Com este post, assinalo a data do Yom Hashoah – Dia do Holocausto e o Heroísmo, transcorrida nesta segunda-feira, dia 12 de abril. Acima o vídeo mostra o momento em que as sirenes ecoam em todo o território de Israel.
Neste dia, em Israel, as sirenes de alarme soam e guardam-se dois minutos de silêncio, sob o lema de “lembrar e recordar – jamais esquecer”, conforme se pode observar no vídeo acima. A data escolhida marca o fim da revolta do Levante do Gueto de Varsóvia, quando pela primeira vez, um grupo de judeus confinados no Gueto, chefiados pelo jovem Mordechai Anilevicz, desafiou durante vários dias o poderoso exército nazista , que acabou assassinando todos os judeus habitantes daquela área de confinamento.No Brasil a comunidade judaica também assinalou a data com diversos eventos.
Nesta segunda-feira, 12 de abril, cerca de 250 alunos de quatro escolas judaicas da capital paulista Beit Yaacov, Iavne, IL Peretz e Nova Escola Judaica (Bialik + Renascença), trocaram as salas de aula por uma visita ao Cemitério Israelita do Butantã, onde realizaram um ato solene em memória aos 6 milhões de judeus assassinados durante o Holocausto (dentre eles 1,5 milhão de crianças).
Além dos alunos e professores das escolas judaicas, estiveram presentes ao ato, líderes comunitários e religiosos, e o sobrevivente do Holocausto, Ben Abraham.O Ato no Cemitério Israelita foi promovido pelas escolas Beit Yaacov, Iavne, IL Peretz e Nova Escola Judaica (Bialik + Renascença) com apoio da Sherit Hapleitá do Brasil e Sociedade Cemitério Israelita e coordenação do Vaad Chinuch São Paulo da Federação Israelita do Estado de São Paulo. (Fisesp). Com informações do site Pletz, que tem link permanente aqui no blog na coluna ao lado, bastando clicar sobre a imagem da Bandeira de Israel.
CLIQUE E SIGA ---> BLOG DO ALUÍZIO AMORIM NO TWITTER
Nenhum comentário:
Postar um comentário