TRANSLATE/TRADUTOR

quinta-feira, julho 10, 2008

Habeas libera Dantas. De quem você tem medo?

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, mandou soltar nesta quarta-feira (9) o banqueiro Daniel Dantas e a irmã dele, Verônica. Ambos foram presos durante a Operação Satiagraha da Polícia Federal (PF), que investiga desvio de verbas públicas e crimes financeiros.

Também foram beneficiadas pela decisão outras nove pessoas presas na operação, entre funcionários, acionistas e diretores do Opportunnity.

São eles: Daniele Silbergleid Ninnio, Arthur Joaquim de Carvalho, Carlos Bernardo Torres Rodenburg, Eduardo Penido Monteiro, Dório Ferman, Itamar Benigno Filho, Norberto Aguiar Tomaz, Maria Amália Delfim de Melo Coutrin e Rodrigo Bhering de Andrade. Gilmar Mendes mandou expedir de imediato o alvará de soltura em favor dos beneficiados, que será enviado à Polícia Federal em São Paulo.

Ele afirmou que não há “fundamentos suficientes” para justificar a prisão temporária dos pacientes.

Depois de receber as informações da Justiça Federal de São Paulo, o presidente do STF sustentou que a coleta de provas já foi cumprida e que não há hipótese legal para a manutenção da prisão para interrogatório.

“Não há fundamentos suficientes que justifiquem o decreto de prisão temporária dos pacientes, seja por ser desnecessário o encarceramento para imediato interrogatório, seja por nada justificar a providência para fins de confronto com provas colhidas”, destacou Gilmar Mendes.

Gilmar Mendes concedeu um pedido de habeas corpus solicitado pela defesa. Ele tomou a decisão após analisar informações encaminhadas pela 6ª Vara Criminal Federal de São Paulo sobre a prisão temporária do banqueiro e da irmã e sobre as medidas de busca e apreensão feitas pela PF. (Do site G1).

MEU COMENTÁRIO: por enquanto estou aguardando a revista Veja que chega às bancas no próximo sábado para saber a verdade sobre tudo isso.

Por enquanto, limito-me a indagar aos prezados leitores do blog, especialmente aqueles que vivem em áreas de alto risco, dominadas pelos botocudos, como por exemplo a proximidade das favelas do Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba e Porto Alegre, que são metrópoles, embora aqui em Florianópolis os botocudos já estão agindo também.

Pergunto: quando você anda pelas ruas de quem você tem medo? Do Daniel Dantas, do Pita e do Nahas ou dos botocudos que estão de olho em você o tempo todo prontos para lhe atacar podendo lhe tirar a vida?

Quem você deseja que seja algemado e preso imediatamente? Os botocudos assassinos vagabundos que são defendidas pelas ONGs de direitos humanos ou Dantas, Pita e Nahas?

Isto, se é que me entendem, não quer dizer que esteja a proteger o trio em questão. Muito pelo contrário.

Se meteram a mão no jarro que sejam processados e punidos na forma da lei e, juntamente com eles, ahá! mensaleiros petralhas, fabricantes de dossiês fajutos, mamadores de cartões corporativos governamentais, carregadores de dólares na cueca, comedores de bolas e demais ladravazes dos cofres públicos.

Fogo nos botocudos? Sim, desde que sejam todos os botocudos alcançados pelo implacável fogo da lei e da ordem.

E não precisa nem mesmo convocar a mídia e desnecessário será batizar a operação policial que, aliás, deve ser protegida com adequada discrição, como fazem as polícias de Nações civilizadas de conformidade com a Constituição do Estado.

Apenas isto.

14 comentários:

Anônimo disse...

Experimente roubar uma galinha. Ou um pote de margarina...

Anônimo disse...

Aguardando a revista Veja pra saber a verdade? Muito boa, Aluizio. Estou gostando do toque de humor que você está dando aos posts, chega daquela coisa amargurada, né?

Anônimo disse...

Deixa eu ver se entendi: Como o Dantas não representa risco físico, ele não deveria ser prioridade em termos de segurança pública? Deixa em te perguntar uma coisa (se é que meu comentário sem palavrões ou ofensas vai ser aprovado): Quantos milhares de criminosos comuns são resultado de perversões do sistema financeiro? Quantas federeções terá o banqueiro colocado as mãos e desvirtuado a função da entidade, que é promover desenvolvimento, gerando oportunidades, e transformando-as em discretos prelados do mercado de capitais? Quem pensa que você tem preconceito contra o que chama de 'botocudos', está redondamente enganado. Seu negócio é outro... Talvez um dos 8 mandados que faltam cumprir chegue aí no sul... Pena que você não tem relevância o suficiente pra merecer um destes.

Anônimo disse...

_______________________
Que pergunta gozada! Quais vocês preferem que sejam presos, ‘esses’ ou ‘aqueles’?_______________________

Anônimo disse...

_______________________
Que pergunta gozada! Quais vocês preferem que sejam presos, ‘esses’ ou ‘aqueles’?
_______________________

Anônimo disse...

Dizem que Dantas ameaçou entregar todo mundo!!!!!!!!!!
Os Nardonis que mataram uma menina estão na cadeia mas quem rouba dinheiro público e joga o Brasil na desigualdade social,na fome e na miséria vai pra rua!

Anônimo disse...

Parabéns, Aluizio. O blog continua democrático. Confesso que senti um frio na barriga quando apareceu aquela mensagem: "seu comentário será avaliado pelo dono do blog...".

Vai ter que aguentar as indagações levemente desrespeitosas e maliciosas que gosto de fazer aqui.

Gosto muito de discordar contigo, obrigado por manter o espaço sem censura.

Ricardo Rayol disse...

quero que todos vão presos os colarinho brancos ou não.

Anônimo disse...

eu sou o leu leutraix e agora estão querendo amordaçar a internet vai chegar dias que blogs como o meu www.leuleutraix.blogspot.com e este que somos da extrema direita eu o leu leutraix sou da extrema direita como disse logo eles nos calam o senado já aprovou um projeto nesse sentido os blogs que recomendo uma leitura diária é esse e o alerta total eu sou o leu leutraix

Anônimo disse...

Aluizio, tu és de extrema direita mesmo? Isso ainda existe? Esse leu sempre aparece por aqui. Isso é piada, sarcasmo, ou ironia?

Aluizio Amorim disse...

Jack, você que acompanha o blog e sempre comenta aqui e, presumo, deve ler o que escrevo, sabe perfeitamente que não sou de extrema-direita. Sou um liberal democrata e, por isso mesmo, contrário a qualquer tipo de ditadura seja de qualquer matiz ideológica for. Como posso ser de extrema-direita se defendo o liberalismo, a democracia, o estado de direito, a alternância do poder?

Anônimo disse...

Eu sei. Mas viu como as pessoas se confundem? Esse Leu é teu leitor, inclusive utiliza teus textos no blog dele, e acha que tu és de extrema direita. Não é ironia nem sarcasmo não.

Aluizio Amorim disse...

Os da direita me acusam de ranço esquerdista, os da esquerda de reacionário e direitista, outros ainda acham que sou de extrema-direita. Putz! Nunca pensei que pudesse suscitar tanto debate em torno do meu pensamento e muito menos que este blog tivesse tamanha influência na blogosfera e pautasse a própria mídia tradicional.
Bom, neste caso o que eu penso e digo no blog deve estar levando muito gente a algum tipo de reflexão.
Se isto está acontecendo já é alguma coisa, não?

Anônimo disse...

Já é alguma coisa, e é excelente.