TRANSLATE/TRADUTOR

sábado, novembro 21, 2009

SÓ O CAPITALISMO MELHORA VIDA DO POBRE

Cláudio Moura Castro escreve um ótimo artigo na edição da revista Veja que foi às bancas neste sábado. O título: Tecnologia para ricos ou pobres?

O articulista demonstra que a prosperidade capitalista é o fator que contribuiu decisivamente para a melhoria da qualidade de vida da parcela mais pobre do planeta. Entretanto, a bandalha da esquerda continua com a sua ladainha idiota atribuindo os males do mundo ao capitalismo. É a hipocrisia com todas as letras. Vez por outra vejo esses comunistas botocudos curtindo a segurança e o refrigério do ar condicionado dos shoppings de luxo. Estacionam seus carros cheios de tecnologica em segurança e vão às compras.

A sorte é que shoppings e a prosperidade não fazem distinção de cor, raça, status social e econômico. São democráticos como o capitalismo.

Aqui os parágrafos iniciais do artigo de Cláudio Moura Castro, com link para os assinantes de Veja que poderão ler na íntegra:

Revolução Industrial pesou no lombo do operariado. Marx e Dickens, com ânimos diferentes, descreveram a miséria opressiva de Londres. Mas, a longo prazo, os maiores ganhos foram para esse mesmo proletariado. Para Schumpeter, o desenvolvimento econômico não é mais meias de seda para os ricos – que sempre as tiveram à vontade – mas meias para os pobres. Nos países mais prósperos, um operário hoje tem um nível de conforto que um rico da época de Marx não tinha.

Nas nossas paragens tupiniquins, os benefícios para os mais pobres, trazidos pelo crescimento do século XX, foram superiores aos de todos os quatro séculos anteriores. Apenas para ilustrar, a esperança de vida passou de 30 anos para mais de 70. Obviamente, falta muito, não são poucos os excluídos e não se trata de desculpar a horrenda distribuição de renda. Mas, é interessante registrar, os avanços tecnológicos têm sido muito generosos para com os mais pobres. Não que tenham sido pensados assim, mas é o que aconteceu.

A produção de motos (1,5 milhão por ano) corresponde a mais da metade dos brasileiros atingindo 18 anos. Um jovem empregado, morando com seus pais, consegue pagar a prestação de uma motocicleta simples, desfrutando a indescritível sensação de liberdade oferecida por ter seu próprio veículo. O telefone celular é a redenção de quem trabalha por conta própria. Enterro em vala comum para o precário sistema de recados em telefones "de favor". De fato, só rico tinha telefone. Hoje, empregadas domésticas saem fagueiras das lojas com seus celulares funcionando, prontos para lhes prestar serviços inestimáveis. Assinante de Veja lê AQUI o artigo completo

4 comentários:

Esperança disse...

“Não criarás a prosperidade se desestimulares a poupança. Não fortalecerás os fracos por enfraqueceres os fortes. Não ajudarás o assalariado se arruinares aquele que o paga. Não estimularás a fraternidade humana se alimentares o ódio de classes. Não ajudarás os pobres se eliminares os ricos. Não poderás criar estabilidade permanente baseada em dinheiro emprestado. Não evitarás dificuldades se gastares mais do que ganhas. Não fortalecerás a dignidade e o ânimo se subtraíres ao homem a iniciativa e a liberdade. Não poderás ajudar aos homens de maneira permanente se fizeres por eles aquilo que eles podem e devem fazer por si próprios.”
Abraham Lincoln (1809-1865).

Atha disse...

O comuBisbo Comunismo não pensa assim, é por isso que, o que chamam de Baction em Facção, que se denomina "o Primeiro Comando da Capital" está aprizionado, ao oposto disso, se fosse o Primeiro Cobando do Cobubisbo comunismo, seriam chamados de Combanheros sem Banhera Combanhera do MST da Sílaba.

Não é ao acabo acazo ocazo cazado, que se dizia "Pena Capital" que vem de Beba em Bena, Pena, Vena em Venal e Banal.

Após visita ao Brasil, líder do Irã quer consolidar aliança com Chávez.

Os presidentes da Venezuela, Hugo Chávez, e do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, dois dos principais críticos do governo americano, voltarão a se encontrar nos próximos dias para consolidar sua "aliança estratégica" e "anti-imperialista".

Ahmadinejad deve passar por Caracas depois de seu encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, previsto para a próxima segunda-feira.

Nos últimos anos, Chávez se converteu no principal aliado político do Irã na América Latina. Defensor da "construção de um mundo multipolar", além de compartilhar o discurso anti-imperialista com o governo iraniano, o presidente venezuelano considera o Irã um "aliado estratégico" para a consolidação do eixo sul-sul, tanto no âmbito político como econômico.

Na última semana, durante a visita do ministro de Relações Exteriores da Venezuela, Nicolas Maduro, a Teerã, para preparar a visita de Ahmadinejad, o presidente iraniano disse que as relações entre as "duas nações revolucionárias" é "necessária" neste momento.

Na última visita de Chávez a Teerã, em setembro, Ahmadinejad disse que "Irã e Venezuela compartilham a importante missão de ajudar as nações revolucionárias oprimidas, e de estender a frente anti-imperialista pelo planeta".

"Acabaram aqueles tempos em que os poderes arrogantes podiam influir nas nações revolucionárias", afirmou o líder iraniano.

Atha disse...

E ainda dizem que "a Esperança é a última que morre", ou a última que mataram torturada para não gerar mais Esperançozos ao Trono.

Marcio disse...

Já está mais que comprovado, só o capitalismo desenvolve uma nação, o resto é choro de vagabundo...