TRANSLATE/TRADUTOR

sábado, fevereiro 14, 2009

AÉCIO NEVES FOI FERRADO PELA MOSCA AZUL

O governador de Minas Gerais, Aécio Neves, comunicou ao PSDB que exige prévias e estabeleceu um prazo para que o partido regulamente o modelo das primárias tucanas: a data-limite é 30 de março e nem um dia a mais.

Ele está preocupado com a resistência dos paulistas e se irritou com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, por conta da defesa da antecipação da escolha do nome tucano, sob a alegação de que a candidatura da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), já está posta.

O que preocupa Aécio é que FHC reclamou do fato de o PT estar correndo sozinho, mas não falou em prévias para escolher o candidato da oposição.


O governador entendeu que, se for para apressar a definição sem uma consulta ampla e democrática às instâncias partidárias, é porque o escolhido não será ele, e sim o governador paulista, José Serra.

Nesse cenário, caso as primárias tucanas não saiam até março, estará explicitado o racha e o governador vai se considerar "liberado" para articular alternativas que o atendam no processo sucessório. No limite, admite até a hipótese de sair do partido. (Leia MAIS)

MEU COMENTÁRIO: É incrível a atuação política de Aécio. Está claro há muito tempo que esta eleição é de José Serra, que tem densidade política e capilaridade nacional muito maiores do que o governador mineiro. Tanto é que várias pesquisas que já foram feitas sobre sucessão indicam folgada vantagem do governador paulista.

Nas últimas eleições para prefeito, Aécio teve que suar a camisa para eleger o prefeito de Belo Horizonte, a mostrar que prestígio pessoal é muito difícil de transferir. Mais ainda quando persiste em disputar bola dividida, quando a política requer ponderação e astúcia, qualidade que Aécio parece não ter herdado de seu tio, o habilidoso e diplomático Tancredo Neves.

Ao admitir a hipótese de sair do partido, Aécio está dando um tiro no escuro. Ainda é jovem, tem muito tempo pela frente. Poderia ocupar uma pasta importante no ministério de Serra, em caso deste ser eleito, preparando-se como candidato natural do partido na sucessão de Serra.

Se pensa em se mudar para o PMDB, vai encontrar um partido esfacelado e dividido. O Senador Jarbas Vasconcelos já deu a senha nessa entrevista que está na revista Veja desta semana e que postei na íntegra, abaixo, aqui no blog.

A entrevista de Vasconcelos mexe fundo no tabuleiro político da sucessão. Suas revelações não são gratuitas e sinalizam que Serra será o candidato do PSDB com o total apoio do DEM e de expressiva parte do PMDB que, esfacelado, se transformou numa espéce de monstro sem cabeça.

As coisas vão se esclarecendo, se definindo, mas parece que Aécio está mais perdido do que cego em tiroteio. Foi ferrado pela mosca azul.

UPDATE: um leitor acaba de me enviar um email sugerindo que a mosca que ferrou Aécio não é azul, mas vermelha. Isto é, uma mosca petralha...hehehe... Valeu, meu caro!

4 comentários:

Anônimo disse...

Os tucanos continuam fiéis ao seu símbolo. Bons de bico e fazendo estrago com suas cagadas.

Anônimo disse...

Olá, sou aqui de Minas. Sua análise tá corretíssima. Por aqui o "Aecim", que gosta do "branquinho", só tem continuado no poder por conta de suas marquetagens petralhas. O cara é só confete. Gastou mais em propaganda pra falar o que não fez, do que o que fez realmente. É um embromador. Não merece a confiança dos brasileiros. É melhor ele ir pescar lá no rio Paracatú, ao menos vai fazer jus ao título de ilustre desconhecido no senário nacional.
Abs

Anônimo disse...

Boa Noite Aluizio:

Achei mto correto seu comentário; tb acho que não está na vez dele ainda; agora é a vez de Serra!
Se ele for p/ outro partido,e se aliar ao "Faraó de Garanhuns", vai dar na mesma... ele vai continuar sendo VICE! -vice da Unabomber!rs rs
Um abç,
Zinha

David disse...

No meu blog há umas profecias feitas por DAVIDAMUS (meu alter ego) onde se diz que Aécio será o candidato do Planalto pelo PMDB e que a Dilma vai sumir.
Vamos ver se acontece...