TRANSLATE/TRADUTOR

sexta-feira, abril 09, 2010

MARKETING DA OPOSIÇÃO DEVE USAR INTERNET

Como já era de se esperar, a grande imprensa nacional, com as exceções de sempre, não está noticiando os detalhes a respeito do evento de lançamento da candidatura José Serra Presidente neste sábado em Brasília.

Sabe-se inclusive que o evento terá transmissão em TV online pela internet. Segundo informação que me foi passada através do Twitter, o site contendo a transmissão será o mobilizapsdb.org.

Visitei tanto o mobilizapsdb.org quanto o site oficial do PSDB e vi que as informações são esquálidas. Espero estar errrado, mas noto falha no setor de comunicação e marketing dos partidos que formam a aliança oposicionista.

O pessoal que toca a comunicação deve saber que os jornalistas que estão na grande imprensa em sua maioria são penas alugadas do PT. E não estou revelando novidade nenhuma. Ora, basta ler os jornais diariamente e seus sites para constatar isso.

Dessa forma os jornalistas que assessoram a aliança oposicionista e o próprio PSDB, que é o partido de José Serra, deveriam atuar de forma especial na internet. São centenas de blogs independentes e ainda tem o Twitter, que considero a melhor ferramenta de comunicação que surgiu até hoje.

E ainda existem ligados ao Twitter os sites de hospedagem de fotos, vídeos e o escambau. Por que não estão utilizando tudo isso à disposição e de graça?

Ao visitar os sites dos partidos vi mais do mesmo. Não há uma só foto dos preparativos do evento; não há um texto sobre a expectativa contendo informações relevantes, nada!

Recomendo que se o mobilizapsdb.org realmente irá transmitir o evento ofereça o código de incorporação do vídeo (embed) para que centenas de blogs possam incorporar o vídeo e também transmitir em suas páginas.

Lembro que a convenção do Partido Republicano nos Estados Unidos realizou uma ótima transmissão ao vivo pela internet oferecendo o código para incorporar em blogs e sites. Aqui neste blog pude transmitir tudo com excelente qualidade de imagem e som.

A internet é uma ferramenta que pode furar este bloqueio da mídia de forma arrasadora. Entretanto, os jornalistas e marketeiros da coligação oposicionista têm de conhecer as ferramentas e a linguagem da internet. Nunca esquecendo do Twitter! que pode ser trabalhado em sincronismo com blogs e sites.

É isto aí!

Nenhum comentário: