Nos bons tempos da bossa nova e de um Rio de Janeiro de paz, amor sorriso e flor, da janela via-se o Corcovado, que lindo...hehehe...agora se vê uma câmera da Rede Globo apontando para o apartamento da irmã de Daniel Dantas, o Doutor Silvana botocudo.
Ao ler o texto do podcast do Diogo Mainardi, me veio à mente aquela época já confinada nos confins do tempo, quando Tom Jobim, o único gênio da música brasileira e entre os maiores internacionais, morava num apartamento da Rua Nascimento Silva, 107, quando ensinava à Elizete as canções de Canção de Amor Demais.
De qualquer dessas paragens cariocas, outrora bucólicas, onde da janela era possível ver coisa bonitas, e que inspirou Tom a compor “Corcovado”, um clássico da bossa nova, hoje quando não se flagra os botocudos assaltando e matando transeuntes, pode-se perfeitamente assistir ao vivo e em cores, com direito a repeteco no Jornal Nacional, lances espetaculares de operações policiais que culminam com grã-finos algemados para o delírio da galera.
No lugar da leveza sincopada da bossa, o batuque kitsch do pagode, hip-hop ou do funk botocudo.
Diogo Mainardi é menos afortunado que Tom Jobim, ainda que cada olhadela de sua janela renda uma crônica. Pode parecer a crônica do absurdo, mas não é. É realidade botocuda.
No seu último podcast ele faz um inventário de todo esse imbróglio. Confira.
quinta-feira, julho 10, 2008
Da janela já se viu o Corcovado, que lindo...
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Postado por
Aluizio Amorim
às
7/10/2008 10:35:00 PM
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
______________________
Melhores anos de minha vida! Cresci debaixo dos braços estendidos (radicalmente) sobre mim! Meu quarto, com uma grande varanda para trás da casa, ficava como se fosse sob o braço direito do Corcovado. Era um visual impressionante ver aquele paredão de pedra vertical e lá em cima aquele monumento espetacular. Em noites de lua cheia, onde o arco de sua trajetória a conduzia sobre a cabeça da estatua a vibração era surreal. Rua Miguel Pereira, Humaitá, Botafogo, RJ, um lugar que por mim nunca será esquecido!
________________________
Acredito, Anônimo. Tive a oportunidade de ainda ver o Rio de Janeiro com algum charme e glamour de seu passado glorioso. Ainda é a Cidade Maravilhosa, não fossem os botocudos, essa maldição que está dominando o Brasil, principalmente depois que Lula e seus sequazes chegaram ao poder. Lamento, lamento muito pelo trágico destino do Rio de Janeiro. Quem sabe ainda aparecerá por aqui um presidente tipo Álvaro Uribe, da Colômbia, e decida por fim a essa imundice que está destruindo a Nação brasileira.
Obrigado pelo seu bom comentário.
Postar um comentário