TRANSLATE/TRADUTOR

segunda-feira, janeiro 19, 2009

A DESASTRADA DIPLOMACIA PETRALHA

Nos últimos dias o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, dedicou parte de seu tempo a um périplo por países do Oriente Médio, como Israel, Palestina, Síria, Jordânia e Egito, numa missão de paz entre o Hamas e Israel.

Se, em outros continentes, houvesse demandas pela presença do ministro brasileiro para tratar de temas variados nas áreas de defesa, meio ambiente, contatos com os sul-americanos ou com os países do Hemisfério Sul, não haveria problema de quadros qualificados.

O modelo adotado pelo governo brasileiro criou a figura de vários chanceleres. No início do mês, o ministro de Assuntos Estratégicos, Mangabeira Unger, atropelou o Itamaraty e se reuniu com a equipe do presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, para os primeiros contatos diplomáticos entre os dois países.

Tratou de temas caros à diplomacia nacional, como alianças comerciais e militares.

Antes, Mangabeira reuniu-se com o presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, e seus principais ministros, para tratar de acordos na área de defesa e da ciência e tecnologia. Em ambas as ocasiões, ele estava autorizado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. (Leia MAIS)

3 comentários:

Ferra Mula disse...

Sem falar na confusão criada com a Itália.

Loocio, Tatee disse...

Aluízio... mais uma tetinha não faz mal a ninguém, não é mesmo? afinal o din-din vem do mesmo lugar sempre!

http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,filho-de-lula-ganha-cargo-na-prefeitura-de-sao-bernardo,309010,0.htm

Anônimo disse...

Diplomacia petralha é mais uma grande piada. Só não ganha do lulla inteligente e diplomado (Hussein Obama).
Deus nos livre!
Ponto 50 nelles!
Eduardo.50