No dia em que a Bovespa derreteu e na semana em que o dólar subiu 20% em relação ao real, Lula, o imperador do Brasil voltou a criticar os Estados Unidos e afirmou: “Nós estamos tranqüilos de que vamos tocar o barco do jeito que vínhamos tocando, a final de contas o Brasil não vai jogar fora essa oportunidade”.
Leiam e tirem as suas próprias conclusões:
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cobrou uma solução por parte do governo e do Congresso dos Estados Unidos para resolver a crise dos mercados financeiros internacionais. De acordo com Lula, o pacote do governo americano foi rejeitado porque "nessa altura do campeonato tem gente tentando tirar proveito".
Lula disse que os políticos norte-americanos não podem deixar que a proximidade das eleições presidenciais interfira na gestão da crise.
"Eu penso que está na hora de o Congresso americano e de o governo americano assumirem a responsabilidade que lhes cabe nesta história, ou seja, não permitir que a disputa eleitoral que vai se dar em novembro interfira na discussão do plano econômico", afirmou. "Eles criaram um rombo no sistema financeiro, então agora tem que tampar esse buraco para poder deixar o mundo tranqüilo", acrescentou.
O presidente afirmou que o governo brasileiro acompanha de perto os desdobramentos da turbulência dos mercados.Segundo ele, houve uma reunião hoje entre ele, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, e o presidente do Banco Central (BC), Henrique Meirelles, para discutir o cenário.
O ministro do Desenvolvimento, Miguel Jorge, também participou do encontro.Lula afirmou que embora a crise seja grave e que vá diminuir o crédito no mundo, o país segue seguro, com tendência de alta nas exportações, crescimento nas importações de máquinas e equipamentos e avanço na indústria.
Para Lula, o Brasil "não vai jogar fora essa oportunidade, depois de tanto anos esperando para crescer, em função da crise americana".
De acordo com o presidente, a equipe econômica do governo se reúne sistematicamente para monitorar a crise.
"Estamos conscientes do que está acontecendo no mundo. Nós estamos tranqüilos de que vamos tocar o barco do jeito que vínhamos tocando, afinal de contas o Brasil não vai jogar fora essa oportunidade", reiterou. (Leia mais).
segunda-feira, setembro 29, 2008
Lula sobre a crise: "Nós estamos tranqüilos".
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Postado por
Aluizio Amorim
às
9/29/2008 09:03:00 PM
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
"Lula sobre a crise: "Nós estamos tranqüilos"."
Ufa, assim fico mais tranquilo. Me ve 100 mil em acoes bancarias!
Postar um comentário