As semanas de moda de Paris, Milão e Nova York não perdem por esperar a tendência que a São Paulo Fashion Week está para lançar. De acordo com uma proposta do Ministério Público, as grifes do evento poderão ser obrigadas a cumprir cotas raciais em seus desfiles -no estilo do que já fazem as universidades públicas.
Desde o ano passado, a Promotoria abriu um inquérito para apurar a prática de racismo na SPFW. A ideia das cotas é da promotora Déborah Kelly Affonso, do grupo de atuação especial de inclusão do Ministério Público.
"O percentual de modelos negros no evento [em torno de 3%] é bem menor que o de brancos. O objetivo da Promotoria é fazer um acordo de inclusão social. Estabelecer um número mínimo de modelos negros a desfilar", afirma ela.
No Brasil, 49,7 % da população é composta por negros e pardos, segundo o último censo do IBGE (de 2007).
Apesar da perspectiva de estar na vanguarda mundial da moda, nem todos os estilistas brasileiros, agentes de modelos e produtores parecem felizes com a exigência de usar um percentual -ainda não estabelecido- de modelos negros.
"Acusar a Fashion Week de racismo é um absurdo. O mercado é quem manda. Você acha que alguém seria idiota de dispensar uma negra que fatura milhões?", pergunta o empresário Eli Hadid, da agência Mega, que diz ter cerca de 13% de negros em seu casting.
A estilista Glória Coelho é da opinião que "a cota pode interferir na obra do estilista". "Nosso trabalho é arte, algo que tem de dar emoção para o nosso grupo, para as pessoas que se identificam com a gente", diz.
Para Glória, "na Fashion Week já tem muito negro costurando, fazendo modelagem, muitos com mãos de ouro, fazendo coisas lindas, tem negros assistentes, vendedoras, por que têm de estar na passarela?" (Assinante da Folha lê mais AQUI)
domingo, abril 12, 2009
MP QUER COTA PARA NEGRO EM DESFILE
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Assinar:
Postar comentários (Atom)

10 comentários:
eu sou o leu leutraix da extrema das extremas da direita defensor incondicional dos U.S.A. e de israel JORNAL DO LEU LEUTRAIX UM PORTAL DA EXTREMA DIREITA
Não existem coincidências e estamos vendo isso diante de nossos incrédulos olhos.
É a hora de marcar uma missa em memória do outrora admirado e respeitado FMI, o velho e bom Fundo Monetário Internacional. Se algo restava de sua boa imagem, foi liquidado com a revelação de que o governo malévolo e satânico do usurpador Lula “emprestará” uns quatro bilhões de dólares ao Fundo. Deslavada heresia do comunismo… Cada um escolha explicação segundo seu gosto e julgamento, mas quanto aos fatos essenciais não há dúvida: depois de ter auxiliado, durante décadas, a desenvolver os paises e a impedí-los de cair nas garras do stalinismo ateu, contribuindo assim com a plena Democracia e Liberdade do Ocidente, o FMI se inclina diante da malta bolchevista do sr. Lula.
Grande estrategista do marxismo, Guido Mantega age para se assenhorar do FMI e impor cláusulas socialistas para os países ricos.
Eu, Lúcifer, revelo ao mundo que Lula visitara Raúl Castro, afim de receber as novas instruções do Plano Condor Vermelho; Lúcifer mostra a natureza herética e sacrílega do apedeuta, quando este foi conspurcar o honorável solo sagrado americano, tendo como desculpa visitar Obama. Lúcifer jogou luz à sombra e provou que Lula fora recrutar Obama para as hostes malignas do comunismo internacional. Depois, durante a farsa do G-20, a máscara caiu de vez, e Obama foi desmascarado por um bravo e libertário jornalista, que flagrou o islamista presidente americano se rendendo e se submetendo aos ditames e caprichos do sr. Lula.
Finalmente, a bomba: o Brasil se tornará “credor” de uma das mais santificadas instituições do planeta que, com seus civilizatórios projetos de desenvolvimento elevou o padrão de vida de bilhões de pessoas ao redor do mundo. Um organismo inteiramente voltado ao altruísmo internacional mas que, às voltas com uma crise fabricada justamente pelos peões do bolchevismo petista internacional, sentiu o golpe. Quando isso ocorreu, tal como o planejado, eis que lá estava o sr. Lula, disposto a “oferecer uma mão amiga” ao banco que ele - assim como todos os outros guerrilheiros e terroristas marxistas que se alocaram em seu governo - sempre combateu. O mais abjeto nessa história toda é que: todos sabemos que este desgoverno leninista arrasou com a economia do Brasil, não é verdade?
É o momento de se fazer uma pergunta que esses marxistas se recusarão a responder, pois isso implicaria em admitir a prática de um dos mais hediondos crimes deste governo, um de seus mais ocultos segredos: de onde virá o dinheiro para ser “emprestado” ao Fundo? A resposta, estimados prosélitos de Lúcifer, é evidente: esse empréstimo servirá para fazer circular um dinheiro podre e sujo de sangue, os famosos dólares de Cuba.
O momento é crítico, devemos pois redobrar leu leutraix
E que culpa tem o SPFW se a Naomi Campbell declinou? Que apareça outra, oras. O povo das agências está esperando...
Agoram enfiar goela abaixo, na marra, é que não pode.
Na passarela não porque o sistema acha bonito o branco de olhos azuis que ficou puto da vida só porque foi figura de retórica fora do que sempre impos.
Não deixem de ler a coluna da Danuza Leão na Folha de São Paulo deste domingo, onde ela comenta " respeito do "cara" que o Obama disse que é "o cara".
Alô Aluizio.
Nada contra negros e negras no desfile...
Aumentamos a iluminação e o barco segue.
Mas quero ver branco de olhos azuis vestindo roupa tipo pixaim,narizão,bundão e peitão.
abraços
karlos
a ilustre representante do MP defenderia cotas para ingresso na carreira? e na magistratura então? questão de coerência, não é?
Impor a presença de determinada raça em moda é burrice e da grossa, essa promotora é uma IDIOTA.
Existe um padrão de beleza aceito em desfiles não importa a raça. Absurdo sair catando criuolo pra completar a cota.
Só aqui mesmo isso acontece, país governado por uma imensa quadriha,
credo!
Impor a presença de determinada raça em moda é burrice e da grossa, essa promotora é uma IDIOTA.
Existe um padrão de beleza aceito em desfiles não importa a raça. Absurdo sair catando criuolo pra completar a cota.
Só aqui mesmo isso acontece, país governado por uma imensa quadriha,
credo!
Com tantos e imensos problemas que pululam neste país, vem uma desocupada (pois parece que não tem o que fazer)propor mais uma cota.
PÔ, promotora, vai atrás de bandidos, proponha uma redução da
maioridade, com prisão perpétua para os botocudos.
Vai arrumar o que fazer!
Eduardo .50
O Sistema Izquerdista dos izquerdizmos e cobubizbo Cobunizbo comunismo dos Beabá é, por isso mesmo, razista racista e razismo racismo, não há o que contestar e Ponto.
Postar um comentário