Programas que tratam de política repetiram várias vezes a cena. "Eu não sei porque o presidente Obama pensou que isso era apropriado", indagou no domingo o conservador William Kristol, em entrevista ao canal Fox. "Mas não é apropriado para um presidente americano se curvar diante de um estrangeiro", disse.
Segundo Kristol, esse gesto sugere que os EUA tornaram-se fracos ou excessivamente reverentes sob Obama. "É feio. Eu não quero ver isso", afirmou outro conservador, Bill Bennett, na CNN. "Nós não fazemos reverência a imperadores. Nós não fazemos reverência a reis ou imperadores", disse ele.
Alguns conservadores compararam a cena com um encontro entre o imperador japonês e o então vice-presidente Dick Cheney. Em 2007, Cheney cumprimentou Akihito com um forte aperto de mão, sem se curvar. Outros ainda lembraram o fato de antes Obama ter se curvado diante do rei da Arábia Saudita, Abdullah, durante um encontro do G-20 em abril. Leia MAIS
Foto do site do Estadão
4 comentários:
Aluízio,
Obama curvar-se ou não, não é problema nosso. É dos americanos.
Todavia é muita fraqueza para um preasidente dos States. Lamentavelmente, o presidente dos Estados Unidos está abdicando da liderança democrática internacional.
Mas passando para o Brasil, Obama vem passando uma batata quente para o Lula, que por ser vaidoso e não saber nada da historiografia internacional, vem assumindo um papel não só ridículo sobretudo perigoso para o povo brasileiro.
As questões internacionais devem ser da alçada da ONU e não de único país.
Todos grandes impérios tem sua trajetória de ascenção e declínio.
E jamais devemos entrar nessa rota, será um pesado ônus para o povo brasileiro. Lula que SIFU.
Att. Madeiro
Existe uma frase muita antiga para esta imagem: "quem muito se abaixa, deixa o ... à mostra". Encaixa-se (ops) perfeitamente com a cena.
OBAMA APENAS SEGUIU SEUS INSTINTOS NATURAIS... PECULIARES . A SUBMISSÃO ESTA IMPREGNADA NO SEU DNA. É UM HIBRIDO , O QUE ACENTUA A DESONRIENTAÇÃO GENETICA, OU SEJA NÃO SABE SE AGE COMO BRANCO, QUENIANO, HAVAIANO OU JAVANEZ!!! TAL COMO UMA MULA SUA CAPACIDADE DE LEVAR "CARGA" É ENORME TUDO A VER COM OS BOTOCUDOS NOSSOS.
Essa curvatura perante o mandatário japonês transparece um tipo de mensagem subliminar.
Esse comportamento peculiar estranho de um mandatário de uma nação que ocupa o primeiro lugar na fila mundial transparece uma decadência futura para os EUA. Muitas 'curvas fisicas de coluna' sempre soou como uma submissão e isso é uma previsão para os EUA de como estarão no futuro.
Postar um comentário