TRANSLATE/TRADUTOR

quarta-feira, junho 25, 2008

Lech Walesa cai de pau no esquerdismo botocudo

Lech Walesa, o operário polonês do sindicato Solidariedade que chegou à presidência da Polônia, consolidando o processo de democratização daquele país que foi satélite da ex-União Soviética, falou à emissora de televisão venezuelana RCTV.

Walesa, que lutou contra o comunismo então dominante na Polônia, caiu de pau no regime cubano e nos demais regimes comuno-populistas que dominam vários países latino-americanos.

A entrevista foi veiculada pela RCTV, aquela que o bufão Hugo Chávez cassou a concessão da transmissão aberta. Hoje a RCTV opera apenas no sistema de TV a cabo.

Vale a pena ver e ouvir esta entrevista (em espanhol). Constata-se, como já afirmei várias vezes aqui, que nos países que viveram sob a tirania do comunismo ninguém mais quer saber de esquerdismo.

2 comentários:

Suzy disse...

Aluizio, vai, recebe o seu “Premio comprometido en defensa de la Libertad y la democracia” e veicula a reação dos blogs venezuelanos contra o Huguito!

Grande abraço

Rodrigo Castelan Carlson disse...

O que vem a seguir pode ter um viés devido à minha memória, mas é basicamente o que se passou. Aqui pela Grécia o que não falta são cartazes com foice e martelo nas ruas. Um dia andando de carro com um amigo polonês ele disse: "Não entendo por quê tem tanto pôster comunista neste lugar. Faz mais de 20 anos que todo mundo quer se livrar disso..."
Ingenuamente perguntei se a Polônia tinha melhorado depois do fim do comunismo. Ouvi um sonoro "Mas é claro!" seguido das seguintes ressalvas: "O problema é que em vez de prenderem ou matarem os comunistas, deixarem eles soltos. Assim, eles continuam em órgãos estatais e grandes empresas interferindo no bem estar do Estado."