TRANSLATE/TRADUTOR

terça-feira, fevereiro 10, 2009

VEJA FOTOS DOS PRESOS QUE FUGIRAM EM SC

GOVERNO TERÁ QUE TIRAR O CADEIÃO DE ÁREA RESIDENCIAL
O Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC) deve pedir na Justiça que o governo estadual pague multa caso não desative até abril a Central de Triagem do Estreito, chamado de Cadeião, na região continental de Florianópolis.

Na tarde de domingo, 70 presos fugiram pela porta da frente do Cadeião. Destes, 28 foram recapturados ou se reapresentaram.

Em 2007, o MP-SC pediu a transferência da unidade prisional para um local adequado, e o prazo para que a mudança seja feita acaba em abril.

— Eu não vi, até agora, nenhuma movimentação para isso e, infelizmente, o que nós vamos buscar vai ser a execução e pedir à Justiça a fixação de multa diária pelo descumprimento, em relação não só à questão dos presos, que precisam de um local adequado, mas também em relação à população que fica refém desta situação — explicou o promotor Alexandre Herculano, do MP.

O secretário de Justiça e Cidadania do Estado, Justiniano Pedroso, disse que não conseguirá cumprir o prazo. — Nós vamos buscar judicialmente um eventual recurso que possa pôr em suspensão a execução. Vejo também a possibilidade de iniciarmos brevemente a construção de uma unidade no município de São José — afirmou Pedroso.

A fuga é considerada a maior do sistema prisional de Santa Catarina. Mais da metade dos 133 presos que estavam no local conseguiram fugir. Os detentos escaparam depois de render um agente prisional no momento em que o servidor entregava a janta para os presos.

O servidor abriu uma das portas da cela e não fechou outra, quando os detentos decidiram rendê-lo. A Secretaria de Justiça e Cidadania considerou uma falha de procedimento. Antes de sair das celas, o grupo arrombou o local onde armas estavam guardadas.

Câmeras flagram a fuga dos presos
As câmeras de segurança do Residencial Agra, vizinho à Central de Triagem de Florianópolis, registraram a fuga de presos da unidade.

Além do residencial, a empresa de vigilância Protege e a Arena Futebol Indoor também registraram a fuga.

As imagens do edifício mostram os presos fugindo das 17h35min às 17h45min. Uma viatura do Batalhão de Operações Especiais (Bope) chegou ao local às 17h55min, conforme a gravação. (Leia MAIS)

VEJA AQUI AS FOTOS DE 24 DOS PRESOS FUGITIVOS

E AQUI O VÍDEO MOSTRANDO A FUGA

Nenhum comentário: