TRANSLATE/TRADUTOR

sexta-feira, novembro 07, 2008

Crises sempre fazem surgir líderes carismáticos


Reparem a reação das pessoas ovacionando Obama

A ascensão do nazismo deve-se, em grande medida, à crise econômica mundial advinda do crack da Bolsa de Nova York em outubro de 1929.

Esta crise foi se acelerando até 1932. A produção industrial, tomando por base o índice de 100% para 1929, baixou para 88,3% em 1930, 71,7% em 1931; 59,8% em 1932 e 66,8% em 1933, enquanto que o número de desempregados atingia 6 milhões, contra os 3 milhões registrados antes da crise de 1929.

Em 29 de janeiro de 1933, Hitler foi nomeado como primeiro-ministo da Alemanha.

Pouco tempo depois transformava-se no Führer, o chefe, com poderes totais e com o apoio da maioria dos alemães, dentre eles industriais e banqueiros. O resultado da ascensão do nazismo ao poder todos sabem no que resultou.

Episódios de crise sempre abrem oportunidade para o surgimento de lideranças carismáticas, nas quais as massas depositam a sua fé acreditando em seus poderes até mesmo sobrenaturais para mitigar os efeitos devastadores de uma crise. E crises são sempre econômicas.

O vídeo acima é a íntegra, em alta qualidade, do filme O Triunfo da Vontade, de Leni Riefesthal. E dá uma idéia concreta do que era o nazismo, já que é um documentário que foi especialmente produzido para alimentar a crença das massas nas qualidades do tirano, sua força e seus poderes sobrenaturais.

Quando vi aquelas massas em Chicago ovacionando fanaticamente Obama, querendo tocá-lo; quando vejo a unanimidade da grande imprensa a render-lhe sistemático destaque sem qualquer tipo de questionamento; quando vejo os tiranos louvar sua eleição, não posso subverter a história. Retorno no tempo para dela extrair algumas lições.

O mundo vive uma crise que pode ser pior que a de 1929. O país mais castigado por enquanto é os Estados Unidos, como foi a Alemanha na época do crack que derrubou as bolsas.

Um obscuro senador em primeiro mandato logra uma das maiores vitórias eleitorais já registrada nos Estados Unidos. Terá maioria em ambas as Casas do Congresso e no Colégio Eleitoral massacrou seu opositor chegando perto dos quase 100% dos votos.

Continuo torcendo para que tudo isso seja apenas um pesadelo.

7 comentários:

Anônimo disse...

ALÔ izio
Gostaria que comentasse algo a respeito das palavras de nossa ilustre líder petista no Senado - santa-padroeira dos mensaleiros - Ideli Salvatti: "O PMDB que brinque para ver" sobre a possibilidade do PMDB presidir as duas casas. Aliás, logo ela estará de volta ao aconchego da ilha, fazendo-lhe companhia...não será fantástico? He he. Que ilha pequena, não?
Abs Artur

Anônimo disse...

Mais uma que deveria ter o mesmo destino da martaxa: ser enkassabada e desaparecer!
Ponto 50 nella!
Eduardo

Anônimo disse...

aquele povo nao é burro. é lutador.
eles tem a maior ganancia possivel.

obama está rodeado de white people nao se enganem.

as coisas nao podiam ser piores por lá.

e os problemas nem começaram ainda. vao ter de colocar muita grana, muito tempo e muito trabalho para sair da crise, e antes essa geração ai vai esperimentar a pobreza.

probLemas maiores sentiremos nós.

Anônimo disse...

Caro Aluizio,parabéns!!!


Me permita uma especulação,quiçá delirante-ou não-,quem sabe,hehe:será que os grandes e poderosos donos do dinheiro mundial(por favor,gente,não estou querendo generalizar),que,segundo alguns,já decidiram como será o mundo daqui em diante,não estão com Obama,trabalhando com ele para este fim???!!!E está crise não foi,quem sabe,planejada para que atingisse esta presente dimensão e escala,para pretexto e proveito desta referida putada que pretende,dizem,mudar o mundo,agora facilitada pela escolha e eleição desta incógnita chamada Obama-para alguns representando a BESTA,ou o ANTICRISTO???!!!

Estou com uma pulga atrás da orelha!!!

Vocês sabem,não faltam por aí malucos querendo "melhorar" o mundo!!!Se esquecem, estes,infelizmente,de que pessoas bem intencionadas,que desejam "salvar" a humanidade,"ajudar" os pobres,o inferno está cheio,hehe...

Anônimo disse...

Nos EUA é simplesmente impressionante. Quase a mídia inteira está com Obama, todos os Artistas de Hollywood, sem contar Fidel, Hamas, AlQaeda e outros.

Anônimo disse...

Com todo respetio ao seu texto, não é novidade nenhuma o que você está dizendo. Falou-se a mesma coisa na época do Juscelino Kubitchek, do Collor, do Lula, Hugo Chavez, etc...É sempre o mesmo discurso reducionista e comparativo.

Anônimo disse...

Com todo respeito ao seu texto, isso não é novidade nenhuma. Falou-se a mesma coisa na época da posse de JK, da eleição do Collor, do Lula, etc...

Existem até teorias de psicologia de massa para explicar estes movimentos.

É sempre o mesmo discurso reducionista e comparativo.