TRANSLATE/TRADUTOR

domingo, agosto 09, 2009

CAPOEIRA BOTOCUDA JÁ CHEGOU À MOLDÁVIA

A capoeira botocuda já tem clube oficial na República da Moldávia. Cáspite!
Uma descoberta pra lá de insólita. No portal do governo da Moldávia há um espaço dedicado, na área do turismo, ao Club Sportiva Capoiera “OGUM”, traduzindo...hehehe...Clube Esportivo Capoeira Ogum. Clique na imagem acima para vê-la ampliada.

A República da Moldávia[3] é um pequeno país da Europa Oriental, limitado a norte, leste e sul pela Ucrânia e a oeste pela Roménia (pela região também chamada Moldávia). A sua capital é a cidade de Quichinau (Chişinău).

O idioma falado na Moldávia é o romeno, uma mistura de português, italiano, latim e línguas eslavas. Há muitas palavras iguais ao português ou muito semelhantes, o que de certa forma permite que se entenda alguma coisa. Suponho que não seja difícil falar romeno para quem domina uma língua latina.

E me perguntarão os leitores: e como é que você foi chegar até lá? Explico: um jornalista da Moldávia, que assina Sandu Greco, tem um blog e está seguindo meu blog desde ontem. Pelo visto dedica-se muito ao esporte, particulamente ao futebol que é uma modalidade esportiva que parece estar em crescimento nessa pequena república. Visitei o blog do colega moldavo e pude constatar que é um blog bem feito.

O que jamais poderia supor é que um dos esportes mais botocudos, ou quiçá um jogo (não sou muito versado nessa cultura primitiva africana) tivesse até mesmo um clube organizado na Modávia com direito a destaque no portal do governo desse país.

Esse mundo está cada vez menor e ao alcance de um clique com a internet. Tal fato acelera a globalização. Há um lado positivo nisso, mas também um negativo, representado por um multiculturalismo orientado pelo politicamente correto. Isto quer dizer: de mão única. O multiculturalismo só vale para os botocudos e nunca para a inteligência e a civilidade, coisas que se vão tornando raras nesse planetinha que já abriga mais de 6 bilhões de pessoas e a maioria esmagadora, mais de 90%, é constituída de botocudos.

Não é o caso, ao que parece, da Moldávia, que é uma República Parlamentarista que pretende inserir-se na Comunidade Européia. Para saber mais sobre a Moldávia clique AQUI.

Para conhecer o blog do colega jornalista moldavo AQUI e a página do clube de capoeira AQUI... É lamentável, mas os botocudos dominarão rapidamente o mundo, principalmente depois que Hussein Obama se transformou no presidente dos Estados Unidos consagrando o politicamente correto como verdade absoluta.

As autoridades da Moldávia devem tomar todo o cuidado com a invasão botocuda.

3 comentários:

Anônimo disse...

Alô Aluizio
A turma de professores na Venezuela estão sentido o que fizeram ao "apoiar"o macaco Chavez.
Estão perdendo vagas para a turma do "partido"independente se possuem estudos mais avançados ou não.
A colocação depende do "apoio"à causa.
kkk
sentaram na graxa
aqui:
http://www.eluniversal.com/2009/08/09/pol_art_pierde-garantia-la-e_1512440.shtml
abraços
karlos

Magui disse...

Como vai a sua saúde?

jc disse...

Ate o nome "capoeira" eh ridiculo.