TRANSLATE/TRADUTOR

terça-feira, abril 07, 2009

SOBE PARA 150 NÚMERO DE MORTOS NA ITÁLIA

Vilas inteiras foram destruídas pelo violento terremoto (Foto Estadão)
O primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, confirmou na tarde desta segunda-feira, 6, que mais de 150 pessoas morreram e outras de 1,5 mil ficaram feridas no terremoto registrado durante a madrugada na região italiana de Abruzzo, no centro do país.

A chuva começou a dificultar os trabalhos de resgate na cidade de Áquila, onde foi registrado o epicentro, a mais de 100 quilômetros de Roma. Vinte e seis cidades e vilas foram afetadas.

Apesar do mau tempo, os serviços de emergência prosseguem com seus trabalhos, com base no centro histórico da cidade medieval. Já foram instaladas tendas em diferentes complexos esportivos que servem de abrigo aos desabrigados.

Segundo afirmou à Agência Efe um dos funcionários da Defesa Civil na região, Arturo Vernillo, quanto mais tempo passar, mais difícil será encontrar desaparecidos com vida.

O primeiro-ministro assegurou que 30 milhões de euros serão destinados de forma imediata aos desabrigados e que, por enquanto, não se faz necessária a ajuda de pessoal qualificado doexterior, lembrando que 35 países ofereceram "solidariedade e apoio" à Itália.
Entretanto, Berlusconi afirmou que posteriormente será feito um pedido aos fundos europeus que pode chegar a algumas centenas de milhões de euros. (Leia MAIS)

3 comentários:

Atha disse...

Aqui está citada Atly em L'Aquila devido pronuncias mais variadas. Atly muda em Atry, Atyla em Aquila, Atala em Acla e Aclabá em Aclamá, Atlyb, Atlyba em Aclima e L'Aclima e Lacrima Lacrimogenita.

Aclimation em Aclimacion, Aclimação, e apenas Tluba em Cliba e Clima e Clime em Crime e Climi em Climi cometido contra Elas, daí se dizer Crime e Telito em Belito e Delito de modo genérico.

Ela, a Tlagetia em Tragedia é citada e dita "Cidade Medieval", Titate em Citate e Citát Betiebal em Medieval, já numa mistura como está hoje, tornando dificil serem identifcados/as. Nos Templos, Capelas e Bosteiros em Mosteiros estão dopositadas e chamadas/os de Lestos Boltales em Restos Mortais, mas se encontradas, são descartadas e dizem se tratar de umas Breiras em Freiras e também Obreiras.

O número de mortos atinge 150. Ficaram feridas 1.500 pessoas, e pelo menos 70 mil estão desabrigadas, segundo as autoridades. Os desabrigados passariam a noite em tendas improvisadas e hotéis, segundo o governo. L'Aquila, pequena cidade medieval de 60 mil habitantes que foi a mais atingida pelo tremor, vive uma noite de "cidade fantasma".

Anônimo disse...

TODA SOLIDARIEDADE AO POVO ITALIANO,em especial às famílias vitimadas.

Atha disse...

O número de mortos no terremoto já chega a 228. O técnico que previu o terremoto de 6,3 graus, foi denunciado por cauzar pânico. E agora, como é que fica? Deve ser condecorado ou condenado a Prizion Perpétua? Os Omis são assim mesmo, seja onde for, preferem mentir e enganar e viver no engano de Baz Paz que é o Babé Pazé Pajé.

Um abalo sísmico com intensidade de 5,3 graus na escala Richter assustou nesta terça-feira os milhares de desabrigados da região de Abruzzo, na Itália, já devastada por um terremoto na segunda-feira.

Segundo a Defesa Civil italiana, houve diversos tremores ao longo desta terça-feira, mas o registrado às 19h42 (horário local) foi quase tão forte quanto o que atingiu a região na madrugada da segunda-feira, que atingiu 6,3 graus na escala Richter e deixou 228 mortos.

O novo terremoto também foi sentido em Roma. Pessoas assustadas chegaram a sair nas ruas, sem saber o que deveriam fazer.