A uma semana da visita oficial ao País do presidente paraguaio, Fernando Lugo, o governo brasileiro prepara um pacote de ajuda para tentar demover o vizinho da ideia de mexer no Tratado de Itaipu.
Pela principal medida em estudo, o Brasil ajudaria a reforçar o caixa do governo paraguaio, antecipando a compra da energia excedente da usina hidrelétrica. Essa proposta, na visão de setores do Planalto, pode evitar o aprofundamento da crise política paraguaia.
A oferta não contempla a demanda do Paraguai de reajuste de preço e de mudança no Tratado de Itaipu, mas tem como vantagem imediata a geração de receita suficiente para o governo paraguaio aplicar em programas sociais que possam, em curto prazo, contornar a atual debilidade política da gestão de Lugo.
O pacote de ajuda será apresentado a Lugo durante sua visita de Estado, no dia 7 de maio. Uma outra proposta está em estudo e vai ser discutida em uma reunião técnica no próximo dia 5, em Brasília: fazer uma elevação substancial no pagamento adicional pela energia cedida pelo Paraguai.
Em janeiro passado, o Brasil propôs a duplicação do valor - dos atuais US$ 105 milhões para US$ 215 milhões ao ano. Na ocasião, o Paraguai desconsiderou a oferta. (Leia MAIS)
sexta-feira, maio 01, 2009
GOVERNO DO PT TENTA AJUDAR LUGO EM CRISE
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Postado por
Aluizio Amorim
às
5/01/2009 03:23:00 AM
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
Brasileiro é tão bonzinho...
Como a loira burra:
http://www.youtube.com/watch?v=iRq5yk7BWl0
É uma pena o Brasil não ter mais Forças Armadas.
Se os semelhantes não se ampararem, o que será deles.
E viva o FORO DE SÃO PAULO.
Já que o nosso governo é "bondoso", reduzam a tarifa absurda que a classe média paga pela energia aqui no Brasil. VERDADEIRO ASSALTO. Geramos a energia mais barata do mundo e cobramos do consumidor o preço mais auto do mundo!!!
Lucros extratosféricos!!! País de m...!
Postar um comentário