TRANSLATE/TRADUTOR

domingo, julho 05, 2009

NORDESTINO QUER GOVERNAR SÃO PAULO

Vista com ceticismo quando surgiu, há um mês, a possível candidatura do deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) ao governo de São Paulo continua no cenário político, com avanços concretos nas negociações.

Anteontem, entusiastas da alternativa Ciro comemoraram o cumprimento de um pré-requisito legal pouco notado, mas crucial para sua candidatura: o deputado federal já tem contas em seu nome em São Paulo, o que é fundamental para garantir a transferência de domicílio eleitoral para a cidade.

A mudança do domicílio pode ser feita até o início de outubro, um ano antes das eleições, mas é preciso comprovar residência no Estado ao menos três meses antes -prazo que venceu na sexta-feira, dia 3.

Parte do PT de São Paulo, um dos principais entraves à candidatura, dá sinais de que pode vir a aceitar a entrada de Ciro na disputa estadual, como deixou claro a entrevista de um dos pré-candidatos, Emídio de Souza, à Folha.

Na semana passada, o presidente do PT-SP, Edinho Silva, reuniu-se em Brasília com o presidente do PSB-SP, deputado federal Márcio França (um dos principais articuladores da candidatura Ciro), para discutir o cenário político no Estado. Vai haver novas conversas.

O grupo da ex-prefeita Marta Suplicy é um dos mais ferrenhos opositores de o PT deixar de ter candidato próprio a governador. Próximo de Marta, o líder do partido na Assembleia Legislativa, Rui Falcão, diz que isso seria abrir mão de um projeto estratégico no Estado.

Integrantes do comando nacional do partido -que também tem interesse nessa solução, porque tiraria o deputado da disputa pela Presidência e abriria caminho para alianças mais amplas com o PT do presidente Lula- fazem uma avaliação realista de que as chances de a candidatura emplacar ainda não são grandes, mas também não são mínimas.

Lula já disse ao presidente do PSB, o governador Eduardo Campos (PE), que vê com simpatia a hipótese Ciro. Nesta semana pode haver a aguardada conversa entre Ciro, Lula e Campos para discutir a real possibilidade da candidatura. Da Folha de São Paulo deste domingo


MEU COMENTÁRIO: o que está aí é a notícia da Folhona, o jornalismo dito imparcial. Mas aqui no blog o bicho pega e os comentários estão abertos, sobretudo aos leitores paulistas do blog, que não são poucos, têm opinião e se expressam muito bem.

Diga lá, galera!

10 comentários:

jc disse...

Sao Paulo jah elegeu martaxa, maluf, pitta....
Eh a mesma coisa aqui, em SC, onde jah elegemos ideli, amin, decio lima, etc etc etc etcccccc.....

Ninguem se salva e mesmo um ABSURDO destes seria possivel.


Vivemos no serengueti, entre GNUS bipedes.

Marcos Pontes disse...

Os leitores paulistas se expressam muito bem... Bom, aqui vai a opinião de um leitor nordestino, cearense radicado na Bahia que não se expressa muito bom: Ciro gomes é paulista de Pindamonhangaba, estaria, portanto, apenas voltando às suas raízes.

Anônimo disse...

Blog inteligente? Sim, logo afaste discriminação. Nordestino? Sim, tem bons valores (estão até em boas Universidades do Sul - sem teorias velhas e contra o ser humano). O tema Ciro dispensa censuras, basta ver que seria "fraudar" o fato comum. Residência é morar... Domicílio é exercício profissional... Ele é Deputado, com residência no Estado de origem e assento no Distrito Federal. Assim, só por exercício de alteração conceitual poderá usar uma conta bancária para ter residência em São Paulo (como foi aberta a conta?).

Anônimo disse...

Permita complementar, se faz favor (sff). Que documento foi apresentado para comprovar a residência (água, luz - uma conta que pode ser criada no prestígio do distinto Parlamentar)? Não, é falsidade ideológica, um delito - alterar verdade de fato juridicamente relevante. Lamentável, a Justiça Eleitoral está em hibernação. E o perfil de Ciro é mais nobre, mais honrado. Pode ser temperamental.

tunico disse...

Não interessa se o tresloucado Ciro Gomes tenha nascido em Pindamonhanga/SP( a mesma cidade de Alckmin) e feito sua vida em Sobral(Ceará). Aqui ele não entra mais.

Lula nasceu em Caetés/PE e fez sua vida pregressa e criminosa em SP. Até hoje somos nós paulistas cobrados por isso embora ele tenha sua maior popularidade no Nordeste.Lula em SP não tem mais de 35% de admiradores. Ciro aqui não tem mais de 10 porcento de admiradores. Se ele tentar se candidatar por SP, serei eu o primeiro a dar bengaladas nele e jogar toneladas de tomates podres em seus comícios. Esse sujeito não presta. Nem no Ceará nem em SP.
Aliás, lanço aqui a campanha:

CIRO! NEM VEM QUE NÃO TEM! AQUI NÃO, VIOLÃO!

Unknown disse...

Comparo Lula ao Flautista de Hamelim. Ele vai tocando a flauta e todos vão atrás dele. Os ratos depois as crianças. Não sei onde enquadrar Ciro Gomes. Que candidatura mais estapafúrdia! Não tem nehuma chande. O único interesse do flautista maquiavélico é afastá-lo da disputa para presidente, não atrapalhando os planos da ministra-tão-doentinha-que-se-curou-milagrosamente. Não que ele ofereça perigo mas seguro morreu de velho.

Anônimo disse...

Que tipinho!!!
Ele se acha muito esperto!!!
Vai levar um uma surra nas urnas!!!
Ele pensa que os eleitores de São Paulo são bobos???

Memyself disse...

Marcos Pontes, entendo que o Ceará não queira Ciro! Quem o quer? Uma coisa é certa: Ciro aqui em São Paulo não se cria. Que se exile na Líbia, ou na Coréia do Norte, onde gente destemperada parece se dar bem. Já comentei antes, São Paulo tem essa mania de querer eleger gente decente, honesta. Tivemos uns escorregões sim, mas São Paulo aprende com seus erros. Quanto à bela e Santa Catarina, onde nasci, quando é que vão mandar a Ideli de volta para sua insignificância e limpar o Estado?

Anônimo disse...

Porra (desculpem o termo chulo), já não chegam os lullas, érundinas, génuinos e outros milhões de botocudos que tomaram São Paulo de assalto e agora vem mais um, com pretensões absurdas!
Por isso, catarinenses, paranaenses e gauchos: Conclamo a todos para nos separarmos do lixo e de quebra, devolver a lili para o lugar della.
FOGO NESSES BOTOCUDOS. O SUL É MEU PAÍS!!!
Eduardo.50

zoot disse...

Eu sou do Rio e São Paulo não merece isso. Esse Ciro é um embuste.