TRANSLATE/TRADUTOR

segunda-feira, novembro 16, 2009

LULA: A ENCARNAÇÃO DO BRASIL BOTOCUDO

Lula e seu duplo: a incrível metamorfose ambulante
O editorial da Folha de São Paulo desta segunda-feira intitulado "Lula e seu duplo", aborda os traços da personalidade do ex-operário revelados pela entrevista que concedeu a Kennedy Alencar, jornalista da Folha e que já foi assessor do própio Lula, transmitida pela Rede TV.

Eis aqui na íntegra o editorial sobre a controvertida estrutura mental lulística, ao mesmo tempo apolínea e dionisíaca, tosca e astuta, que se traduz por uma espécie de metaformose ambulante botocuda. Destaque para a estranha teoria da conspiração a respeito do escândalo do mensalão. Leiam:

MARCADA por um tom pessoal e emotivo, a entrevista do presidente Lula com o jornalista Kennedy Alencar, transmitida ontem pela Rede TV!, talvez tenha como principal efeito o de colocar em segundo plano as avaliações de cunho estritamente político, habitualmente suscitadas por ocasiões desse gênero.

Rememorando cenas da infância, narrando o episódio da morte de sua primeira mulher, considerando o impacto da desestruturação familiar sobre sua própria vida e a de tantos outros brasileiros, Lula comoveu-se, sendo de imaginar que mesmo o espectador mais infenso ao chamado carisma presidencial não terá reagido com indiferença àqueles momentos da entrevista.

Sem dúvida, a origem humilde e a trajetória de sucesso contribuem bastante para o prestígio e a identificação pessoal que Lula obteve, ao longo desses anos, na maioria da população.Seja como for, e abstraindo-se desta análise o peso específico dos acertos e erros de seu governo, a figura pessoal do presidente Lula está longe de fixar-se nos quadros de uma narrativa sentimental.

Nesse sentido, a entrevista deste domingo talvez possa esclarecer as contradições que o presidente, como qualquer outra pessoa, parece abrigar em sua personalidade.Encerrado o bloco biográfico, a entrevista enveredou pela política. Lula apresentou, nesse passo, uma versão incompleta e reticente, mas ainda assim inesperada, da crise do mensalão.

A seguir sua linha de raciocínio, todo o escândalo teria sido uma "armação". Pelo que ficou sugerido, recairia sobre o publicitário Marcos Valério a suspeita de que, dadas suas ligações anteriores com o PSDB, tratou de envolver o PT numa armadilha, visando ao impeachment do presidente.Nada seria mais inconvincente do que essa explicação -que, de resto, não eximiria o PT da disposição, nada inocente, de participar do esquema concebido pelo publicitário. Lula não foi adiante nessa fabulação -e teve tanta desfaçatez para construí-la quanto para dissipá-la numa nebulosa de evasivas.

A calculada reticência do presidente contrasta com o emocionalismo da primeira parte da entrevista. Poucas vezes Lula terá revelado, como neste domingo, de que modo em sua personalidade se combinam o fleumático e o sanguíneo, o sinuoso e o direto, a espontaneidade e a astúcia.A célebre "simplicidade popular" do presidente, a que não faltam despropósitos de antologia, convive assim com os traços clássicos da manipulação palaciana e do frio autodomínio dos que estão habituados ao poder.

"Povo" e "elites" são categorias simplórias demais para entender a prática da política brasileira: elementos típicos de uma e outra compõem o estilo pessoal de Lula -que replica, de resto, a realidade de seu próprio governo, onde antigos revolucionários se confraternizam com oligarquias seculares, sem escândalo para ninguém. Ou melhor, com os escândalos que se conhecem.

7 comentários:

Cris disse...

Acrescente-se que a vida "sofrida" de Lula em pouco o difere de milhões de outros brasileiros que, entretanto, não fazem disso uma bandeira. Muitos alcançaram êxito na vida, passando por percalços iguais ou muito piores. A manipulação de Lula é neste sentido: colocar-se como "coitado", inspirar pena, tornando-se assim "inimputável". Á questão é se um "coitadinho" ingênuo, ignorante e tosco, conseguiria chegar onde ele chegou na vida política. É evidente que não! Lula é Lula e Luiz Inácio. A criatura e seu criador. O ator e a personagem cuidadosamente construída e magistralmente representada.

Anônimo disse...

DITADOR! LIXO!

Atha disse...

Aluizio,

Estou muito curió que Lula é filho de Padre ou de Bispo, por isso tem a proteção da Santa Zé Sé. Se não fosse, não seria formado em Sebibário Sebinário Seminário Semi Alpha disceminado como Beto Bento BT PT no ConVento.

Sempre os que agitam e produzem agitadores, foram ovacionados e se aparecer com a cabeça do executado, é propagado como um Deus inbencibe, agora invencivel.
"Lula, filho do Brazil", não, é do Bab Baz Paz em Babi Bazi Nazi, mudado para Brazi e, por fim, Brazil, Brazilia, Brazilandia, Brazileiro, Braziliano, Brazilina Bazilina Vazilina.

Como se V, tá tudo em V TV nos Babes Bazes Pazes, Bebes Bezes Fezes. Sófá zem Fezes.

Anônimo disse...

O cara foi à mesma escola que outros porcos fedorentos como Che e Fidel. Então o que esperar? Só mesmo com muita maquiagem para engambelar o mundo, porque a coisa real é repugnante.

Atha disse...

Veja as Obras que os Esquerdismos e cobubisbo Comunismo está fazendo para o fim do mundo, formar um Novo Mundo chamado Obobebu em Omosebo e Omosezo, com "X" no "Z", como Bz em Box, Voz em Vox Vox Bobuli Populi.

Ditadura Gay se armano em Armandinho. Quando começam defender um desses segmentos, fique de olho, pois tem sebundas segundas intenções inconfessáveis.

“Você é a favor da aprovação do projeto de lei (PLC 122/2006) que pune a discriminação contra homossexuais?” Desde que a enquete apareceu no site do senado, faz umas semanas, evangélicos de todo o país iniciaram uma cruzada via internet, pelo direito de ofender pessoas que namoram pessoas do mesmo sexo.

Uma senhora chamada Rosemeire, por exemplo, expondo num blog seu temor de que a lei seja aprovada, disse que vivíamos “O início da Ditadura Gay no mundo!”. Pelo que entendi, Rosemeire acredita que está em curso uma batalha global, travada entre héteros e homossexuais, pela hegemonia na Terra.

Hoje, os héteros estão vencendo, mas é só porque têm amparo legal para chamar os gays de viadinhos, as lésbicas de sapatonas e rir das piadas do Juca Chaves. No momento em que passarem a punir quem ofender pessoas que namoram pessoas do mesmo sexo, elas perceberão que chegou a hora, sairão todas correndo da The Week e tomarão o poder.

Imagine só, Rosemeire? Criancinhas terão de cantar Village People, na escola, enquanto assistem ao hasteamento da bandeira do arco-íris. Aos domingos, em vez de futebol, as TVs transmitirão Holiday on Ice e, com dezoito anos, os jovens serão obrigados a alistar-se no exército, fazer flexões de braço, dormir e tomar banho, uns na frente dos outros. Que horror!

Se você acha que Rosemeire exagerou, é porque não leu o blog de Rozângela Justino, cristã, psicóloga e indignada: “Se este Projeto (...) for aprovado, estaremos institucionalizando em nosso país o sistema de castas e todos aqueles que não forem homossexuais serão considerados cidadãos de segunda classe.”

Uau, Rozângela! O mundo, então, seria governado pela casta das Drag Queens? Um advogado gay, de terno e cabelo curto, seria de uma casta intermediária? E lutadores do Ultimate Fighting, viveriam de esmolas? Bem, talvez não...

Blog Antonio Prata

tunico disse...

"Poucas vezes Lula terá revelado, como neste domingo, de que modo em sua personalidade se combinam o fleumático e o sanguíneo, o sinuoso e o direto, a espontaneidade e a astúcia."

Nada disso . Ele é um malandro. O articulista tergiversou mas em sítese é isso. Malandro!

Atha disse...

Aluizio,

Quem foi que fez o Babá Boé chamado de Papa Noel regressar ao Nego que sempre foi? Quem botô bobo fobo fogo no Babá Boel Papa Noel em Santa Catarina? Seria porque o Prezente que prezentemente é prezidente que Babá Boé deu não satisfaz?

Um Papai Noel de 15 metros de altura e 2,5 toneladas montado na região central do Balneário Camboriú (SC), distante 82 km de Florianópolis, pegou fogo nesta segunda-feira, por volta das 17h.

Apenas cinco minutos foram suficientes para que toda a estrutura fosse consumida pelo fogo, segundo o Corpo de Bombeiros.

"Os bombeiros, que foram acionados rapidamente pelas pessoas que transitavam na Praça Tamandaré, chegaram rápido ao local, mas não a tempo de evitar o incidente", disse João Otávio Moretti, morador do município que estava na praça.

Segundo ele, a estrutura do boneco estava montada, em grande parte, com papel, espuma e algo dan.