Abre ao público hoje no parque Ibirapuera a exposição "Einstein", sobre o legado científico e cultural do físico alemão Albert Einstein, adaptada e ampliada a partir de uma mostra concebida pelo Museu Americano de História Natural, em Nova York. As instalações exibem objetos pessoais, fotos, fac-símiles de cartas e manuscritos e máquinas interativas.
"A proposta é retratar esse personagem histórico, mas de uma forma que as pessoas consigam entender essas teorias extremamente complexas por meio de interatividade", diz Bianca Rinzler, diretora do Instituto Sangari, que organizou a mostra. A coordenação científica da versão brasileira da exposição é do físico Marcelo Knobel, da Unicamp.
"Tentamos desmistificar um pouco a pessoa dele [Einstein], que foi alguém como nós; enfrentou problemas familiares, divórcio etc.", diz. O lado genial e singular de Einstein, porém, está amplamente retratado na exposição, sobretudo em painéis de textos e ilustrações didáticas.
A exposição foi aberta a jornalistas ontem, mas a maior parte das obras interativas ainda não havia sido instalada para a estréia, confirmada para hoje. Está prometida a projeção de filmes em 3-D explicando as teorias da relatividade.
Há também brinquedos mostrando movimentos dos átomos e princípios da física quântica. Uma boa parte dos setores inéditos da exposição brasileira tratam da relação das teorias de Einstein com o país, bem como de sua visita em 1925. Há uma seção com trabalhos de artistas plásticos brasileiros sobre o físico. (RAFAEL GARCIA) - (DA Folha de São Paulo desta quarta-feira).
MEU COMENTÁRIO: Se não fosse o risco que representa o excesso de botocudos em São Paulo iria ver essa exposição sobre o grande Einstein.
quarta-feira, setembro 24, 2008
Einstein cercado de botocudos por todos os lados
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Postado por
Aluizio Amorim
às
9/24/2008 04:04:00 AM
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
______________________________
Dá um tempo também não é mesmo? Vá lá ver sua exposição e pare de se preocupar com os outros, em tudo. Acho muito bom que todos tenha a chance de participar dessa amostragem, inclusive os botocudos.
Acho também que você está precisando fazer uma viagem de retiro meditativo,.... de preferência à lua, he,he,he,...
Os que a fizeram voltaram pianinho, pianinho,...
http://www.youtube.com/watch?v=5n6O9Sz70h0
_______________________________
Botocudo é quem não sai ou não pode sair de casa, inclusive este bloguista aqui.
Carlos Eduardo
Postar um comentário