TRANSLATE/TRADUTOR

terça-feira, novembro 17, 2009

SUBMISSÃO DE OBAMA REVOLTA AMERICANOS

Excesso de reverência de Obama deixou americanos indignados
Novas imagens do presidente Barack Obama se curvando diante do imperador do Japão enfureceram críticos nos Estados Unidos. Segundo eles, o líder americano deveria se manter em uma postura ereta quando representa os EUA no exterior. Obama estave na China nesta segunda-feira, 16, em mais uma etapa de seu giro pela Ásia. Mas os analistas locais avaliavam se o presidente dos EUA tinha cometido um erro, quando dois dias antes fez uma grande reverência, curvando-se diante do imperador do Japão, Akihito.

Programas que tratam de política repetiram várias vezes a cena. "Eu não sei porque o presidente Obama pensou que isso era apropriado", indagou no domingo o conservador William Kristol, em entrevista ao canal Fox. "Mas não é apropriado para um presidente americano se curvar diante de um estrangeiro", disse.

Segundo Kristol, esse gesto sugere que os EUA tornaram-se fracos ou excessivamente reverentes sob Obama.
"É feio. Eu não quero ver isso", afirmou outro conservador, Bill Bennett, na CNN. "Nós não fazemos reverência a imperadores. Nós não fazemos reverência a reis ou imperadores", disse ele.

Alguns conservadores compararam a cena com um encontro entre o imperador japonês e o então vice-presidente Dick Cheney. Em 2007, Cheney cumprimentou Akihito com um forte aperto de mão, sem se curvar. Outros ainda lembraram o fato de antes Obama ter se curvado diante do rei da Arábia Saudita, Abdullah, durante um encontro do G-20 em abril. Leia MAIS

Foto do site do Estadão

4 comentários:

José de Araújo Madeiro disse...

Aluízio,

Obama curvar-se ou não, não é problema nosso. É dos americanos.

Todavia é muita fraqueza para um preasidente dos States. Lamentavelmente, o presidente dos Estados Unidos está abdicando da liderança democrática internacional.

Mas passando para o Brasil, Obama vem passando uma batata quente para o Lula, que por ser vaidoso e não saber nada da historiografia internacional, vem assumindo um papel não só ridículo sobretudo perigoso para o povo brasileiro.

As questões internacionais devem ser da alçada da ONU e não de único país.

Todos grandes impérios tem sua trajetória de ascenção e declínio.
E jamais devemos entrar nessa rota, será um pesado ônus para o povo brasileiro. Lula que SIFU.

Att. Madeiro

Alexandre, The Great disse...

Existe uma frase muita antiga para esta imagem: "quem muito se abaixa, deixa o ... à mostra". Encaixa-se (ops) perfeitamente com a cena.

Anônimo disse...

OBAMA APENAS SEGUIU SEUS INSTINTOS NATURAIS... PECULIARES . A SUBMISSÃO ESTA IMPREGNADA NO SEU DNA. É UM HIBRIDO , O QUE ACENTUA A DESONRIENTAÇÃO GENETICA, OU SEJA NÃO SABE SE AGE COMO BRANCO, QUENIANO, HAVAIANO OU JAVANEZ!!! TAL COMO UMA MULA SUA CAPACIDADE DE LEVAR "CARGA" É ENORME TUDO A VER COM OS BOTOCUDOS NOSSOS.

Anônimo disse...

Essa curvatura perante o mandatário japonês transparece um tipo de mensagem subliminar.
Esse comportamento peculiar estranho de um mandatário de uma nação que ocupa o primeiro lugar na fila mundial transparece uma decadência futura para os EUA. Muitas 'curvas fisicas de coluna' sempre soou como uma submissão e isso é uma previsão para os EUA de como estarão no futuro.