TRANSLATE/TRADUTOR

quarta-feira, setembro 23, 2009

GOLPISTAS ATACARAM TERRITÓRIO BRASILEIRO?

Transcrevo o artigo de Clóvis Rossi na Folha de São Paulo desta quarta-feira. O título é incrível: Governo golpista atacou território brasileiro.

Não farei nenhuma observação, deixarei para os leitores comentarem. Este artigo apenas comprova o que tenho assinalado de forma recorrente. Leiam e tirem as suas próprias conclusões:

Quando o chanceler Celso Amorim diz que o Brasil não tolerará nenhuma ação contra a sua embaixada em Tegucigalpa está apenas dizendo o óbvio. País algum tolera violações de sua soberania -e não custa lembrar que a embaixada é tecnicamente território brasileiro.

Portanto, quando o governo de Roberto Micheletti cortou água, telefones e luz da embaixada atacou território brasileiro. Quando as suas forças repressivas jogaram bombas de gás lacrimogêneo no território da representação brasileira, igualmente atacaram território brasileiro.

É claro que invadir a embaixada (para prender o presidente constitucional Manuel Zelaya) seria infinitamente mais grave, mas violações de soberania não podem -ou não devem- ser medidas a quilo.

O problema com a frase de Amorim é que o governo brasileiro não tem como reagir. Pelo menos não fisicamente. É inimaginável mandar tropas para retaliar um eventual ataque. No máximo, pode-se pensar em um reforço na segurança da embaixada, mas parece evidente que o governo golpista não o deixaria entrar.

Resta o recurso à legislação internacional, inevitavelmente demorado demais para uma situação de emergência. É bom lembrar que nem a condenação unânime do golpe pelo mundo todo nem as sanções ou ameaças de sanções adotadas por quase todos os países latino-americanos, pelos Estados Unidos e pela União Europeia -nada disso comoveu os golpistas.

Golpistas em geral só entendem uma linguagem, a da força. Violações de territórios estrangeiros, como o são as embaixadas, só ocorreram, na América Latina, em regimes tirânicos, caso por exemplo do Chile de Augusto Pinochet.

Que os golpistas hondurenhos agora repitam a violência desmente, se ainda preciso fosse, qualquer hipótese de que não deram um golpe, apenas restauraram a democracia que Manuel Zelaya supostamente ameaçava.

13 comentários:

José de Araújo Madeiro disse...

Aluízio,

O Amorim Boca-Torta não observou esse detalhe quando o EVO cOCALES, amigo do Lual e Cavalo de Tróia de Hugo Chaves, invadiu com tropas e arriou a bandeira brasileira das refinarias da petrobrás na Bolívia. Rasgando, na força, um contrato comercial internacional e ainda continua recebendo dinheiro do BNDES, doado por Lula.

Esses sujeitos pensam que no Brasil só tem babacas.

Espera-se que os Ofícias Generais das FFAA não façam tolices de apoiarem o Lula nas suas trapaças internacionais e venha alegar defesa da soberania nacional. Aí, estaremos perdidos.

O Obama parece que está de ¨quatro¨, mas não devemos nos iludir. Ele vem colocando a batata quente nas mãos do Lula, pensando nos reais problemas dos Estados Unidos.

Mas a cada dia os horizontes vão se abrindo e vamos observando que tudo está, sempre, devidamente combinado com antecedência, talvez pelo Top,Top Garcia.

Att. Madeiro

Anônimo disse...

Clóvis Rossi é mais um jornalista a serviço da ditadura comunista, mais um comunista predador da liberdade.
Quanto será que ele recebeu em suas contas offshore criadas pelo "Ministério da Propaganda"?

Mac disse...

.

O Foro de São Paulo paga bem para esses jornalistas de fundo de quintal para fazer esses tipos de comentários imbecis referente à Honduras.

Abraços Alizio !

.

José de Araújo Madeiro disse...

Aluízio,

O Clovis Rossi deveria ter dito isso quando o índio cocoleiro da Bolívia, tomou com tropas as refinarias da Petrobras.

Ou que ele vá para Honduras, pegar em armas e defender esse cowboi da esquerda festiva contra o povo daquele país.

Att. Madeiro

Anônimo disse...

São caras do tipo desse Rossi que sustentam, na imprensa, os desvarios absolutistas de Lula e sua gangue!

Cris disse...

Segundo o Coronel, o rapaz citado está na viagem com Lula. Hummmm, tá.
Maluco? Não. Mal intencionado, mesmo.
Quem lê a Folha, Aluizio? O bumbum do meu gato lê!

Anônimo disse...

Esse Clovis Rossi nao passa de um garoto de recados dos parasitas comunistas.

Esperança disse...

O governo desmoraliza a política externa brasileira em Honduras

O aventureirismo e a irresponsabilidade política tomaram conta do governo do PT e do Itamaraty, porque só isto explica a trapalhada protagonizada pela dupla Lula-Amorim no caso de Honduras.
. Em 1961, o então chanceler Afonso Arinos, amparado por Jânio, criou as bases da moderna política externa brasileira, cuja pedra de toque sempre foi o respeito ao princípio da autodeterminação dos povos. Isto significa a não ingerência nos assuntos internos dos outros Países.
. Ao entrar numa conspiração internacional para contrabandear para Tegucigalpa o ex-presidente Zelaya, alojando-o na embaixada brasileira em Honduras, o governo brasileiro demonstrou que está mais para Foro de São Paulo do que para OEA ou ONU.
. O Brasil sequer mantém relações diplomáticas com Honduras, já que Lula mandou fechar a embaixada.
. Lula e Amorim rasgaram todos os princípios em que se baseava a política externa brasileira e com isto perderam o respeito dos povos.
. Ao apostar no tudo ou nada, o Brasil ficou com nada, porque as autoridades hondurenhas cortaram a luz, o telefone e a água da embaixada em Tegucigalpa. O que fará o Itamaraty: mandará Jobim invadir Honduras ? É claro que não. O Brasil sairá apenas desmoralizado desse degradante episódio internacional.
- O Senado, que em nome da Nação fala sobre relações externas, bem que poderia desautorizar essa inaudita violência praticada pelo governo brasileiro contra o povo e o governo de Honduras.
Polibio Braga 23.09.09

Anônimo disse...

Ai, ai, ai... que tédio com essa raça...

Marcio Rocha disse...

Cláudio Rossi, golpistas são TODOS esses vermes sulamericanos, travestidos de presidentes, que no momento posam de democratas (alguns nem isso), mas que na verdade "se fazem" de democratas, quando na verdade trabalham insuspeitadamente todos os dias, minando aqui e alí, os alicerces da Democracia, para no futuro, em um golpe de estado implantarem o socialismo...

Alexandre, The Great disse...

Para um imbecil, uma proposta a altura: então devemos declarar "guerra a Honduras""!

Anônimo disse...

Hondurenhos cobram de Lula, prejuizo com os saques feitos por seguidores de Zelaya.

http://www.laprensa.hn/Apertura/Ediciones/2009/09/23/Noticias/Vandalismo-en-imagenes

Anônimo disse...

Parece que a moda agora é usar a democracia para acabar com a própria. Que zorra!
abs.
Silvana