Depois de ser acusado de exportação ilegal de lixo, o governo do Reino Unido considera endurecer as leis que regulamentam o destino de todo material descartado no país, informou neste sábado (18) o site TimesOnline.
O assunto ganhou destaque após a descoberta em Gana e no Brasil de uma grande quantidade de contêineres saídos dos portos ingleses de Tilbury e Felixtone.
A secretária nacional do meio ambiente Hilary Benn, citada na reportagem, disse que as duas empresas que despacharam a carga serão investigadas. Segundo o noticiário, os contêineres encontrados no Brasil guardavam materiais como baterias, seringas, preservativos, restos de comida e fraldas usadas. Parte deles estaria abandonada desde novembro em um terminal do Guarujá, no Litoral Sul de São Paulo.
O material teria entrado legalmente no Brasil, declarado por uma importadora brasileira de Bento Gonçalves (RS), como "polímeros de etileno" (plástico reciclável). Segundo uma fonte do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a Polícia Federal investiga a destinação de outras 500 toneladas importadas pela mesma empresa. Leia MAIS
MEU COMENTÁRIO: Um país que importa lixo só pode ser um lixo. Cadê a fiscalização dos portos? Essa gente só sabe fazer greve e não serve para nada, nem mesmo para identificar se o ‘produto’ é lixo, material que pode transmitir moléstias graves. Segundo essa matéria do G1 havia até contêiner abandonado com o lixo inglês. Que nojo!
No entanto, são muito zelosos para combater a importação de produtos de empresas paulistas como a Daslu, especializada em produtos de alta qualidade.
Precisamos saber agora tudo sobre a importação de lixo por indústrias botocudas que o reciclam e fabricam peças e utensílios com essa imundice.
________________________________
N.B.: Tive que excluir um post que havia abaixo deste contendo um vídeo sobre a crise do Irã. Tive de retirá-lo porque estava causando problema no acesso ao blog, demorando para carregar a página. Isto não acontece com o YouTube, mas praticamente com quase todos os demais vídeos que estão disponíveis na rede. O YouTube é imbatível.
2 comentários:
Eu não vejo nada de mal em importar lixo da grande Inglaterra. Absurdo seria deixar o lixo lá.
Por que defendes tanto a Daslu? Se importam produtos de alto luxo por que não pagam os impostos devidos? Falta dinheiro?
Postar um comentário