USE THE TOOL OF TRANSLATION IN THE SIDEBAR FOR ANY LANGUAGES
Disposto a abafar o mais rápido possível novo foco de crise nas Forças Armadas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva endossou nesta quarta-feira, 10, a decisão do ministro da Defesa, Nelson Jobim, de exonerar o general Maynard Marques de Santa Rosa, do cargo de chefe do Departamento Geral de Pessoal do Exército. O general Santa Rosa criticou, em carta publicada na internet, a Comissão da Verdade, criada pelo governo para investigar crimes de violação aos direitos humanos durante o regime militar.
Santa Rosa classificou-a como "comissão da calúnia", dizendo que ela era composta por "fanáticos que, no passado recente, adotaram o terrorismo, o sequestro de inocentes e o assalto a bancos como meio de combate ao regime para alcançar o poder". Lula, que é comandante em chefe das Forças Armadas, afirmou que o afastamento do general era necessário para que "fique claro que não vai aceitar" este tipo de comportamento.
O artigo do general Santa Rosa estava circulando na internet havia um mês e já era de conhecimento do ministro Jobim. Mas na quarta-feira, 10, com a divulgação de trechos da carta pelo jornal Folha de S.Paulo, Jobim entendeu que a opinião do general se tornara pública demais. Ou seja, não poderia mais ser considerada como opinião particular, como alegara o militar.
Jobim, então, conversou por telefone com o comandante do Exército, general Enzo Peri, que estava em Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Segundo nota do próprio Ministério da Defesa, "diante do caso, o Comandante do Exército sugeriu que a providência solicitada pelo Ministro fosse a exoneração do Oficial-general, proposta aceita e imediatamente encaminhada à apreciação do Presidente da República".
Embora o fato não tenha agradado aos militares, principalmente porque a maior parte comissão é repudiada por todos, que concordam com as afirmações de Santa Cruz, não deverá haver desdobramentos internos. Os oficiais-generais da ativa não devem se manifestar em defesa de Santa Cruz, porque a maior parte entende que o ministro da Defesa tinha "comprado a briga" dos militares contra as posições consideradas radicais do secretário de Direitos Humanos, Paulo Vanucchi. Ou seja, os militares entendem que o assunto foi bem conduzido por Jobim e que o próprio presidente Lula resolveu a questão da melhor forma possível, modificando trechos do documento, que desagradavam a caserna.
Este é o segundo embate do general Santa Rosa com o ministro Jobim. Ele era chefe da Secretaria de Política e Estratégia e Assuntos Internacionais (SPEAI) do Ministério da Defesa, quando, em depoimentos no Congresso, criticou as ONGs que atuam na Amazônia, que acabou colaborando para a criação da CPI das ONGs. Também discordou do emprego do Exército ao lado da Polícia Federal contra os posseiros e residentes da Reserva Raposa Serra do Sol. Esses posicionamentos lhe custaram o cargo na Defesa e Santa Cruz foi devolvido ao Exército para a chefia do Departamento Geral de Pessoal, para cuidar de questões burocráticas, longe de ações de comando. Desta vez, não foi poupado. Exonerado do cargo, ele permanecerá adido ao Gabinete do comandante, sem função, até 31 de março de 2010, quando completa 12 anos de generalato e será compulsoriamente transferido para a reserva, fato que ocorreria mesmo sem o incidente.
O ministro da Defesa já se desentendeu com outro general do alto comando: Luiz Cesário da Silveira Filho, ex-comandante Militar do Sudeste, no Rio de Janeiro. O general Cesário repudiou a edição do livro Direito à Verdade e à Memória, editado pela Secretaria de Direitos Humanos, de Vanucchi, e provocou uma crise militar. Só que, neste caso, contava com o apoio de seus colegas de farda que condenavam o fato de o governo federal estar apoiando a edição de um livro que, para eles, resgataria a história de forma distorcida. Apesar das críticas, o general Cesário não foi punido com a perda do cargo. Leia TUDO AQUI
quinta-feira, fevereiro 11, 2010
LULA ABAFA CRISE MILITAR EXONERANDO GENERAL QUE CRITICOU PLANO COMUNISTA
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Postado por
Aluizio Amorim
às
2/11/2010 03:30:00 AM
Assinar:
Postar comentários (Atom)
6 comentários:
Aluizio o que ta acontecendo ?
Os militares todos eram para se levantarem agora e defenderem o o General Santa Rosa pois ele esta totalmente coberto de razao.
Esse seria o momento de virada do Brasil para eles tomarem conta do poder e arrumar a casa.
Meu caro Aluizio definitivamente agora vejo que o Brasil nao tem mais volta pois com as forcas armadas brasileira se consagrando comunista ,vejo que o Brasil acabou.
Sintome profundamente traido pelos militares brasileiros pelos quais sentia profunda admiracao e respeito.
Sou brasileiro e militar nas forcas armadas Americana.
Um abraco Aluizio
Doc
US ARMY RANGER
Medical Corp.
Quem o lula pensa que é para dizer que não vai aceitar tais comportamentos?, é um babacão mesmo.
O General se posicionou de maneira correta, fez uma declaração pessoal na net, não foi no ambito do EB nem do governo, foi pessoal e para amigos.
Pior é ver o batráquio afrontando as leis eleitorais e a Constituição promovendo a candidatura de uma terrorista extremista, e nunguem faz nada, cadê o TSE? O General foi corretissimo nas suas colocações, esses fanáticos estão até hoje na cúpula do governo; quando não estão tramando contra a sociedade estão armando alguma maracutaia no sentido de assaltar os cofres da União.
O Brasil nunca esteve tão mau de politicos, viram essa ultima do congresso? deixaram que os vetos do energúmeno passasem incólumes, é mais uma pouca vergonha desses politicos , vamos aproveitar nesse pleito que se aproxima e extirpar o maximo que pudermos.
O que falta mesmo é uma boa leva desses oficiais generais se possicionarem como corresponde e darem um sacode nessa corja de pilantras. A democracia não se traduz em subserviencia, ela espelha a vontade do povo e para quem não acredita, antes de tudo os Generais são cidadãos, e muito mais bem informados acerca dos problemas nacionais do que essa cambada de coruptos que posa de representantes do Povo.
Abraços
Carlos Bonasser
Como vamos fazer isso, meu caro Anônimo, se a maioria dos eleitores estão comprados com o bolsa esmola e outras benesses eleitoreiras, e não querem perder a boquinha?????
É impressionante isso!
O comandante do Exército é cúmplice da desmoralização do próprio Exército? Como?
Nunca tinha visto nada igual antes.
Lixo autoritário tratado como se fosse pérola da coroa , leis bolivarianas tem que se criticar com veemencia , ou mandam mais e piores.
O Gen. Santa Rosa cumpriu muito bem seu papel nesta MISSÃO... açular a corja...os comunas morderam a isca e ainda não perceberam! Aliás comunistas não tem o dom da inteligencia mesmo.
Poderosas FORÇAS OCULTAS estão agindo no plano exterior e interior(tudo a ver com o IRÃ!) A Mulla quadrada caiu em desgraça junto a nova Ordem Mundial e esta para amargar inimaginaveis acontecimentos que precipitará sua queda.Estamos entrando nas bordas do maior FURACÂO politico jamais visto no Brasil. 64 vai ser fichinha!
Postar um comentário