O governo brasileiro vai acionar amanhã a Organização Mundial do Comércio (OMC) para que a entidade passe a monitorar o impacto dos pacotes lançados para salvar as indústrias dos países ricos. A OMC vai se reunir nesta segunda-feira pela primeira vez para avaliar as consequências da crise econômica no comércio internacional.
O governo teme que as operações de socorro, incluindo as do presidente americano, Barack Obama, que está para ser votado, irradie pelo mundo uma nova onda de ações de cunho protecionista e nacionalista.
"Há uma escalada progressiva do protecionismo e esse cenário pode piorar, se nada for feito", afirmou o embaixador do Brasil na Organização Mundial do Comércio (OMC), Roberto Azevedo.
O Brasil vai afirmar que o uso de tarifas alfandegárias, a medida protecionista mais comum, é apenas a arma dos países pobres. Os ricos usam seus orçamentos bilionários para ajudar as suas empresas e é nesse campo que a OMC deveria ficar atenta.
Além do setor industrial, o Brasil destaca a explosão do volume dos subsídios no setor agrícola. É o caso do cultivo de algodão nos Estados Unidos, que voltou a ser subsidiado, mesmo que a prática já tenha sido condenada nos tribunais da OMC. O governo também se preocupa com o pacote de Obama, cujo conteúdo protecionista dificilmente será alterado até sua votação no Senado. (Leia MAIS)
MEU COMENTÁRIO: Ué? Os esquerdistas não estavam gostando tanto da crise financeira internacional para promover o fim do capitalismo? Não estavam defendendo a intevenção estatal? Como é que agora vão reclamar na OMC?
Ora, o que os países ricos estão fazendo e justamente o que os esquerdistas vêm pregando: intervenção estatal. O caso dos subsídios é uma típica intervenção no mercado com vistas a promover o dumping. Socorro aos bancos falidos também é intervenção estatal.
Os esquerdismo chulé e seus jornalistas penas alugadas vivem vociferando em favor da intervenção do Estado na economia, defendem a regulação do setor. Só que quando isso representa prejuízo eleitoral para Lula e seus sequazes e faz secar a outrora generosa profusão de caraminguás e empreguismo estatal, aí não vale não...hehehe...
O certo é que Lula e seus sequazes sentirão logo saudades dos tempos em que o demonizado Wall Street e seus malditos capitalistas turbinavam a economia planetária...hehehe...
Entre os dentes, Lula já deixa escapar: ai que saudade dos bons tempos de Bush, do ponto G, da fartura, dos investimentos externos dos opulentos burgueses como nunca antes neste país...hehehe...
E vejam como essa matéria que está no Estadão é um press-release furado, carregado de pobrismo. O governo de Lula diz que irá à OMC contra os "países ricos". Lula já prepara o discurso culpando os ricos pelo gosto amargo da crise que lhe trava o apetite pelo eterno poder.
Nem com 51 dá para se animar, né Lula?
domingo, fevereiro 08, 2009
LULA E A SAUDADE DO CAPITALISMO GLOBAL
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Postado por
Aluizio Amorim
às
2/08/2009 02:32:00 AM
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
ele vai começar a tossir.
e o remedio bom para a tosse está ai.
cuspido, é como vai sair Lula de lá.
como eu falei em 2006
Postar um comentário