TRANSLATE/TRADUTOR

quinta-feira, junho 25, 2009

NA ÉPOCA DO XÁ O IRÃ ERA CIVILIZADO



Este vídeo mostra o Irã no tempo do Xá Reza Pahlevi, destronado pelos xiitas islâmicos. Também aparece a sua bonita esposa Soraya. Formavam um casal elegante (foto) que era destaque do jet set internacional.

Encontrei num blog português um texto que resume bem os tempos de Pahlevi e as razões de sua queda. Este vídeo é de 1978. Em 1979 a revolução islâmica implantou um regime botocudo. O charme, o glamour e a educação cederam lugar ao kitsch. Aliás, é isso que está acontecendo no mundo na atualidade por conta do politicamente correto professado pelos botocudos que proliferam como ratos.

Segue um excerto do texto do blog português que fala a respeito de Pahlevi e o link para leitura na íntegra:

"No plano interno, Reza Pahlevi procedeu a importantíssimas reformas que apenas hoje são devidamente consideradas como fundamentais a qualquer sociedade moderna.

O direito de voto e de profissão às mulheres, a escolaridade obrigatória e laica para todos, uma vasta reforma agrária feita com o património dos bens da Coroa, a criação de Academias, universidades e a abertura do país a manifestações artísticas livres das peias do rígido cânone há séculos imposto pelos mullahs, transformaram rapidamente a sociedade.

Em Teerão as mulheres vestiam-se desinibidamente à ocidental, frequentavam o cinema, as piscinas, o ginásio e finalmente ingressavam no mercado do trabalho, ombro a ombro com os homens, até então senhores absolutos da ordem social.

A coroação de Farah Diba, episódio ímpar na milenar história iraniana, simbolizava a igualdade da mulher aos olhos da Lei, um inequívoco sinal emancipador que profundamente desagradou ao clero.

O nível de alfabetização cresceu exponencialmente e o Estado criou bolsas de estudos no estrangeiro, contribuindo para a aproximação de uma ampla camada de estudantes ao conhecimento das novas tecnologias vitais ao desenvolvimento do país. Por Teerão passavam as mais conceituadas companhias de ópera e de ballet, testemunhando uma abertura sem precedentes ao exterior." Leia MAIS

2 comentários:

SHAMI disse...

Alô aluizio
é por isto e muito mais que o Irâ possui industrias e tecnologias avançadas(de certa forma),fruto da semeadura intelectual do Xá.A caida do seu poder viria normalmente sem o atropelo dos aiatolás e indiarada toda,que FORAM APOIADOS PELA FRANÇA que desejava ter presença maior no local em detrimento dos americanos.
Dá para ver a cag... que SEMPRE fazem onde aportam.Vale lembrar um pensamento ou seria LEI ETERNA:
"Se a Europa dependesse dos franceses,hoje estariam falando RUSSO OU ALEMÃO."
Abraços
karlos

SHAMI disse...

Alô Aluizio.
olha só o que está se passando na FRANÇA.
"
How many mosques are there in France?:

1700 places of worship reported by the CFCM (French Council on the Muslim Faith) in 2004.

1500 places of worship including 400 mosques according to another source at the Ministry of the Interior.

1600 mosques in 2000 and more than 2000 in the year 2006, according to Libération. Here “mosques” means places of worship including mosques.""
chupado de http://news.ronatvan.com
abraços
karlos