TRANSLATE/TRADUTOR

quarta-feira, junho 04, 2008

E lá se foi J. T. Meirelles, músico excelente.

O saxofonista João Theodoro Meirelles, conhecido por J.T. Meirelles, que formou, com Manuel Gusmão (baixo), Luiz Carlos Vinhas (piano), Dom Um Romão (bateria) e Pedro Paulo (trompete) o célebre grupo instrumental Copa 5, morreu na terça-feira de madrugada, no Rio.

O músico sofria de problemas no estômago, que não chegaram a ser diagnosticados por médicos, conforme contaram amigos seus. Meirelles foi encontrado já sem vida pela ex-mulher e a filha, por volta das 7h30 da quarta-feira.

Foi neste horário que as duas chegaram ao apartamento em que ele morava - justamente para levá-lo a um hospital, onde o instrumentista seria submetido a exames. Ele tinha 67 anos.

O enterro, na tarde desta quarta-feira, no Cemitério do Catumbi, foi acompanhado por músicos de sua geração, como o pianista Osmar Milito e o saxofonista Nivaldo Ornelas, e admiradores mais jovens.

"Ele tinha certa resistência a procurar um médico. A família fez força nesse sentido, para que fosse feito um diagnóstico preciso, mas não conseguiu", lamentou o pianista Rafael Vernet, que tocou com Meirelles até o ano passado.

"Ele teve uma importância indiscutível para a música brasileira e felizmente teve esse reconhecimento, no final da vida", continuou Vernet, referindo-se ao relançamento de discos do saxofonista, que motivou uma série de shows pelo País e o deixou "muito contente." (Leia mais).

MEU COMENTÁRIO: lamento muito e fico triste com a morte de J.T. Meirelles. Era um dos melhores e mais competentes músicos brasileiros. Teve nos últimos anos vários de seus discos remasterizados, principalmente pela Dubas Música (selo do Rio de Janeiro), que tem feito um grande trabalho para resgatar o que há de melhor da música brasileira, especialmente da bossa nova.

Em homenagem póstuma a J. T. Meirelles, postei acima um clip com uma música dele “Beco do Gusmão”, que dá uma amostra de sua qualidade como músico, compositor, arranjador e improvisador jazzístico de grande criatividade. O vídeoclipe acima foi dirigido e produzido por Marcos Tola, da 6D, em 2004 em parceria com a Dubas Música.

Nenhum comentário: