TRANSLATE/TRADUTOR

terça-feira, outubro 07, 2008

A sociedade quer saber a verdade sobre a crise

Há pouco zapeando pela internet constatei que lá no blog do Cubano a sua defesa das afirmações de Lula, segundo as quais o Brasil está preparado para crise e coisa e tal.

Chegou a destacar a frase em que o Apedeuta ataca o FMI, o que é uma tremenda bobagem, coisa de ignorante e não de um Presidente da República.

Os petralhas acham que todos são iguais a eles. O PT é que sempre torceu para o pior, aliás, vive tramando e armando, fazendo markenting, menos governando.

Depois Cubano transcreve afirmações de autoridades governamentais insinuando que opositores de Lula torcem para que a crise chegue ao Brasil. Ora, já chegou e tanto é que o governo já fez várias intervenções através do Banco Central.

É claro que a veiculação de informações sensacionalistas serve apenas para açular o efeito manada. Entretanto, a forma como Lula conduz a questão é que leva a sociedade brasileira a essa terrível desconfiança que pode induzir ao pânico generalizado.

Tem razão o ex-Presidente Fernando Henrique Cardoso (veja mais abaixo) quando alerta de forma serena sobre a realidade da crise cobrando mais responsabilidade e transparência do Governo.

Veja a tabela que segue e que está no site da revista Amanhã, editada em Porto Alegre, sobre como oscilam as ações de grandes empresas aqui do Sul do Brasil, inclusive algumas aqui de Santa Catarina, como a WEG e a Karsten. Notem que o BESC que é banco estatal, também sofre a desvalorização de suas ações.

Portanto, o governo tem de fazer como fez o Presidente Bush. Admitiu o problema oficialmente e apresentou as soluções que tinha em mãos submetendo-as ao Congresso. Ou então como fez o próprio presidente Fernando Henrique quando durante o seu governo criou o Proer, saneou o mercado e evitou o pior.

Recomendo que Lula também dê uma olhada nesta tabela.

Oscilação na semana

Trafo

9,8%

Souza Cruz

7,2%

Besc

6,5%

Renar

3,8%

Copel

2,7%

Karsten

1,0%

Tractebel

0,4%

Grendene

-0,9%

Mundial

-2,2%

Fras-Le

-2,4%

Perdigao S/A

-2,8%

Weg

-3,0%

Celesc

-3,3%

Rasip Agro

-4,2%

Teka

-4,4%

Sadia S/A

-5,0%

Sanepar

-6,6%

Tupy

-7,4%

Forjas Taurus

-7,6%

Lojas Renner

-8,1%

Whirpool

-8,8%

Ienergia

-9,1%

Wiest

-9,1%

Pettenati

-9,4%

Grazziotin

-10,6%

Schulz

-11,0%

Wetzel S/A

-14,4%

Gerdau Met

-14,5%

Gerdau

-15,9%

Savirg

-16,9%

Randon Part

-17,4%

Marcopolo

-18,8%

ALL Amer Lat

-31,6%

Um comentário:

Anônimo disse...

Mais um vocabulo para o "Mis novu dissionariu LulloPeTista"

Pacote Economico= Medida Provisoria para socorrer os bancos e instituicoes financeiras.