O presidente Barack Obama anunciou ontem que retomará as comissões militares para julgar os suspeitos de terror presos em Guantánamo, uma decisão que provocou críticas de ativistas de direitos humanos e entidades mais à esquerda.
Na quarta-feira, Obama decidiu não divulgar fotos de soldados americanos cometendo abusos contra presos no Iraque e Afeganistão.Ao assumir o cargo, Obama decretou a suspensão por quatro meses dos julgamentos em comissões militares e esperava-se que transferisse os casos para cortes federais.
Em agosto, disse que as comissões militares eram "um fracasso" e seria melhor julgar os presos de Guantánamo em cortes marciais ou tribunais federais.
As cortes militares foram criadas durante o governo de George W. Bush para julgar suspeitos de terrorismo e vêm sendo criticadas por não oferecer condições para um julgamento justo.
Em agosto, Obama disse: "Fecharei Guantánamo e rejeitarei as comissões militares. Nossa Constituição e Código de Justiça Militar já nos dão uma estrutura para julgar terroristas.
"Mas nas últimas semanas, Obama passou a ouvir os argumentos do Pentágono de que julgar os detentos em tribunais tradicionais apresenta obstáculos legais, ameaça a segurança de provas confidenciais, e pode dificultar a condenação de suspeitos. (Leia MAIS)
MEU COMENTÁRIO: Disse e repito. O povo americano ainda vai sentir saudades do Presidente Georg W. Bush. Entretanto, Hussein Obama não é tão tolo assim. Foi só chegar à Casa Branca que mudou o tom.
É que nos Estados Unidos a democracia prevalece. E isto quer dizer que não tolerarão um presidente que não desce do palanque da campanha eleitoral.
Lá é fogo nos botocudos e não tem bom.
sábado, maio 16, 2009
OBAMA ENTRA NA LINHA. ADOTA DOUTRINA BUSH
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest


Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Lula chega com a companheirada à Arábia Saudita em busca de acordos.
E com gente desta especie que Lula gosta de fazer negocios:
Xeque dos Emirados Árabes é detido por vídeo de tortura. Assista o vídeo, se conseguir:
http://www.youtube.com/watch?v=I-Dd5Wm2kY0&feature=related
Postar um comentário