposo “exilar-se” em Florianópolis em função da degradação lamentável do Rio de Janeiro que, apesar de tudo, é a Cidade Maravilhosa.

Um comentário:

Anônimo disse...

A bandeira da Alemanha, na época, era essa, a da suástica nazista. Como havia piloto alemão, a presença do pavilhão nazista era inevitável. Mas o alemão chegou em segundo, um italiano buona gente da Alfa Romeu/Ferrari ganhou a corrida, e nós ganhamos a guerra. Valeu...