Uma reportagem da revista colombiana Cambio publicada ontem afirma que o governo do presidente Hugo Chávez está envolvido em operações feitas da Venezuela por narcotraficantes ligados às Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).
Na semana passada, Caracas já havia sido acusada de repassar armamento sueco para a guerrilha. Segundo a revista, o general venezuelano Hugo Armando Carvajal, diretor do serviço de inteligência do país, é quem entrega armas e equipamentos às Farc.
Carvajal, que é acusado pelos EUA de vínculo com a guerrilha, está também envolvido em operações feitas em solo venezuelano por narcotraficantes.
Dois ex-membros do governo venezuelano, de acordo com a Cambio - Henry de Jesús Rangel, ex-diretor da polícia secreta, e Ramón Emilio Rodríguez Chacín, ex-ministro do Interior e da Justiça -, também estão envolvidos com os narcotraficantes e as Farc.
Uma das fontes que ajudou a revista a documentar as denúncias é Germán Arturo Rodríguez Ataya, piloto capturado em 2005, que trabalhava no transporte de drogas e de guerrilheiros feridos em operações militares.
Ataya deu as coordenadas de bases das Farc em território venezuelano e entregou fotografias dos contatos feitos com oficiais da Guarda Nacional da Venezuela, que entregavam o armamento aos rebeldes por ordem do general Carvajal. Leia MAIS Read MORE in portuguese - use tool for translation
CAMBIO EN DIRECTO: Contactos de Chávez y Correa con las Farc no se limitan a los que figuran en computador de 'Reyes'
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário