O governador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira (PMDB), assinou nesta quarta-feira (9) um decreto que coloca em situação de emergência municípios atingidos por chuvas, vendavais e tornados no estado.
Segundo o secretário da Defesa Civil do estado, major Márcio Luiz Alves, o decreto abrange as 64 cidades que constam de relatório divulgado pelo órgão às 18h desta quarta. As tempestades atingiram o estado na noite de segunda (7) e madrugada de terça (8).
O governo catarinense informou que irá encaminhar o decreto ao governo federal, acompanhado de um relatório com a avaliação dos danos provocados pelas fortes chuvas. O governador disse que irá solicitar ao ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, a liberação imediata de recursos federais para o socorro e assistência às vítimas.
Desses 64 municípios que entraram em emergência no decreto estadual, 32 já haviam se declarado em estado de emergência e um em estado de calamidade pública - Guaraciaba, que fica no extremo-oeste do estado, quatro pessoas morreram.
De acordo com o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri/Ciram) e a Defesa Civil estadual, três cidades foram atingidas por tornados, entre a noite de segunda-feira (7) e terça-feira (8): Guaraciaba, Salto Veloso e Santa Cecília.
Segundo a Defesa Civil, a necessidade imediata do Estado é de pelo menos 5 mil colchões e entre 400 mil e 500 mil telhas para atender a população que teve suas casas destruídas pelo temporal. Cerca de 10 mil cestas básicas foram enviadas pela Defesa Civil Nacional para Santa Catarina e estão armazenadas no município de Herval do Oeste, para serem destinadas aos municípios mais atingidos. Do site G1
quinta-feira, setembro 10, 2009
TEMPORAL: 64 MUNICÍPIOS EM EMERGÊNCIA
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Postado por
Aluizio Amorim
às
9/10/2009 12:38:00 AM
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário