TRANSLATE/TRADUTOR

segunda-feira, dezembro 07, 2009

EVO VENCE. COCAÍNA GARANTIDA AO BRASIL

Com uma multidão gritando seu nome há pelo menos três horas, Evo Morales discursou na noite deste domingo (6) do palácio presidencial de La Paz como presidente reeleito da Bolívia. Depois de pesquisas de boca-de-urna apontarem sua vitória com ao menos 61%, Morales agradeceu os eleitores de todos os departamentos do país e disse que ganhar novamente – e com maioria no Congresso – traz uma responsabilidade.

"Agora temos obrigação de cumprir nosso programa de governo. Ter ao menos dois terços do Congresso me obriga a acelerar o processo de mudança", disse ele em tom vencedor. Morales ainda agradeceu a todos que o apoiaram e convidou a oposição e "os movimentos cívicos" a se juntar a ele para trabalhar pela Bolívia.

Morales lembrou os presidentes de outros países latino-americanos que também empreenderam mudanças - sem citar nomes - e rechaçou "quem dizia que a classe média estava contra Evo". "Estão todos aí, vocês são a classe média." dCom uma multidão gritando seu nome há pelo menos três horas, Evo Morales discursou na noite deste domingo (6) do palácio presidencial de La Paz como presidente reeleito da Bolívia. Depois de pesquisas de boca-de-urna apontarem sua vitória com ao menos 61%, Morales agradeceu os eleitores de todos os departamentos do país e disse que ganhar novamente – e com maioria no Congresso – traz uma responsabilidade.

"Agora temos obrigação de cumprir nosso programa de governo. Ter ao menos dois terços do Congresso me obriga a acelerar o processo de mudança", disse ele em tom vencedor. Morales ainda agradeceu a todos que o apoiaram e convidou a oposição e "os movimentos cívicos" a se juntar a ele para trabalhar pela Bolívia.

Morales lembrou os presidentes de outros países latino-americanos que também empreenderam mudanças - sem citar nomes - e rechaçou "quem dizia que a classe média estava contra Evo". "Estão todos aí, vocês são a classe média." Do site G1

MEU COMENTÁRIO: Da reportagem da revista Veja desta semana:

"Na nova Constituição escrita sob seu comando, a planta ganhou o status de "recurso natural renovável da biodiversidade da Bolívia e fator de coesão social". Nenhum problema, exceto pelo fato de que as folhas destinadas ao uso proibido, como matéria-prima do crack e da cocaína, ultrapassam vastamente as do uso permitido e tradicional. Em quatro anos, a produção de pasta-base de coca e de cocaína na Bolívia aumentou 41%.


A maior parte é traficada para o território brasileiro, onde abastece o vício, a criminalidade e a corrupção. Muita droga entra no Brasil, proveniente dos vizinhos produtores e destinada a outros consumidores, mas a que fica é, majoritariamente, a boliviana, de pior qualidade. Das 40 toneladas de cocaína consumidas anualmente no país, mais de 80% são da Bolívia." Leia MAIS

Um comentário:

José de Araújo Madeiro disse...

Aluízio,

Agora, o Evo vai tentar esmagar a minoria da oposição.

Vai promover reformas constitucionais para mandatos sucessivos e para ter dinheiro vai criar problemas com o Brasil, quanto ao gaz e a cocaína, com apoio dos petralhas, do Lula et caterva.

Que Deus nos ajude e guarde!!!!

Att. Madeiro.