Em Gambá Serra do Sol, sem a presença do arrozeiros muitos índios vão ficar desempregados. Esta reportagem da Globo mostra de forma clara o equívo dos ministros do Supremo nessa decisão ainda provisória, já que a setença será prolatada só no decorrer do próximo ano.
Reinaldo Azevedo em seu blog (links) faz uma análise cuja leitura recomendo. Em post mais abaixo já havia me reportado ao fato de que esses remanescentes dos aborígenes estão completamente aculturados, vivem do trabalho assalariado e nada indica que a demarcação contínua de Gambá vá beneficiá-los.
Quem não viu ainda esta reportagem vale a pena dar uma olhada.
O Estado brasileiro fará muito mais em favor dos índios integrando-os definitivamente à sociedade brasileira, e não os confinando em reservas, pois ficam expostos à exploração dos espertalhões que manipulam uma centena de ONGs que age em Gambá Serra do Sol.
Um comentário:
Alu,
O Orlando publicou um post que me deixou....completamente de mudança para outlas plagas! Espia ISSO!
Liberado o Edital do Programa de Ação Afirmativa do Instituto Rio Branco – Bolsa-Prêmio de Vocação para a Diplomacia, que tem como objetivo incentivar e apoiar o ingresso de afro-descendentes na Carreira Diplomática.
O candidato selecionado receberá uma bolsa-prêmio no valor total de R$ 25.000,00, a ser desembolsado parceladamente entre março e dezembro de 2009. O valor deverá ser utilizado para custeio de material bibliográfico e para pagamento de cursos preparatórios ou de professores especializados nas disciplinas exigidas pelo Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata, realizado anualmente pelo Instituto Rio Branco.
INFORMAÇÕES GERAIS
Inscrição: até 26 de dezembro de 2008
Onde se inscrever: http://www.cespe.unb.br/concursos/irbrbolsa2008.
Primeira etapa: 10 e 11 de janeiro de 2009.
Segunda etapa: entre 3 e 6 de março de 2009.
Resultado: 18 de março de 2009.
O bolsista deverá se inscrever no CACD de 2010, e será isento da taxa de inscrição.
ESTRUTURA DO CONCURSO
Primeira Etapa
A) Prova Objetiva (eliminatória e classificatória): no estilo "Certo ou Errado", com 60 itens de Língua Portuguesa e 40 de História do Brasil e Política Internacional. Em 10 de janeiro de 2009.
B) Prova de Redação: Redação em Língua Portuguesa (eliminatória e classificatória) e em Língua Inglesa (classificatória). Em 11 de janeiro de 2009. Segunda Etapa (eliminatória e classificatória):
A) Análise de Documentação e do Plano de Estudos e Desembolso encaminhados pelo candidato no momento da inscrição.
B) Entrevista Técnica.
REQUISITOS• Ser brasileiro nato.
• Ser afro-descendente (negro), condição a ser expressa por meio de autodeclaração.
• Estar em dia com as obrigações eleitorais.
• Estar em dia com as obrigações do Serviço Militar (para os candidatos do sexo masculino).
• Ter concluído curso de graduação de nível superior, em instituição de ensino credenciada pelo Ministério da Educação (MEC), ou estar habilitado a concluir curso dessa natureza até o final de 2009.
• Ter completado a idade mínima de 18 anos até a data da publicação do resultado final do Processo Seletivo.
• Ter seu currículo cadastrado e atualizado na Plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/index.htm.
(Fonte: curso Clio).
Postar um comentário