TRANSLATE/TRADUTOR

quarta-feira, setembro 23, 2009

VANDALISMO: QUEREM RESPONSABILIZAR LULA

Traduzo do espanhol os primeiros parágrafos de reportagem do jornal hondurenho La Prensa com link ao final para leitura completa, sobre a onda de vandalismo protagonizada pelos seguidores de Zelaya.

Querem responsabilizar Lula e Zelaya pelos prejuízos resultantes do quebra-quebra contra estabelecimentos comerciais e residências. Leiam:

Vários atos de vandalismo ocorreram durante a noite em Tegucigalpa, a capital de Honduras. Os insurretos saquearam várias lojas de eletrodomésticos, umm banco e supermercados.

A cadeia de abastecimento La Clonia foi a principal afetada, quando uma de suas sucursais mostram hoje grandes destroços e roubo.

Porta-voz da política Nacional, Orlin Cerrato, informou que o fatos mostram que se trata de atos delinqüentes, pelo que seus autores terão que receber as penas pelos delitos cometidos.

O oficial lamentou que os protestos supostamente ideológicos tenham se conventido em delinqüência comum, afirmando que “os vândalos andavam armados, pelo que supomos os respectivos guardas das lojas se sentiram atemorizados e abandonaram os locais ante a avalanche de insurretos”.

O ministro da Indústria e Comércio, Venjamín Bográn anunciou nesta quarta-feira que os prejuízos pela crise política hondurenha não só afetam a Nação, mas toda a região Centro-Americana e seu valor monetário é calculável em milhões de lempiras.

Os seguidores do destituído presidente Manel Zelaya protagonizaram novamente atos de vandalismo na capital nesta terça-feira.

Estabelecimentos comerciais, veículos, casas e tudo que estivesse em s eu caminho era golpeado e até incinerado. Os vezinhos da localidade Colônia Palmira, sede da embaixada do Brasil, viveram um “inferno”.

Janin Padilla, residente na região, pedio ante os meios de comunicação que se responsabilize Zelaya e o presidente brasileiro Lula da Silva pelos danos causados em sua casa. Leia MAIS em español – Read MORE in spanishUSE TRANSLATION TOOL FOR ANY LANGUAGES

VEJA AQUI GALERIA DE FOTOS DOS ATOS DE VANDALISMO

3 comentários:

Jackie disse...

Claro que é culpa de Zelaya, com apoio de Lula e Chavez.

Ever disse...

esqueceu de incluir o MEGALOnanico do Amorim

Alexandre, The Great disse...

E estão certíssimos! Lula é, ao lado de Chavez, Fidel e Obama, o principal responsável pelos atos de vandalismo e delinquência na capital hondurenha.
Eles, os hondurenhos, não conhecem a corja, coitados...