TRANSLATE/TRADUTOR

segunda-feira, setembro 21, 2009

ZELAYA TERIA VOLTADO COM AUXÍLIO DE LULA

Se Zelaya realmente está dentro da Embaixada do Brasil em Tegucigalpa e o governo brasileiro viabilizou o seu retorno estamos diante de uma clara intervenção brasileira no processo político hondurenho.

A confirmar-se esta informação que por enquanto o governo hondurenho nega, estamos diante de um ato infame de Lula e seus petralhas, porquanto acolhem o aventureiro chavista que foi deposto justamente por tentar cubanizar Honduras.

Esta matéria que segue está no site do Estadão:

O presidente deposto de Honduras, Manuel Zelaya, retornou nesta segunda-feira, 21 ao país. Ele está refugiado na embaixada do Brasil em Tegucigalpa, confirmaram fontes da missão brasileira à Agência Estado. O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, deve se pronunciar sobre o caso ainda hoje em Nova York, para onde viajou por conta da Assembleia Geral da ONU.

A mulher de Zelaya disse que o marido está bem e pronto para iniciar o diálogo para resolver a crise. "Agradeço ao presidente Lula por permitir a entrada dele na embaixada", afirmou Xiomara Castro. Da embaixada brasileira, Zelaya pediu que seus seguidores se acerquem da representação diplomática.

Mais cedo, o líder deposto afirmou em entrevista por telefone que voltou ao país e pediu por um "diálogo nacional e internacional". "Não posso dar mais detalhes, mas já estou aqui", disse Zelaya ao canal 36 da televisão local. O presidente constitucional prometeu ainda falar à imprensa ainda hoje sobre seu retorno. Anteriormente, a chanceler do governo de Zelaya, Patricia Rodas, havia dito que ele estava na sede das Nações Unidas (ONU) na capital, embora o escritório da ONU na cidade houvesse negado a informação.

EUA pedem calma

O porta-voz do departamento de Estado dos EUA, Ian Kelly, garantiu que Zelaya está em Honduras e pediu calma a ambos os lados da disputa política. "Creio que no momento tudo que se pode dizer é reiterar nosso pedido diário para que ambas as partes desistam de ações que tenham um desenlace violento", disse. A embaixada americana no país centro-americano está buscando mais detalhes sobre o caso.

O porta-voz não falou sobre a situação legal de Zelaya em Honduras e, segundo disse, isso depende do "regime de fato em Tegucigalpa". "Certamente nós achamos que Zelaya é o líder constitucional e
democrático de Honduras", reiterou Ian Kelly.

Chávez exalta Zelaya

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, também confirmou o retorno de Zelaya. "Informo que o presidente Zelaya, viajando durante dois dias por terra, cruzando montanhas, rios, arriscando sua vida, com apenas quatro companheiros, conseguiu chegar à capital de Honduras e está em Tegucigalpa", afirmou.

"Exigimos aos golpistas que respeitam a vida do presidente, que entreguem o poder pacificamente", acrescentou o líder venezuelano, que vai entrar imediatamente em contato com outros governos da América Latina e de outras partes do mundo para ativar as iniciativas previstas para o retorno de Honduras à ordem constitucional e democrática.

Governo de facto nega

O presidente de facto, Roberto Micheletti, afirmou em entrevista coletiva que sua administração dispõe de "provas de que Zelaya não está em Honduras" e que o líder "está tranquilo em uma suíte de um hotel da Nicarágua". Segundo Micheletti, um jornalista local está fazendo "terrorismo midiático para provocar nossa população".

Zelaya foi deposto em um golpe militar em 28 de junho. Ele tentava aprovar um referendo para alterar a Constituição do país. Os oposicionistas afirmam que Zelaya buscava na verdade realizar alterações inconstitucionais para permanecer no poder. O presidente de facto do país, Roberto Micheletti, havia dito anteriormente que Zelaya não poderia voltar ao país, ou seria processado. O governo interino não obteve reconhecimento internacional.

6 comentários:

Atha disse...

"Agradeço ao presidente Lula por permitir a entrada dele na embaixada".

Se assim é, o baixador do Lula deve ser enviado pra mais baixo, carregando na bagagem o Babué Manué Ze, sem Laya La Leye e sem "L", regressando às suas raizes ranzinzas.

Seria "extraño" se Lula agisse ao contrário disso, pois esses são seus Abinegados sob proteção, segundo manda o Dominos Obispo, pois é próprio da história mais recente.

Alexandre, The Great disse...

Mais um ato de banditismo da chancelaria brasileira.
Que sacanagem!

Marco disse...

Como é que o cidadão chegou na embaixada? Nem o megalonanico sabe?! Me engana que eu gosto! É uma vergonha para o Instituto Rio Branco! Conclamo a todos os diplomatas decentes deste país a se manifestarem, pedindo a cabeça deste sacripanta!

flavioovelha disse...

isto, é, uma, vergonha! como diz o borys. por essa eu nao esperava, o governo brasileiro ajudando zelaya.tomara que o michelleti prenda logo esse cara, se é que ele está mesmo em honduras.
fora zelaya! fora lula!

Anônimo disse...

Tem que invadir a embaixada e mandar o Zelaya para o inferno!!!

Gonçalves disse...

Pois é Aluizio. Mais um aprendiz de terrorista recebe proteção do DESgoverno brasileiro.
Tô curioso prá saber como foi que ZELAYA chegou até o Consulado Brasileiro sem ser notado pelas autoridades Hondurenhas. Se num camburão; numa caçamba basculante; no porta-malas de um auto qualquer; de helecóptero; vestido como prostituta... Dependendo dos modos "operandi" seria DESMORALIZANTE PARA A DIPLOMACIA BRASILEIRA.